12 de dez de 2014

After — Anna Todd


After: After #1
Autora: Anna Todd
Editora: Paralela
ISBN: 9788565530828
Paginas: 524
Comprar

Fanfics e One direction: duas coisas que não levo a sério. Desculpa, mas sinto que precisava esclarecer isso logo de cara para não ficar confusa depois. Em contrapartida: new adult, meu gênero favorito que levo MUITO a sério. Sou tão obcecada por essa moda literária que engulo o preconceito sem motivo para ficar ansiosa por After, fanfic sobre a boyband que fez um sucesso danado na gringa  e ganhou versão livro no mundo todo.

A sinopse é o básico clichê do gênero que está todo lá: garota certinha (que se recusa a admitir isso) começa a faculdade e tem a vida revirada pelo badboy que é amigo de sua colega de quarto. Ela tem namorado que é tão certin(zzzZZ) quanto ela e a aura rebelde desse outro a atrai mais do que ela gostaria de admitir. Você já viu isso antes, não?

Tessa é a ingenuidade em forma humana. Ela é tão inocente que beira a caretice, o que, ironicamente, combina com ela. Existem regras e Tessa vive conforme elas. Existem expectativas e Tessa as preenche. E o personagem principal, conforme manda o figurino, é o oposto. Hardin é um imbecil, babaca, rebelde sem causa. Não se esforça para ser simpático com ninguém, principalmente a caloura que usa vestido de ir para a igreja quando vai em festas. Sabe casal que funciona justamente por ser disfuncional? Exatamente.

Existe um tênue linha que Todd precisa cuidar para não ultrapassar. Ao criar um herói romântico babaca, ela não pode forçar a mão ao ponto que a idiotice do moço seja imperdoável depois. Há alguns parâmetros para grosseria sem motivo e sinto que a autora não soube bem a hora de parar em algumas partes. Claro que, em outros momentos, Hardin é uma graça, mas não chega a apagar as babaquices que ele falou para Tessa no capítulo anterior.

Eu queria que os personagens tivessem um relacionamento mais saudável, queria que Hardin fosse mais estável, mas mesmo com mais contras que prós, shippei enlouquecidamente. A forma como Todd construiu o romance tem algo de muito sedutor, assim como Hardin. Você lê sabendo que um relacionamento daqueles é bem deturpado, porém who cares? Se resolvam logo!

Entretanto, ao mesmo tempo que eu torcia por #Hessa, ver Tessa sozinha e gritando verdades para Hardin era excelente. É ótimo quando a protagonista se impõe e fala para Hardin tudo que nós queremos e não podemos, já que né, dimensões diferentes. Coisas tipo: COMO VOCÊ PODE SER TÃO RIDÍCULO CINCO MINUTOS DEPOIS DE SER UM AMOR? OLHA AQUI MINHA MÃO TENDO UM DATE COM A SUA CARA! Vai, Tessa, girl power!

O forte de Anna Todd é sua narrativa. After tem vários erros óbvios de condução, mas é viciante. É difícil de largar e ainda mais difícil de não se apegar. O livro é tão arrebatador quanto Hardin, uma montanha russa cheia de picos como seu protagonista. Por fim, mais que eu tenha noção que o relacionamento de Hessa não ficará muito mais tranquilo no futuro próximo, adianto que Todd já conquistou uma leitora para a série inteira. Que a autora tenha piedade do meu coração.

4 comentários:

  1. MIGA, ME ABRAÇA, PFVR!
    Fiquei até 3 da manhã lendo, acordei às 8 pensando nesse demônio Hessa e fui ler as últimas 100 páginas. Se eu curtisse plágio, poderia copiar e colar sua resenha no blog, pq né.
    A autora realmente não conhece limites e quando vc acha que o Hardin vai se desculpar pela babaquice, ele pisa mais ainda. Me sinto até culpada por estar torcendo pros dois darem um jeito na vida e ficarem juntos, pq ele é muito fdp... mas a Tessa é tão garota apaixonada de verdade, daquelas que tá odiando, briga, fala, mas não desiste. Parece uma menina idiota, mas a paixão na vida real é tipo assim. Enfim, já tô buscando spoilers e desejando que a continuação venha logo.

    Beijos,
    Ceile.

    ResponderExcluir
  2. eu já tinha lido esta sua resenha e jurava que tinha comentado nela, mas cade??
    sério, estou mega curiosa para ler este livro. estou meio que ~viciada~ nesse tal de whatpad, e quando vi que a resenha surgiu de lá, como não sentir vontade de ler??
    na verdade, a primeira vez que eu vi a capa dele eu achei que se tratava de uma distopia. sério, a capa me enganou legal, mas depois qeu li a sinopse, amei e já fiquei com vontade de ler! hahaha
    vou comprar e provavelmente vou devorar no mesmo dia. como não amar este tipo de trama???

    ResponderExcluir
  3. Assim é bacana, uma narrativa forte que compensa os erros de condução. rs
    Também gosto do gênero, mas estou um tanto cansada. Esses esteriótipos são tão batidos que perco o ânimo, sério. De qualquer forma, deve ser legal ver a personagem ter atitude!!
    Ainda não sei se quero ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Escolhi esse livro para começar 2015, agora só resta saber o que vou achar. Já sei que o Hardin é um babaca total, e que terei uma relação de amor e ódio com ele. Algumas vezes acho que vai ser mais ódio!Já a Tessa, eu sei que não devo esperar nada!kkkk Pelo menos, não até ele tirar ela do sério completamente. Aí sim, estou louca pra ver ela pirar pra cima dele.kkk Uma coisa que eu achei bem legal nesse livro, é que os dois são realmente e completamente diferentes um do outro. Tipo, como óleo e água. Fiquei curiosa pra saber como autora fez eles se encaixarem. Ou não...
    Uma coisa que eu também não entendi, é essa coisa do livro ser originalmente, uma fanfic do One direction. Juro que até hoje não entendi nada disso! Mas...
    Quero que chegue logo dia primeiro, para que eu possa começar esse livro e o turbilhões de emoções que irei sentir ao lê-lo. Vamos ver para que lado eu vou cair. Amor ou ódio.kk

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!