9 de mar de 2015

As confissões das irmãs Sullivan — Natalie Standiford


Autora: Natalie Standiford
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501400024
Páginas: 352
Comprar
Uma senhora rica está prestes a morrer e quer ver o circo pegar fogo. Por isto, ela convoca a família, diz que vai deserdar todos e só pode mudar de ideia se alguém que lhe ofendeu se acusar. Então começa uma grande briga, todo mundo odeia todo mundo e quer desvendar segredos que se mantiveram guardados por anos. Escutar atrás das portas, colocar aparelhos de espionagens da FBI nos cômodos da casa... Um caos, uma competição, algo tão doido quanto aquele filme de corrida que passa na sessão da tarde. Que livro ótimo, não? Pois então vamos falar sobre a sinopse de verdade e não o que eu achava que era.

Leia novamente até o "alguém que lhe ofendeu se acusar". Até aí: verdade. Depois disso não tem o caos. A família Sullivan acredita que quem fez a ofensa à avó Poderosa (sim, é assim que todos a chamam) foi uma das três irmãs e as obrigam a se confessarem. O livro inteiro é dividido entre três partes, três cartas endereçadas à Poderosa, em que Norrie, Jane e Sassy contam o que fizeram para ofender a imagem da família. Nada de briga por aqui, meus caros.

O que é uma pena, pois eu quis ler esse livro por conta da sinopse caótica que minha mente criativa tinha previsto. Mas diferente disso, As confissões das irmãs Sullivan me lembrou muito aqueles livros de contos, como Deixe a neve cair e My boyfriends' dogs, em que as histórias são separadas, porém interligadas. Não é meu ritmo favorito, não consigo achar tão cativante quanto uma narrativa única comum, entretanto, como a história é com os mesmos personagens e num período relativamente igual de tempo, consegui me afeiçoar um pouco com o cenário. Não muito, mas o suficiente para saber o nome de todos para escrever essa resenha sem precisar consultar no skoob. Sim, minha memória é esse péssima.

Cada uma das irmãs Sullivan tem um clichê para chamar de seu. Pelo menos foi isso que pensei ao ler as duas primeiras confissões. Norrie, a mais velha, viveu um romance com um cara mais velho, nem de longe tão rico quanto sua família. Jane, a do meio, é rebelde e decidiu se tornar blogueira para dividir os podres de sua misteriosa família com relés mortais anônimos. A maior originalidade é com Sassy, a mais nova, que conseguiu ganhar de mim no quesito descoordenação motora e se destacar perto das histórias de suas irmãs.

Contudo, esse formato peca no dinamismo. Na falta dele, quero dizer. As histórias parecem não avançar, e quando chegam num ponto interessante, acabam. Eu entendo que esse seja o objetivo, mas não parece funcionar o tempo todo. Principalmente quando alguma narradora insere um comentário que renderia mais assunto e acaba sendo esquecido como um furo de enredo.

Esperava caos, comédia e chick lit. Encontrei young adult, clichê e nenhuma piada. Eu gostei, porém, se colocar em perspectiva, é bem óbvio que não teria como ficar tão empolgada depois de ter criado uma história ótima nas expectativas. As confissões das irmãs Sullivan é um livro para quem gosta de contos, de young adults, e que não espera nenhuma novidade. Dá uma pequena curiosidade para descobrir quem foi que ofendeu a avó, mas nada forte demais para considerar incrível a história como um todo. Standiford me frustrou, mas teve uma ideia capaz de se tornar favorita. Ah, expectativas...

2 comentários:

  1. minhas expectativas também acabam de ir por água abaixo...
    estou curiosa para ler também, mas admito que esperava uma trama bem diferente ;x
    ainda assim parece ser legal, apesar de não ter piadas :(

    ResponderExcluir
  2. A capa do livro é linda e chama muito a atenção, mas eu não achei uma resenha totalmente positiva e minha vontade de ler já está quase nula!

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!