15 de dez de 2014

Inquebrável — Kami Garcia


Inquebrável - A legião #1
Autora: Kami Garcia
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403131
Paginas: 288
Comprar

É interessante conhecer o lado particular de uma autora, quando você a conheceu como dupla e, de repente, lhe apresenta um livro solo. É como a separação de uma banda sertaneja, quando você finalmente descobre quem era a verdadeira estrela entre dois. Arrisco dizer, com base em Inquebrável, que o brilho de Beautiful Criatures é obra de Kami Garcia.

Está tudo bem na vida de Kennedy. Até não estar mais. Depois de resgatar seu gato no cemitério, ter a impressão de ver um fantasma (que não existe, porque duh) e ir no cinema com sua melhor amiga, a vida deixa de ser a mesma. Quando chega em casa, sua mãe está morta. Não demora muito para que a garota se veja envolvida num mundo que nunca imaginou que existisse: de sociedades secretas, anjos e demônios. Ao lado de quatro desconhecidos, eles formam a Legião, e precisam correr contra o tempo para salvar a própria pele.

A trama não é original, mas está esquecida no momento. A autora retornou plots fantasiosos que eram febre quando eu estava dando meus primeiros passos na literatura YA (uma década atras? Credo). Inquebráveis me lembrou Meg Cabot, alguns toques de Cassandra Clare, e, mais relevante: o que mais me atraiu em Dezesseis Luas.

É claro que temos triangulo amoroso. Mais clichê que isso, só com cena de aeroporto. Kennedy se vê dívida entre dois irmãos: Ok. Gêmeos: Ok. Personalidades opostas: Ok. Que não se dão bem: Ok. E escondem um segredo: Ok. Mas, ao menos, no meio dessa previsibilidade toda, Garcia soube equilibrar a mão para que esse plot fosse apenas um extra, e o sobrenatural tivesse o espaço merecido.

Por mais que a narrativa tenha momentos de leveza e diversão, a autora mescla com momentos de terror que ganham o leitor por estar totalmente no clima correto. As cenas com crianças bizarras são maravilhosas e perturbadoras; e as páginas finais são de uma tensão que faz Garcia merecer muitos elogios.

O trabalho da autora foi surpreendente. A trama me fez voltar no tempo e lembrar porque eu me apaixonei por livros (por mais que agora eu seja mais critica). Inquebráveis é muito bom para quem gosta do gênero, equilibra bem os elementos e tem uma narrativa gostosinha que deixou meu sábado ainda mais delicia.

3 comentários:

  1. Oie,
    Não lembro de ler nenhum livro da Kami, mas sim de ler colocado na lista. Gosto de livros com suspense, e até um pouquinho de terror às vezes cai bem, espero que esse livro traga isso também.
    Foi a primeira resenha que li sobre Inquebrável e me deixou bastante curiosa.
    Beeijoo!!!

    ResponderExcluir
  2. meio Cassandra, meio Dezesseis Luas e meio The Vampire Diaries né kkkkkkk
    se fosse há uma decada atrás eu até me interessaria por ele, mas hoje? quero não ;x

    ResponderExcluir
  3. A capa é linda, bem misteriosa. Mas o enredo não me convenceu; acho que foi porque detesto livros com triângulo amoroso, principalmente envolvendo dois irmãos... Fujo de livros desse tipo...

    Bjos!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!