9 de fev de 2015

Alma? — Gail Carriger


Alma — Protetorado da sombrinha #1Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859042
Páginas: 305
Comprar

Steampunk na lista de gêneros que tiveram cinco minutos de fama e nada mais. Assim como os sick lit, os livros do estilo foram dados como a grande promessa editorial do ano (retrasado), mas acabaram sucumbindo aos clássicos de vendas, que ainda são, em maioria, continuações de séries antigas. Espaço para os novatos? Só se tiver o nome de John Green na capa. Mas alguns títulos merecem uma chance - principalmente esses que chegaram cheios de expectativa e não ganharam espaço. Como Alma?, por exemplo.

Acho que nunca tinha visto uma miscelânea tão grande de enredos acoplados num mesmo livro. Em Alma?, primeiro volume da série Protetorado da Sombrinha, que conta com cinco livros, voltamos alguns séculos no tempo e somos apresentados a Alexia Tarabotti, uma solteirona de 26 anos, meio italiana, que não tem alma. Sério. Ela é uma preternatural, parte de uma ~espécie~ de pessoas que nasceram sem alma, por herança genética, e conseguem anular os poderes de vampiros e lobisomens ao redor (que andam livremente por Londres). Foi por isso que ela acabou matando, sem querer, um vampiro que tentou atacá-la antes de ter suas habilidades anulada pela característica preternatural de Alexia. E, vamos combinar, é falta de educação atacar alguém, pelamor.

Temos romance histórico meets sobrenatural meets tecnologia fora de época que caracteriza steampunk. É tanta coisa acontecendo que ser introduzido na história não é a tarefa mais simples. Tem o conceito de preternatural, o fatos dos vampiros e lobisomens serem criaturas cotidianas, além das muodernidadys no meio da Londres vitoriana. Sinceramente, eu achei o inicio bastante enrolado e lento, tanto que eu desisti do livro na página 100, pegando ele de volta só meses depois, quando, então, não consegui largar.

Alexia é uma mocinha a frente de sua época. Protagonistas devem ser assim, não? Principalmente se tratando de um livro que se situa no passado, cercado por tanto machismo e submissão. Alexia, definitivamente, não se dobra para qualquer um. Ela é engraçada, divertida, e quer ajudar nas investigações sobrenaturais já que sabe que pode. Ela é uma peça rara com sua condição de preternatural, e ser impedida de ajudar os outros apenas por ser mulher? Por favor, né. Sou sua fã, menina ♥

Como eu não tenho juízo, vergonha na cara ou controle, preciso nem dizer que minha parte favorita do enredo foi o lado romance histórico. Foi o que me conquistou e arrecadou as cinco estrelinhas na classificação. Embora sugira um triângulo amoroso, o ship da vez é Alexia, com seu temperamento arredio, e Lorde Maccon, um lobisomem que vai investigar o caso envolto no vampiro que nossa protagonista incrível matou. Eles compõe aquele casal guilty pleasure que trocam mais farpadas que beijos, e deixam o leitor ansioso por algum momento mais "OMG, que lindos". Pode julgar, mas eu li a sinopse do próximo livro só pra pegar spoiller.

Por mais que o começo não tenha saciado todas as minhas expectativas com o começo da história, o desenvolvimento e final ganharam meu coração. Alma? é, a seu modo, tão único quanto um preternatural, e reúne os mais variados elementos para uma história diferente, ousada, e com humor afiadíssimo. É um livro tão ótimo que você deve ler mesmo que o gênero tenha surgido para morrer na praia. Garanto que essa série corre e vai mais longe. Alguém quer me dar a continuação?
Beijinhos ♥
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!