24 de ago de 2015

Coração ardente • Richelle Mead


Coração ardente - Bloodlines #4Autora: Richelle Mead
Editora: Seguinte
ISBN:9788565765442
Páginas: 416
Comprar
Eu não canso de repetir meu amor por Bloodlines. Eita série maravilhosa, na boa. Numa escala das minhas preferências, Academia de Vampiros está no lado negativo na mesma distância que Bloodlines está no positivo. Conseguiu visualizar? É um tanto incoerente dizer que gosto de um e não suporto o outro, mas estou aqui, pela quarta vez na história desse blog de jesus, repetindo essa mesma frase: não precisa gostar de VA para admirar a excelência de Bloodlines.

Esse é meu jeitinho sutil de dizer que não há desculpas para não ler essa série. Juro para você que Lissa não é desculpa.
E aqui termina a parte sem spoiler. Continue por sua conta e risco ou volte quando tiver lido as três belezuras anteriores.
Coração ardente é o inicio do caminho feliz para nós que shipamos Sydrian desde que se viram pela primeira vez, quando Sydnei ficou enojada por ele ser um Moroi e Adrian fez alguma piada egocêntrica maravilhosa. Não que eu lembre, estou só presumindo. Porém caminho feliz, segundo minha vasta experiencia com literatura, é algo que só acontece nas últimas dez páginas do volume final. Até aí: percalços. 

Assim como segundos livros, os quartos também não são grandes transformadores de enredo. O que vemos em quase toda trama de Coração ardente é o desenvolvimento de várias coisas: o relacionamento de Sydrian, as habilidades deixando-de-ser-trouxa de Sydnei, as tentativas de Adrian de equilibrar sua vida e seu espírito... Nada novo, apenas a continuação do que a gente já vinha vendo há mais de 1000 páginas, só que dessa vez com a irmã alquimista de Sydnei, Zoe, na cola da menina. 

Uma coisa que notei em Coração ardente é que os dramas secundários ficaram mesmo de lado. Não há muito dos amigos Morois, dampiros e humanos que também estão na Florida para a missão proteger Jill das forças do mal. Suas próprias novelas mexicanas ficaram apagadas em prol da participação de Zoe, que trouxe os dilemas familiares e alquimistas de Sydnei para o centro do palco. É agoniante ver a lavagem cerebral do comportamento alquimista ferrenho (como era menina Sydnei antes de abrir o corazón) e, de certa forma, contribui muito mais para a leitura ver esse plot se desenrolando, do que continuar com o quem-tá-apaixonado-por-quem do grupo de amigos. Cá entre nós, esse pessoal está deixando o cast de Gossip Girl com inveja de tanta rotação de ship.
Existe uma razão para eu ter lido esse livro no mesmo dia que acabei O feitiço azul, e ter relido com toda animação como se fosse a primeira vez. Embora eu não esteja falando de dragões, eu deixo Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome me representar. Sydnei e Adrian estão entre os meus OTPs da vida, e é de dar borboletas no estômago ver esse relacionamento finalmente evoluir. É MUITO LINDO! É impossível ter acompanhado a saga e não ter torcido para toda a superação que esse namoro significa. Superação de demônios, de crenças, de preconceitos... 
É um livro ótimo de uma série ótima. Você consegue ver tudo saindo do lugar, pontas se soltando e se amarrando, Richelle Mead provando que uma continuação nada mais é que uma evolução e tudo isso acontecendo equilibradamente. Richelle Mead provando, também, como é ser uma escritora desalmada e sem coração que trás um final que não queria apenas estar morta, como enterrada também. Eu recomendo Coração ardente, o que antecede e o que procede. Tá esperando o que?

Um comentário:

  1. Okay,não me bata mas nunca tinha ouvido falar de dessa série :o Só de ler essa resenha já fiquei com pena de mim porque JÁ TO SENTINDO OS FEELINGS,miga se eu sofrer com esse shipper,eu não respondo por mim bjs

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!