31 de ago de 2015

Os bons segredos • Sarah Dessen


Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765763
Páginas: 408
Comprar
Aprendi que Sarah Dessen é autora de algo a mais. Seus young adults nunca são apenas young adults, e isso que faz seu trabalho ser reconhecido no mundo todo mesmo sem contar novidades. Não que tenha algo errado nos yas comuns, mas algo a mais é, bem, algo a mais.

O algo a mais de Dessen pode vir de várias formas. Em Just listen e Dreamland, ela pegou pesado e encarou tabus. Em Os bons segredos, seu mais recente lançamento, ela fez a mesma coisa que fez no maravilhoso A caminho do verão: trouxe a família pro centro do palco e mostrou que nem só de dramas escolares vivem os adolescentes americanos.
Tipo esse drama, quem nunca?!
Sabe aquela máxima que filhos mais novos são privilegiados? Não é o caso de Sydney, que passou sua vida toda a sombra do irmão mais velho, Peyton. Antes isso acontecia por ele ser mais expansivo, divertido e corajoso, agora é porque Peyton, depois de já ter cumprido várias penas por pequenos delitos e drogas, agora está na cadeia por ter atropelado um garoto e o deixado paraplégico. Entretanto, só Sydney sente culpa pelo que o irmão fez, que não o vitimiza. Imagine só a torta de climão que não é a casa da menina?! 
A história do livro é o crescimento de Sydney. Amadurecimento. Superação. Deixar de ser uma sombra. Isso tem incentivo com os vários bons personagens que ela se cerca quando muda de escola, já que os pais estão gastando muito com advogados para continuar bancando o colégio particular. 

Isso é algo decisivo na história: os bons personagens. Cada um tem algo especial, a acrescentar, e Dessen trabalha de uma forma com eles que esse potencial nunca fica perdido. Por mais que o enredo principal não pareça ser repleto de feelings, aqueles personagens dão uma harmonia tão grande que cada detalhe da história funciona. E cativa.

Os bons segredos não chegou ao nível de favorito de A caminho do verão, mas foi o que mais se aproximou. É um livro doce mesmo quando fica sério, que trás novidade mesmo aparentando ser um grande clichê. Eu não me sentia tão empolgada assim com a autora há muito tempo, e estou até considerando dar chance para os outros livros de Dessen que estão esquecidos na estante. Só posso afirmar que Os bons segredos eu recomendo. E A caminho do verão eu recomendo forte. 

2 comentários:

  1. Jojo. <3

    Sempre vejo muitos comentários sobre a Dessen, mas nunca tive vontade de ler nada dela. Já vi gente amando esse novo e gente odiando. Eu gosto muito de livros com dramas, mas que são passado de forma suave.
    Sua resenha, como sempre, ficou excelente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Joana! Você falou exatamente o que eu acho da Sarah Dessen: os YA's dela são muito mais do que estorinhas sobre adolescentes e jovens. Sempre tem um algo mais que possibilita um amadurecimento aos seus personagens, descobertas e uma nova oportunidade de se refazer depois de alguns traumas ou tristezas. Gosto muito da narrativa da Sarah. Eu só li um livro dela até agora, que foi exatamente "A caminho do verão" e, cara, eu amei. É um dos livros que estão na minha lista de queridinhos. Ela faz com que uma estória comum e eventos comuns se tornem em algo que encanta e emociona com facilidade. Sarah é mesmo uma ótima escritora.

    Um abraço!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!