2 de jul de 2015

Apenas um ano — Gayle Forman


Apenas um ano — Apenas um dia #2Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636719
Páginas: 352
Comprar
Eu li  Se eu ficar e não achei grande coisa, mas gostei da continuação Para onde ela foi. Nessa lógica, como eu adorei Apenas um dia, eu esperava A-M-A-R Apenas um ano.  Eu, inclusive, considerei comprar a versão original gringa, para não precisar esperar pela continuação. Agora fico feliz por não tê-lo feito, pois senão estaria afogada nas minhas lágrimas de decepção.

Eu devorei Apenas um dia e queria da continuação uma única coisa, simples e básica: continuação. É tão singelo o meu pedido que Gayle Forman não o ter atendido só me deixa mais irritada. Eu queria que aquele final, completamente aleatório e agoniante, ganhasse um desenvolvimento. É pedir de mais, pelo visto, porque o que a autora fez foi tudo, menos me dar o que eu tão humildemente queria.

É o ponto de vista de Willem, fim. No ano que se passa depois do encontro de um dia com sua Lulu, acompanhamos ele viver sua vida, voltar para Holanda, pensar na garota que conheceu e não perguntou o nome de verdade. É como o primeiro livro, de Alison, só que bem menos cativante, porque não há uma visível evolução da narrativa e dos personagens. É apenas Willem, só que sem todas aquelas frases legais que me fizeram encher o primeiro livro de tags.

É engraçado como Willem parecia misterioso aos olhos de Alison, cheio de história para contar e cativar, mas quando teve sua chance, ele sumiu. E quando eu tive o baque que o livro não seria aquela cachaça toda, eu fiquei tão desanimada que nem consegui me interessar pelo cenário ou personagens novos. Eu desisti de me interessar pelo livro, e continuei lendo apenas em respeito (e esperança) ao final.

Correndo o risco de falar pleonasmos, mas que bom que quando Apenas um ano chegou ao final, acabou. Eu teria desistido se tivesse algo para desistir. 
(mentira, porque se tivesse algo além do final, essa resenha seria completamente diferente).

5 comentários:

  1. pelas expectativas que coloquei no livro foi meio decepcionante, de verdade, eu esperava mais romance
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dos livros Se eu ficar e Para onde ela foi, ainda não li Apenas um dia, estou bastante curiosa esta na lista de leitura, que pena o livro Apenas um ano te decepcionou.

    ResponderExcluir
  3. Oi :)

    Sabe quando também desanimei quando soube que o livro não seria uma continuação do primeiro? Ainda não li "Apenas um dia", comprei super animada, mas acabei deixando pra lá para esperar o lançamento de "Apenas um ano", mas agora creio que vou esperar mais um tempo para iniciar a leitura.
    É horrível quando não conseguimos nos conectar com os personagens e com a história, nesses casos eu sinto como se fosse uma leitura obrigatória, é realmente uma pena :/
    Beijos!

    Blog - Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  4. Eu penso em comprar "se eu ficar" mas fico com medo de ficar desapontada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitoria! Eu não sou muito de Se eu ficar, mas tem que ame. Dá uma olhadinha na minha resenha: http://poderosasegirlies.blogspot.com/2014/11/se-eu-ficar-gayle-forman.html
      Bjs e obrigada pelo comentário!

      Excluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!