7 de mai de 2015

06 filmes que gostei mais que o livro


A gente muito ouve dizer que adaptações são fajutas e nada supera a história original do livro, sem cortes e com mais liberdade criativa (afinal, os olhos daquele personagem sempre foram azuis?). Porém toda regra tem exceções. Tem sim! Eu sei que agora você quer me bater por dizer justamente o que ninguém diz, mas é verdade, amigo: há casos em que o filme deixa o livro jogadinho no chão. Senta melhor que eu vou te contar quais já me fizeram repensar tudo que pensei do livro. Primeiras impressões mudam, meu caro.


Um amor para recordar

CLÁSSICO: do cinema e das listas de que-livro-péssimo-que-adaptação-linda. Verdade seja dita: todo mundo chorou com a história de Landom e Jamie. Contanto, lendo o livro, o máximo que consegui chegar foi ao tédio. A história é curta, sem força emocional, do jeito preguiçoso e apelativo que Nicholas Sparks se dá muito bem sem esforço. É até surpreendente que o livro tenha vendido o suficiente para valer a compra de direitos para o cinema, porque olha... Em compensação o filme ♥ 

The Maze Runner

DESCULPA PORÉM SIM. É por causa do Dylan O'Brien? Também, porém não totalmente. Eu assisti o filme inúmeras vezes, e decidi comprar o livro por causa dele. Isso tem influência na decepção? Talvez. Mas a verdade é que o filme tem um nível de tensão que foi muito bem trabalhado, assim como o timing e a colocação dos personagens, coisa que não senti no livro. Isso prova que uma boa produção conta muito na resposta final de um fandom. E é por esta razão que minhas expectativas estão gigantes para a continuação... do filme, porque o livro blergh.

Simplesmente acontece

Não há muito o que se pode fazer quando eu odiei o livro original e saiu uma adaptação com atores que adoro. O resultado é meio óbvio: filme rainha, resto nadinha. Simplesmente acontece é repleto de escolhas inteligentes que apagam as maiores falhas do livro. Tem cortes ousados e adaptações que perdem a essência da obra? Sim, porém, para mim, isso foi a glória.

Se eu ficar

Assim como Simplesmente acontece, Se eu ficar é uma adaptação repleta de boas escolhas de roteiro. O que no livro vira drama apenas quando apela, no livro há uma força real e sincera. A produção cria carisma rapidamente e dá base para chegar tal momento em que há um impacto significativo. No livro, sentir emoção é tudo obra da abertura do leitor. Se não quiser, a garganta não embarga em momento algum... diferente do filme.

Cinquenta tons de cinza

Gostei do filme? Não. Gostei do livro? Muito menos. Esse é o objetivo desse post, de certa maneira. Mas como eu falei na review do filme (que você pode ler aqui) a tentativa da direção de mudar aquele enredo péssimo é bastante válido. Não muda a essência da história (infelizmente), mas funciona parcialmente. Quando aliado com a boa direção e trilha sonora, dá até para dizer que é um filme assistível e gostável (er... não vamos exagerar).

Meninas malvadas

Nunca li Queen Bees e Wannabes, mas jura que algo pode ser melhor que o filme?

3 comentários:

  1. sou fã do Nicholas, e devo concordar que o filme de Um Amor para Recordar é bem melhor do que o livro mesmo
    não li The Maze Runner, mas ameeei o filme! *-*
    Se eu ficar é mil vezes melhor do que o livro! --'
    sério que Meninas Malvadas tem livro? nem quero ler, amo o filme demais para me decepcionar com a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Outro exemplo: O diabo veste prada.
    Eu amo esse filme. Ele é lindo, divo, fashion.
    O livro é um horror, a protagonista é chata e a Mirada não tem aquele desdém com classe que a Meryl transborda no filme.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!