5 de ago de 2015

Um amor escandaloso • Patricia Cabot


Autora: Patricia Cabot
Editora: Record
ISBN: 9788501088437
Páginas: 378
Comprar
Eu ainda quero estabelecer um padrão para os livros da Patricia Cabot. Eu tenho favoritos da autora, daqueles de coraçãozinho apertado de amor mexxxmo, porém ainda assim não posso atestar que qualquer coisa que a mulher escreva vai ser delicia. No hall dos queridinhos, onde vivem livros como Retrato do meu coração e Proposta inconveniente, infelizmente não posso adicionar Um amor escandaloso. É uma pena. 

O novo livro de Cabot começa apresentando uma protagonista interessante. Incomodada em ver um homem carregar uma mulher sobre os ombros, Kate Mayhew decide ameaçar o dito senhor com um guarda chuva. Mal ela sabe que se trata do rico marquês Burke Thraerne, alvo de escândalos há anos. Contudo, carregar a filha mimada nos ombros não é um deles. Como não quer acompanhar a filha em sua primeira temporada em Londres, o marques contrata Kate como dama de companhia, sem imaginar que ela também teve sua cota de escândalos na sociedade. Então, né, você conhece romances, eu conheço romances, concordamos que conhecemos romances e eu não preciso falar mais nada a respeito da trama.
O que acontece em Um amor escandaloso, e que culpo pela falta de amor no resultado final da leitura, é que não há nada de muito intenso na trama toda. Os personagens se conhecem em uma situação pouco convencional, rola aquela química obrigatória, vão conviver na mesma casa e começam a sentir emoções conflitantes. Nada de inovador. Porém há como ser bem sucedido apresentando clichês, desde que a linha temporal seja bem fundamentada. Não é o caso. Eu não consegui perceber o momento em que aquela simples atração evoluiu para algo a mais e como isso influenciou o comportamento dos personagens. Menos é mais, mas sutileza exacerbada é ainda menos.

Não é de hoje que noto a vontade de Cabot de escrever romances policiais. Quase todos – para não dizer todos – seus romances de época tem um feeling criminoso/misterioso/caroço nesse angu. Dessa vez, o espírito criminal é obra do passado de Kate, o tal escândalo de alguns anos atrás que não parece ter ficado no passado. Entretanto, depois de tantos livros, esse rebolado em cima da corda bamba entre os dois gêneros, sempre pendendo para o romance, acaba não aprofundando e parecendo repetitivo. Sinto que já vi aquilo antes, mesmo não sendo aquele determinado X e Y.

Kate faz uma boa apresentação, mas não mantém. Não sei se você leu Paixão sem limites, mas, se sim, deve lembrar que a primeira aparição da Blaire é algo muito bad ass, mas que desanda com o passar da trama. O mesmo acontece aqui. Kate parece muito ousada na primeira cena, mas a autora não soube delinear a personalidade da moça para que entendamos direito qual o equilíbrio entre inocência e modernidade. Sem isso, a gente não consegue entendê-la. 

Claro que eu disse “own” em algumas cenas e achei bem bonitinho quando as coisas davam certo, mas não é aquilo tudo. Cabot consegue escrever históricos sensacionais, e é com dó que digo que Um amor escandaloso é dos que fica na faixa do meia boca. Li muito rápido, entrei na história com facilidade, mas não senti aquela overdose de sentimentos. Para essa sensação, recomendo os livros que comentei anteriormente. Retrato ♥

Um comentário:

  1. Eu tenho muita vontade de ler os livros dessa autora, sempre leio resenhas positivas sobre eles. Mesmo, que esse não tenha sido lá muito bom, eu fiquei interessada em conhecer melhor essa história! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!