22 de jan de 2016

Desaparecidas • Lauren Oliver


Autora: Lauren Oliver
Editora: Verus
ISBN: 9788576864462
Páginas: 304
Comprar
O que eu gosto em Lauren Oliver? Não sei. Tenho boas experiencias com a autora? Várias. Tenho frustrações com essa senhora? O suficiente para escrever meu próprio livro.  Mas eu gosto de Lauren Oliver. Eu quero ler tudo que ela escreve. Depois também quero chamar para um chá e uma discussão prolongada do por quê das coisas.

As irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, mas isso foi antes — antes de Dara beijar Parker, antes de Nick perdê-lo como melhor amigo, antes do acidente que deixou cicatrizes no belo rosto de Dara. Agora as duas, que eram tão próximas, não estão mais se falando. Em um instante Nick perdeu tudo, e está determinada a usar o verão para conseguir sua vida de volta.
Desaparecidas é uma história de gato e rato entre duas irmãs que costumavam ser inseparáveis. Também uma história da Falsiane que é irmã da Falsineide. Dara e Nick costumavam ser melhores amigas, mesmo com suas inúmeras diferenças, porém um acidente as afastou e fez a máscara que usavam uma com a outra cair também. É aquele velho "além das aparências disfarçando as evidências", em que as informações são colocadas aos poucos para prender o otário do leitor.

Lauren Oliver costuma escrever coisas diferentes. Todos seus livros trouxeram algo de especial no meio, e se destacaram entre os genericamente semelhantes - seja pela composição geral, ou pelo final embasbacador. Aqui não é muito diferente: as personagens tem personalidades complexas, não exatamente simpáticas, mas que são interessantes o suficiente para enriquecer o enredo. Você não gosta de Dara e Nick, mas você quer desvendá-las. 

Desvendar, esse, que não é tão difícil. Eu não me considero uma pessoa muito esperta na ficção, sou do tipo que se descobre o mistério antes, é no máximo dez páginas de antecedência. Dessa vez uma noite de insonia me fez juntar as peças (claramente pensamentos positivos para ter bons sonhos) e, bem, perdeu a graça. Talvez seja surpreendente e NOSSA!, mas, para mim, as 100 páginas restantes foram maçantes. Agora eu me considero muito esperta na ficção.

Tem um livro por aí que muita gente gostou e, por esse motivo, eu deveria relacioná-lo - mas não vou porque foi uma das pistas que me ajudou a desvendar o mistério. Digamos apenas que antes de Desaparecidas chegar no Brasil, tinha um semelhante fazendo muito sucesso e arrancando muitos suspiros de surpresa. Eu gostaria muito mais se tivesse conseguido dormir quando deitei e não tivesse perdido tempo vendo detalhes de plot, mas já que fiz isso posso considerar um livro bom, no máximo. 

2 comentários:

  1. Olá, Joana!
    Nunca li nada da Lauren, mas já me falaram bem dos livros, principalmente da série Dellirium, só que ainda não tive a oportunidade de ler.
    Gostei muito de saber um pouco mais sobre a escrita dela e me preparar para isso. Mas não sei se leria Desaparecidas em especial, ele não me deixou com tanta vontade assim de lê-lo.
    Achei muito boa sua resenha e sua sinceridade!!
    Bjs =D
    Sua resenha está muito boa!!

    ResponderExcluir
  2. Este livro me parece ser bem complexo em seu mistérios envolvendo Dara e Nick e o que aconteceu a elas autora estava com vontade de mexer nossas mente nesta obra.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!