26 de fev de 2016

PS: Ainda amo você • Jenny Han


Para todos os garotos que já amei #2
Autora: Jenny Han
Editora: Intrinseca
ISBN: 9788580578690
Páginas: 304
Comprar
Para todos os garotos que já amei é uma das leituras que mais gostei em 2015. Preciso nem dizer que eu estava mais que ansiosa para pôr as mãos na continuação, já que o final anterior pode ser descrito como, no mínimo, frustrante. Então peguei, li e aff, a maldição do segundo livro. Ou aff, a maldição da continuação desnecessária. Ou aff, apenas aff.

Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.
A questão é a seguinte: Para todos os garotos que já amei é um livro maravilhoso porque faz você se encantar por todos os personagens, gostar de suas histórias e seus relacionamentos e gostar até do que desgosta neles, pois os faz humanos e gente como a gente. Quando Jenny Han veio com esse livro, ela criou um nível de empatia tão grande que quaisquer deslizes da história eram compreensíveis e, da sua forma, partes do todo. Só que não é mais isso, amigos.

PS: Ainda amo você retoma o ponto em que havia parado e, poucas páginas depois, já solucionou - da melhor forma possível - o que tinha me feito agonizar por terminar incompleto anteriormente. Passado isso, para mim, podia ser o ponto final real oficial dessa série. Porém não. Han, não satisfeita em ter escrito um ótimo livro teen, com um ótimo casal shipável, vem e faz um triângulo amoroso. 
Criar um triângulo amoroso numa história que obviamente não precisava dele (e qual além de TID precisa?) é pegar uma arma, pegar o seu pé e dar um tiro nele. É um movimento suicida num time ganhando. A autora nos apresenta um outro garoto das cartas de Lara Jean, um garoto obviamente simpático, bonito e que seria muito interessante se não fosse pelo timing e pelo Peter. Com timing e com Peter, essa nova situação em que a protagonista se encontra é demasiadamente irritante.

Lara Jean desenvolve um ciúme absurdo de Peter, uma desconfiança exagerada e uma insegurança ainda maior. Seu mimimi incansável acaba tomando tempo demais da história, e tirando brilho de outros plots que, em tempos melhores, seriam maneirosíssimos de acompanhar. Até Kitty, sua irmã menor e also melhor pessoa, acaba tendo sua grandeza reprimida pela chatice que encontramos em Lara Jean.

BOOOM

Esse é o barulho do tiro no pé, caso você não tenha entendido minha onomatopeia.

Três estrelas. Bons momentos, bons trechos e boas tiradas. Bom livro esquecível. PS: Ainda amo você não é nem deveras tão sensacional quanto eu imaginei que seria, nem metade tão gostoso de se ler quanto Para todos os garotos que já amei. E eu não gostei de escrever essa frase.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!