2 de fev de 2015

Sonhos com deuses e monstros — Laini Taylor


Sonhos com deuses e monstros — Feita de fumaça e osso #3Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
ISBN:9788580576375
Páginas: 560
Comprar
Laini Taylor é uma das autoras mais talentosas da minha estante. Em época que anjos eram hype e existiam as mais diversas e iguais histórias, ela entrou na literatura young adult com algo extremamente original. Feita de fumaça e osso foi seguido por um livro ainda mais bem escrito, para fechar com outro ainda melhor. Você acha que o dourado nessa capa é coincidência? Pois digo para você: não é. O dourado é uma alusão a chave de ouro que Sonhos com deuses e monstros é. Taylor sabe criar, conduzir e fechar uma trilogia. Ela sabe ser uma escritora maravilhosa, isso sim.

Eu acredito de verdade que livros finais devem ser escritos para concluir a história e deixar gostinho de quero mais. Em casos sobrenaturais, os últimos volumes são reservados para batalhas sanguinárias, disputas épicas entre o bem e o mal, um clima de tenção danado para saber quem sobrevive e quem se sacrifica em nome do bem maior. E, meu caro amigo, é exatamente isso que Taylor faz durante as 560 páginas desse livro. Karou, Akiva, quimeras e serafins. Outros serafins. E uma guerra de tirar o fôlego.

Sinto que estou me tornando repetitiva, mas o que precisa estar bem claro é que Sonhos com deuses e monstros não acrescenta nada à história, apenas conclusão. A autora recupera ganchos dos volumes anteriores para amarrar e tudo estar no seu devido lugar quando chegar o último ponto final. O que acontece, e Sonhos com deuses e monstros apresenta uma desenvolvimento incrivelmente satisfatório para um livro com tantas páginas. Os rodeios que a autora faz enchem a trama de tensão e o leitor, de agonia. Cada plot foi trabalhado nos mais ínfimos detalhes para que a demora até a finalização total alimentasse uma vontade tremenda de descobrir o que ia acontecer com cada personagem.

E nisso, Taylor introduziu novas pessoas que estavam intrínsecas ao ambiente, mas se mantiveram apagados até então. É bastante conveniente o modo como todos se encontram uma hora ou outra, totalmente por acaso do destino, mas dentre tanta coisa, isso é só detalhe. Além disso, a autora continuou equilibrando os espaços e não focando sua narrativa inteiramente em Karou ou Akiva, por mais ótimos que fossem. Desde o principio, boa parte do meu amor por essa série foi por mérito de Zuzana, Mik, e suas tiradas completamente excelentes. É ótimo ver que mesmo durante uma batalha épica iminente, ainda era possível rir de sarcasmo.

Outra coisa que achei absolutamente genial foi a chegada de anjos na Terra, ainda no começo do livro. Esse é o ponto de partida do livro e chega a ser engraçado (e digno de nota) o quão real é a escrita da autora. Parece que estou vendo aquilo acontecer e ter as mesmas consequências. Igrejas lotadas, fés renovadas, todo mundo se batizando... Os humanos não são mesmo uma espécie sensacional de se observar?

Sonhos com deuses e monstros foi feito para agradar os leitores da série. Foi escrito para que a legião de fãs de Laini Taylor se consolidasse. É um livro muito bem estruturado com uma narrativa de ritmo frenético. Tem ação, tem fantasia, comédia e muito romance. Já estou esperando spin off com a história de Eliza. Beijo e obrigada.

Extra

Clique na imagem para participar

9 comentários:

  1. É tão bom ler um elogio da autora. Principalmente depois de ouvir algumas críticas bem maldosas. Gostei de este ter sido uma conclusão. Ela pareceu trabalhar muito bem em todos os aspectos. Introdução mais afunda em outros personagens também me chamaram a atenção.
    Beijos Joana

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da tua resenha, deu para perceber que tu realmente adora a trilogia. Acho que é difícil autores que sabem fechar suas sagas com mérito, e pelo jeito Taylor conseguiu. A capa é linda, e a história me atrai muito, depois de todos os detalhes da tua resenha eu não vejo a hora de ler logo os livros.

    ResponderExcluir
  3. aaah Jo, eu tentei ler o primeiro livro da série e nem consegui terminá-lo não.
    achei muuuuuito chato hahaha
    quando vi este na livraria, não sabia que se tratava da mesma série... pensei que fosse outro, só da mesma autora ;$
    não consegui terminar de ler nem o primeiro livro, quem dirá os outros... então este eu passo... hehe

    ResponderExcluir
  4. Faz bastante tempo que estou curiosa para ler essa trilogia, mas confesso que alguns comentários negativos me desanimaram...
    Mas é sempre bom ler pontos tão positivos quando relacionado ao autor/livro porque a vontade volta revigorada rs. A premissa do livro me agrada muito e espero gostar tanto quanto você (:

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da resenha, já li o primeiro livro, mas desanimei um pouco no segundo e parei na metade, pretendo terminar de ler essa trilogia, mas tenho outros livros na frente.

    ResponderExcluir
  6. É tão bom quando a cada volume lançado, a trama vai melhorando, não é?!?! E que bom que a autora deixou o melhor justamente para o último. Literalmente fechou com chave de ouro mesmo. Outro ponto legal é que não me pareceu que as coisas foram feitas às pressas. Tudo ficou muito bem encaixadinho e todas as respostas foram dadas. Enfim, essa trilogia entrou para minha listinha de desejados.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Que bom que a história continua empolgante. Não vejo a hora de poder ler toda a série. Pelos comentários na resenha está viciante e isso é bom. A história tem tudo pra me agradar. Agora é providenciar este e os outros pra poder curtir de montão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Adorei saber que a trilogia termina bem.Depois de alguns livros por aí comecei a ficar receosa com os finais hehe. Realmente é um livro grande,nossa quase 600 páginas.Mal posso esperar para ler essa trilogia

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito de ter lido as três resenhas da trilogia aqui, fiquei ainda mais empolgada e ansiosa pra ler, já to até negociando uma troca no skoob :3 Adoro escritores que sabem o que fazer pra terminar uma saga, não basta ter um fim, tem que ter um fim de deixar você querendo mais, pirando, enlouquecendo e triste porque acabou.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!