31 de mar de 2015

Comprando livros em inglês no Brasil


Como bookaholic, passei por vários estágios: bibliotecas, livros emprestados dos colegas, feiras de livros que só vão em cidades do interior uma vez por ano e cobram seus dois rins pelo que está por R$9,90 na internet, até então descobrir a internet de fato e lotar a estante do que não li até hoje. Você se identificou? Possivelmente. Depois da estante lotada (e contando...), eu entrei numa nova fase: quero ler em inglês! Chega de encher prateleiras com livros de promoção do submarino que eu só comprei por impulso e esqueci. Há cerca de um ou dois anos (minha memória é ridícula), fiz o acordo comigo de só comprar o que estiver louca para ler e dar preferência para os livros em seu idioma natal.

Foi o início de uma nova saga. 

Como uma boa saga, a minha começou com amor proibido, no caso, entre euzinha e o Better World Books. Minha mãe não confia na internet o suficiente para me emprestar os dados do seu cartão de crédito para fazer compritchas, muito menos se estivermos falando de um site gringo que ninguém do círculo ~físico~ de amigos e parentes pode afirmar ser confiável (nem muitas pessoas do círculo virtual, mas vamos deixar isso de fora). Isso resultou em horas no google atrás de informações reais de onde comprar livros em inglês no Brasil, onde pode ser feliz e pagar com boleto. Eu ainda não consegui a liberação do bendito cartão para torrar meu grandioso salário de estagiária no BWB, porém estou bem contente com o que encontrei em terras tupiniquis. O que nos trás aqui, nesse post, o que eu tanto procurei antes de arriscar nas importações e não encontrei.

Submarino

Esse é site que você corre quando quer um livro. Melhores preços, boas condições, todo mundo dá atestado de confiabilidade... Mas um péssimo estoque de importados. Se você fizer uma busca superficial entre categorias, vai se deparar com incontáveis edições de Harry Potter e mais uma quantidade significativa de títulos que já foram lançados no Brasil. Tem alguma série que bomba mundo a fora? Vai ter versão original no submarino, isso é certo.
Vantagem: O preço. Eu tinha a ideia de só comprar livros gringos que não tivessem edição brasileira, mas depois de colocar os preços em perspectiva, mudei de opinião. Se você já lê em inglês e quer muito conhecer uma série, vale a pena conferir se não tem no site. Quando eu comprei The Maze Runner, por exemplo, o preço que paguei pelos três livros (mais frete) não foi nem metade do valor do box brasileiro em seus melhores dias. Além disso, ocasionalmente tem alguma promoção interessante, como 3 livros por R$30. É uma infinidade de títulos de Nicholas Sparks e Marian Keyes, mas se garimpar bastante, pode achar algo que se faça valer.

Cultura

Foi então, nessa fase, que conheci a Cultura. A livraria não faz muita parte do dia a dia de quem não versão física na cidade, já que raramente faz promoções e os preços são bem amargos, mas logo ela se tornou minha meca. É o primeiro lugar que corro se quero algum livro, e é o lugar que fico porque, né, encontro.
Vantagem: Tem tudo, cara! Tudo! É um livro mais desconhecido no Brasil, pouca gente fala na internet, mas você viu e quer? Lá tem! Se não tiver, você pede por email e ELES CONSEGUEM PARA VOCÊ! Os preços são caros se você for uma pessoa mão de vaca acostumada a comprar só promoções (não se ofenda, estou falando de mim), mas em comparação, são bastante justos. Claro que as versões hardcover custam ao equivalente a um ovo de chocolate trufado, e eu tenho prioridades, mas os paperbacks não doem a alma, nem tiram o sono de arrependimento. Além disso, a entrega é bastante ágil e o atendimento online é tão bom que quero abraçar o responsável pelas social medias. 

Saraiva

Estou bastante dividida quanto a Saraiva. Como pôr na balança uma experiência muito boa e outra muito péssima? Dá equilíbrio ou alguma pesa mais? 
Eu fiz duas compras de importados na loja: na primeira vez, comprei Requiem e Clockwork Princess. O prazo era de 10 semanas e chegou em 4. Isso, amigos, é a glória. Depois disso eu comprei Billy and me e Isla and the happily ever after. Mesmo prazo. Depois de 10 semanas, Billy foi entregue. Isla levou seis meses. Eles não deram satisfação nenhuma, mas mandaram o livro hardcover quando eu comprei paperback. Quero guardar remorso, mas consigo pensar em perdão... Sacomé, né?
Vantagem: Preço e continuação de série. Quando você quer muito uma continuação e não quer esperar sair em português, a Saraiva provavelmente vai fazer o melhor preço. A briga vai ficar no prazo de entrega: ele joga longe e você pode dar sorte ou querer brigar com a atendente do chat. Ainda assim, acho que 20 dilmas por Isla foi um preço ótimo a se pagar na semana de lançamento, e se tivesse entregue no prazo, eu devotaria mais amor pra Saraiva do que para Cultura. 

Amazon

Tá no Brasil e não vende boleto, que palha assada.

4 comentários:

  1. Joana, como estudante de nível superior, você poderia abrir uma conta no Itaú Universitários. É corrente e poupança, o cartão é INTERNACIONAL e de débito e crédito, além disso não precisa comprovar renda pra abrir a conta, apenas o vínculo com a universidade. A anuidade também é super baixo (em torno de 4 dilmas por mês). Tenho a minha desde 2013 e já penso em passar o resto da vida nesse banco maravilhoso que me permite comprar tanto fora quanto dentro do país. Minhas aquisições do book depository agradecem.
    Enfim, só uma dica mesmo. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dany! Obrigada pela dica, mas, para variar, na minha grande cidade não tem Itau. Igual vou pesquisar :) Bjs

      Excluir
  2. bem que eu ia falar para você abrir uma conta universitária. na verdade, não é só o Itaú que tem esse tipo de conta, todos os bancos tem, e é super tranquilo. eu abri uma no Bradesco porque meu pai também não liberava cartão para mim ;'(
    e realmente, eu pago 3,90 por mês de tarifa hehe
    eu nunca fui de comprar livros em inglês. na verdade eu tenho medo de começar a ler e acabar não conseguindo terminar ou algo assim. a decepção vai ser grande né :(
    nossa, não acredito que a Saraiva demorou tudo isso para entregar?? nem no Aliexpress demora tanto assim kkkkkkk
    o que você acha de fazer um post só com livros com inglês de nível fácil para quem quer começar a se aventurar nesse mundo??

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!