6 de mai de 2015

O garoto dos olhos azuis — Raiza Varella


Autora: Raiza Varella
Editora: Pandorga
ISBN: 9788561784980
Páginas: 352
Comprar
Eu estava com dificuldade para escolher um livro para ler, mas de boa na lagoa porque isso me dava mais tempo para estudar em semana de provas. Foi o que fiz. Isso até ter 10 minutos livres no final de domingo e pensar "hum, vou pegar esse primeiro da pilha". É essa a bela história de como O garoto dos olhos azuis comeu 14 horas do meu dia e acabou com meu 10 em direito empresarial. Que coisa, né migos.

Essa história, que me viciou tanto que merece um sertanejo universitário, é o romance de estreia da paulista Raiza Varella. A protagonista é Barbara, uma romântica incorrigível... até que seu noivo a abandonou no altar por uma de suas melhores amigas. Sem chão e  muito menos fé no amor, ela decide correr para o apoio da família e vai morar com os irmãos e dois amigos (dos irmãos) em Santa Catarina. E bem, como bom chick lit que se preze, é no novo lar que Barbara encontra um novo motivo para suspirar: Ian, com seus belos olhos azuis e amor por sorvete de café.


Dou liberdade poética para Agnes me representar:
É
TÃO
FOFINHO
!!!!!!!

O garoto dos olhos azuis é aquele romance água com açúcar que a gente ama por ter a dose certa de doçura e amor. Ele é clichê, previsível, todas essas coisas, mas continua sensacional por esses exatos mesmos motivos. É divertido acompanhar os personagens, morrer de amor e encanto por seus enredos, torcer para a solução de seus dramas. São todas as etapas obrigatórias de um livro do gênero, e Varella se dá bem por cumprir com exito cada um deles.

Duas coisas se destacam nesse livro: a estrutura dos personagens e a credibilidade do drama. É muito visível como todos os personagens (e não só os principais) tem características próprias bem definidas - sejam agradáveis ou não. Os colegas de apartamento de Barbara, sua família, a família de Ian ou os próprios vilões: todos são muito bem feitos e colocados e equilibrados. Para um chick lit, isso conta muito.

A mesma coisa o drama apresentado e a forma como é tratado. A autora poderia tranquilamente resolver tudo com a maneira mais fácil e que causaria menos consequências, mas optou por dar um valor significativo para o enredo e deixá-lo real. Não entro em detalhes porque é spoiller, mas é interessante ver que a resposta mais comum é normalmente a mais ignorada. Eu já vi muitos (muitos!) autores usarem essa mesma trama e fazerem o exato contrario do que Varella fez.

Dei 4 estrelas e amei. Ian é maravilhoso, a história é linda e ótima e a narrativa garra mais que chocolate. Por que não dei 5? Tem dois "mais" no lugar de "mas". Um tiro no pé muito grande.

5 comentários:

  1. quando penso neste livro só consigo ter a mesma reação da Agnes, porque realmente, é muuuuuito fofinho *-*
    sem muito mais o que comentar! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser mesmo linda e super fofa.

    ResponderExcluir
  3. Adoro romances! Coitada da Barbara, ser abandonada noa altar, e pior o noivo deixa ela pela sua melhor amiga! Mas ela vai conseguir superar superar tudo isto quando ela encontrar o garoto de olhos azuis!! E claro com a ajuda da família também! Assim espero!! Ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um bom chick lit, daquelas tramas leves para se degustar numa tarde, de domingo ou feriado.
    às vezes é bom uma história mais romântica e previsível, para quebrar a rotina maçante e ajudar a ter um pouco mais de fé na vida.

    ResponderExcluir
  5. Nada melhor que uma história com seus personagens bem construídos, seja chick lit ou não chick lit. Amo romances fofos água com açúcar, e pretendo ler com certeza esse livro!
    Bjos!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!