15 de abr de 2015

Muito além do tempo — Alexandra Monir


Muito além do tempo — Timeless #1
Autora: Alexandra Monir
Editora: Jangada
ISBN: 9788564850927
Páginas: 272
Comprar
Me dou a liberdade de ser incoerente quando estou falando de livros. Já basta o skoob nos obrigando a usar a mesma medida para empacotar qualquer história; quando me reservo a glória da inconsistência, quero ser chatas por motivos diferentes sem precisar lembrar se já julguei ou relevei essa trama antes. Livros são sobre sensações, e acredito que isso vai muito além da lógica.

Estou enrolando com palavras bonitas para afofar o terreno para a bomba de eu não ter sido um pé no saco com Alexandra Monir sobre suas viagens no tempo em Muito além do tempo. Um mundo em que esta que vos escreve consegue ser legal com viagem no tempo é algo muito, muito notável.

No primeiro livro do que eu acredito ser uma duologia, Monir nos apresenta a Michele, que perdeu a mãe e foi obrigada a morar com os avós em Nova York. Esses, por vez, são ricos aristocratas de família tradicional, com quem Michele nunca teve contato. Ela, coitada, está mais perdida que cego em tiroteio - nada naquela realidade é parecido do que vivia com a mãe na Califórnia. Mais perdida ainda quando uma misteriosa chave, que habitou seus sonhos por anos, a leva 100 anos no passado... para um belo rapaz de olhos azuis que também habitou seus sonhos por anos.

Você viu a pessoa no sonho, você ganhou a plaquinha de clichê. É assim: rápido, fácil e incontestável. Essa é a artimanha mais antiga da história das artimanhas antigas, e, né, perde pontos. Essa é tão velha que não dá nem para tentar ver de outro ângulo. Além disso, Monir também aposta no trabalho preguiçoso ao formular sua viagem no tempo. Não tem explicação suficiente, nenhum grande sustento. O que há é uma sugestão muito mais fantástica que científica e, de certa forma, isso diminui um pouco da responsabilidade de ser extremamente lógica. 

Mas ok, acabadas as maiores reclamações, passamos ao que gostei: é viciante. Não sei como nem porquê, mas foi um piscar de olhos e eu estava fisgada por Muito além do tempo. Pensando agora, eu não consigo ver algo de tão cativante assim, mas acontece esse encanto no meio das palavras de Monir. Nós estamos acompanhando uma garota comum se adaptar na poderosa vida da alta sociedade nova iorquina, e, logo após, a ser quase invisível no inicio do século passado, e isso é muito bom! 

O romance é bastante forçadinho (porque eles se conheceram em sonho e sentiam essa química indiscutível no subconsciente, óbvio), mas funciona no cenário geral. Os diálogos eram um lembrete repetitivo de que o casal era sem graça, mas quem euzinha queria encontrar uma solução para os problemas desse ship e deixá-los encontrar um felizes para sempre independente do século de diferença? Isso faz parte da habilidade quase mágica de Monir de apagar seus defeitos em nome do sentimento final que, como você já deve ter sacado, é bem mais positivo do que seria logicamente calculando na balança mágica do equilíbrio.

Eu tenho muitas ressalvas e, ainda assim, adorei. Mais: já estou com o ebook em mãos e quase colocando na frente de outras leituras que deveriam ter mais prioridade. Não sei listar o que tem de tão especial, mas digamos apenas que Muito além do tempo tem uma escrita maravilhosa e delicia. A autora pode não ser original, mas sabe se fazer gostar. Por isso, está de parabéns, viu.

3 comentários:

  1. Oi estou louca para ler esse livro, mais fiquei com um pouco de medo de comprar e ele ficar pegando poeira na estante.
    Você tem o ebook dele. Poderia me enviar por email por favor. Se for eu gostar com certeza vai para os meus favoritos, amo histórias de viagem no tempo, e com romance melhor ainda.
    Por favor poderia me enviar por email, ficaria muito agradecida. Email yvoneidbispo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neyd! Li o físico, mas se você gosta desse tipo de história, compra que garanto que não fica muito tempo na estante ;)
      Obrigada pelo comentário <3 Bjs

      Excluir
  2. Fiquei curiosa a respeito deste livro. Gosto de histórias assim. Você vai e volta de um tempo pra outro. Não sei como essa personagem aguenta essas passagens de tempo,mas parece ser divertido até certo ponto e romântico. Vou tentar ler.Pois romances assim sempre é bom dar uma lida. Mesmo não sendo lá grande coisa.
    Beijos.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!