9 de jul de 2015

O safado do 105 — Mila Wander


Autora: Mila Wander
Editora: Essencia
ISBN: 9788542205169
Páginas: 504
Comprar
"- Ah, o que você esta lendo?
- O safado do 105."
Logo: não, não foi o título que me fez ler esse livro. Mas está na capa a razão. Em pleno 2015, é preciso reconhecer o peso de uma plataforma como wattpad. É preciso reconhecer, também, o peso de uma autora nacional que conseguiu reunir milhões de leitores. É impressionante. E foi isso que colocou esse péssimo título na minha estante.

Como você deve imaginar, o livro se trata de mais um romance hot entre vizinhos. Eu falaria sobre a trama, mas é desnecessário. Se você já leu qualquer romance clichê nessa vida, você já conhece o passo a passo da história de Raissa e seu lindo vizinho Calvin. A narrativa é uma lista de "check" com todos os elementos que fizeram sucesso em new adults e romances contemporâneos nos últimos tempos, com todos os encontros e desencontros característicos. Batidíssimo, sim, mas fez sucesso por um motivo, né migas.

Os dois personagens irritam, mas cativam. Confuso? Raissa é divertida, e sua narrativa é como falar com uma amiga. Além disso, ela é barraqueira, determinada e, certa cena, deu um tapa na cara de Calvin porque não sou obrigada (nem ela). Certa a moça. E Calvin é intrigante, do tipo apaixonante quando se esforça e deixa de ser canalha. Agora, uma coisa, fiquei cansada com o quanto essa dupla chorava. Eu sou chorona e estou intrigada com a quantidade de lágrimas que esses dois possuem. Era uma e duas e LÁGRIMAS ALL OVER THE PLACE. Tenha dó. Literalmente.

Obviamente as 500 páginas são desnecessárias. Não sei dizer se há um romance que seja bom e cheio de história o suficiente pra tomar todo esse tamanho, principalmente um não-inovador como esse, que conseguiria ser muito bem feito em 200 e poucas páginas (Alice Clayton consegui, pelo menos). Ainda assim, esse projeto de tijolo não é cansativo. Muito pelo contrário: é tão fluido e delicinha que você nem nota. Claro que pulei as excessivamente longas e bregas cenas hot, já que ninguém merece, mas ainda assim o livro é longo. Ficou 400 páginas, talvez?

O título é péssimo, mas a história não. O safado do 105 faz as vezes de chick lit e tenta introduzir alguma dose dramática aqui e ali, mas acaba perdendo a chance algumas vezes e fica só no romance - que está muito bem, obrigada. Eu acredito forte que o livro merecia uma forte enxugada, muitos cortes e só então ficar num tamanho adequado para a história que se propõe a contar. Eu gostei bastante, mas fico receosa de sair por aí recomendando um livro de 500 páginas que tem uma história facilmente contada em 300.

3 comentários:

  1. Realmente, que título horrível. Como você disse, já tem vários livros com a trama parecida, fora que esse "excesso de lágrimas" que você falou me deixariam bem irritada. Não me interessou nem um pouco.

    ResponderExcluir
  2. eu li na época em que ele ainda estava no wattpad, então eu sempre ficava ansiosa, pois tinha que esperar uma semana e as vezes até mais para ler a continuação
    não sabia que o livro tinha ficado com tantas páginas assim. jurava que tinham dado uma filtrada nele ;O
    o título é brega mesmo, mas sei lá, tudo a ver né kkkkk
    tenho vontade de ler o físico para ver com ficou a obra no final...

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro no wattpad e gostei bastante, achei bem divertido e hot, o título não é bom mas tem tudo a ver rsrsrs

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!