24 de jun de 2015

A herdeira — Kiera Cass


A herdeira — A seleção #4Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765657
Páginas: 392
Comprar
Kiera Cass, você fez! Você aumentou sua trilogia! Você ficou mais rica! E você ainda manteve um horda enorme de fãs que ficaram felizes com a ideia de gastar mais dinheiro! Isso, meus caros, é o que chamo de sucesso. E, caso você esteja se perguntando, não digo isso em tom de crítica - Kiera Cass é, sem dúvidas, a autora que todos nós queremos ser um dia, falando sobre príncipes e princesas ou não.

A herdeira é o quarto livro de A seleção, ou então um começo novo de uma série spin off. Cerca de 20 anos após o final de A escolha, reencontramos Maxon e America - porém eles não são mais os protagonistas. Eadlyn é a primogênita do casal, a futura rainha de Illea, país que está enfrentando uma ameaçadora crise. Como meio de distração para a população, é convocada uma nova seleção, dessa vez com 35 garotos competindo pelo coração da princesa - que não quer ter o coração competido por ninguém.

Muito ouvi falar que Eadlyn é uma das piores protagonistas de todos os young adults. Isso serviu, basicamente, para jogar no chão minhas expectativas e começar cercada de receios. Então que encontro a princesa: mimada, séria e absolutamente independente. De certa forma, eu entendo porque ela foi alvo de tantas críticas pela população leitora. Ela não é exatamente a simpatia que personagens principais costumam ser. Ela não é nem metade tão carismática quanto Maxon. Ela é a futura rainha de uma monarquia em crise, e age como tal. Vamos e convenhamos, se eu fosse criada para ser a pessoa mais importante de um país, ser a primeira mulher a governar, eu seria INSUPORTÁVEL. Eadlyn pode ser chata, mas é muito compreensível.

Como Eadlyn não pretende se apaixonar, e nem queria uma seleção para começo de conversa, a competição em si não tem aquele foco todo. Além disso, já que mudou o ponto de vista em relação a trilogia e não é mais uma selecionada contando, é bastante diferente o modo como é narrado. Eu não li o conto sob os olhos de Maxon, mas mesmo se tivesse, ele e a filha são tão diferentes que o tom é novo mesmo para quem leu. Ao invés de competir pela atenção de alguém, ela é o alvo de todos os charmes e flertes - e não quer isso. Então sim, A herdeira consegue se destacar em relação aos livros de America. É o outro caso completamente diferente.

Kiera Cass aprendeu com seu erro e trabalhou bastante a parte social do livro. Ainda não é uma distopia, mas dessa vez ela formou uma base concreta para caso queira dar importância para o plot ao finalizar o último volume. A revolta social foi bastante crível, e por vezes eu lembrei de Jogos Vorazes, coisa que não tinha acontecido na trilogia após o primeiro livro. 

No geral, eu gostei. Até que bastante. Eadlyn é chata e irritante, mas é compreensível, então fico em cima da corda bamba se adoro ou não. Além disso há uma evolução visível na personagem com o decorrer da história, a autora conseguiu desenvolver isso, além de criar bons personagens secundários e ambientar bem a situação de Illea. A herdeira é uma evolução de A seleção, e como sou forte defensora do capitalismo, digo que pode vir mais livros que estou preparada.

O que não estou preparada é para comentar sobre Maxon e America mais velhos por motivos de que os tiros não são leves. AIN.

2 comentários:

  1. Oi Joana, tudo bem?
    Eu fiquei bem revoltada com o que ouvi do livro antes de ler e amei a leitura!! A Kiera é demais, ela escreve de uma maneira tão, mas tão gostosa, que não tem como não curtir. Palmas para ela, por ter continuado do nada uma trilogia e não ter levado pro buraco uma história tão bacana!

    Ah, eu escrevi um texto sobre A Herdeira no meu blog também, se puder, dá uma passadinha por lá :)
    http://naproximapagina.blogspot.com.br/2015/06/pagina-27-herdeira-kiera-cass.html

    Abraços!
    Petra

    ResponderExcluir
  2. Eu sou dessa série e ao contrário da maioria eu gostei muito desse livro. É só ler com a mente aberta e entender que se trata de uma nova história,. <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!