7 de out de 2015

Entre dois amores • Carolina Estrella


Autora: Carolina Estrella
Editora: Planeta
ISBN: 9788542205534
Páginas: 288
Comprar
A coisa com autores nacionais é que a gente vê diariamente sua luta pelo reconhecimento. Eles estão no facebook, no twitter, no skoob e no youtube, o tempo todo, se esforçando para ser comprados e levados tão a sério quanto um escritor gringo que tem “Best seller do The New York Times” como aposto do nome. É admirável. Tão admirável que, algumas vezes, conta mais sua dedicação em dividir a história com um público maior do que a história que será dividida com o publico maior.

É seu meu jeito sutil como uma morsa de dizer que eu adoro a Carol Estrella, mas esse seu novo livro... Sentimentos conflitantes.

Quando eu li a sinopse, gostei de verdade. Tanto que neste mesmo dia, minha memória falhou bonitaço e eu fiquei divagando se a história da menina que se apaixona pelo professor particular que a ensina a gostar de literatura clássica era algo que eu tinha na estante ou apenas tinha lido na internet. Eu estava empolgada. Continuava empolgada quando o livro chegou. Ainda mais empolgada quando o passei na frente de tudo que estava na espera.

Nem preciso dizer no que ~tanta empolgação~ deu.
Entre dois amores é uma boa ideia, mesmo sendo nada original. Helô não gosta de livros, mas se vê em conflito quando o “vizinho implicante”, César, a obrigada a ler alguns clássicos. É a velha história do garoto da casa ao lado, que poderia funcionar acima de todos os clichês. Dito isso, uma coisa era decisiva para fazer o livro funcionar ou não: os personagens. Um livro com bons personagens é sempre um bom livro. Um livro com personagens insuportáveis... Bem, faça as conexões.

Já disse alguém sábio que de gênio e louco todo mundo tem um pouco. Isso é levado a novos níveis com esse livro, onde sociopatia disfarçada de sentimentos puros é quase um elemento obrigatório na fórmula mágica da composição de personagens. Na boa, tem certas situações que FRANCAMENTE MIGOS. Se eu estivesse no lugar da Heloísa quando César falava “certas coisas”, eu teria:
( )Ido para Vegas e casado com a benção do Elvis;
(X)Ido na polícia e pedido uma ordem de restrições porque, novamente, FRANCAMENTE MIGOS!
Não ter bons personagens leva o livro inteiro pro saco. Se a narradora não é legal, ela não vai ter bons diálogos, nem boas divagações. É muito irritante o modo como Helõ é superficial, egoísta e se acha a senhorita miguxa. Falsiane você, hein queridinha. Tem um momento em que ela diz que amadureceu e PFFFFF. E César simplesmente não é natural. Eu não conheço um César, não imagino conhecer um César, não consigo imaginar o César. Não com credibilidade, pelo menos.


Para não dizer que o conjunto geral me desagradou, quero realçar que a diagramação ficou bem bonita – o que não é para menos, já que Helo é alguém que se preocupa tanto com beleza. Entre dois amores é um erro que puxou outro e acabou mal. Infelizmente. Vou continuar acompanhando o trabalho de Carol por causa de sua dedicação para com a literatura tupiniquim, mas não porque tive alguma boa experiência com sua escrita.

Um comentário:

  1. gosto de dar chances a autora brasileiros, acho que todos deveríamos fazer isso!
    ando meio sumida da internet e bem desatualizada das novidades literárias, então nem conhecia este ai
    pela capa e pelo nome da autora nem imaginaria que se trata de um nacional hehe
    não li a sinopse dele, mas fiquei curiosa pela trama central da história. uma pena os personagens não terem colaborado =/

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!