17 de nov de 2014

|Resenha + Sorteio| O diário secreto de Lizzie Bennet — Bernie Su, Kate Rorick


Autores: Bernie Su, Kate Rorick
Editora: Verus
ISBN: 9788576863410
Páginas: 364
Comprar

Genial. Essa é, simplesmente, a melhor palavra que encontro para descrever The Lizzie Bennet Diaries e tudo que envolve a web série. Aproximar leitores que fogem de clássicos à obra mais conhecida de Jane Austen e ainda fazê-los se apaixonar é algo incrível, e merece muitos prêmios por isso. No entanto, se eu não posso ir lá abraçar Bernie Su e toda equipe, pelo menos eu destino um coraçãozinho de favorito lá no skoob para esse pessoal maravilhoso. É essa minha forma de agradecer esse amor em forma de Orgulho e Preconceito no século XXI.

Caso você tenha passado 2013 dormindo (ou não tenha twitter), The Lizzie Bennet Diaries foi uma web série de 100 episódios que adaptava Orgulho e Preconceito para a nossa época. O diário secreto de Lizzie Bennet é o livro lançado após o sucesso estrondoso, que mostra a realidade de Lizzie por trás das câmeras. Nessa versão moderna, Lizzie Bennet é uma estudante de mestrado de comunicação em novas mídias e resolve criar um vlog para um trabalho da faculdade. Na internet, ela expõe sua vida: a mãe casamenteira que não vê a hora das três filhas desencalharem; A chegada de um novo e rico morador na pacata cidade que parece ser um potencial candidato para tirar uma das irmãs Bennet da mesa das solteiras; A chegado do melhor amigo insuportável desse novo morador: William Darcy.

Não é transcrição dos vídeos, é literalmente um por trás das câmeras. Todas as situações que Lizzie narrou em seus vídeos, ela conta para seu diário - com direito a mais informações e diálogos. É um abraço das duas formas que temos para conhecer Lizzie: vendo-a em seus vídeos, lendo seu diário. Eita, invasão de privacidade. Mas deixa, a gente te ama, Lizzie e quanto mais melhor ♥

Meu receio era que o livro se perdesse por partir de um roteiro. Romantização de seriados tendem a dar muito errado, mas com Lizzie Bennet o resultado superou o certo. Superou a maravilha, a excelência, a genialidade e todas essas palavras que eu vou repetir inúmeras vezes durante os parágrafos que se seguirem. É um livro de verdade, um diário de verdade, com todas as características narrativas que ajudam na fluência. Você não tem impressão que está faltando alguma coisa, que aquilo foi tirado de vídeos do youtube roteirizados. É essa a parte mais legal: tudo é extremamente bem feito.

Minha grande experiência com a versão original e secular de Orgulho e Preconceito é o filme com a Keira Knightley. Eu não li o livro de Austen, mas pelo que sei, a adaptação cinematográfica é bem fiel e me deu uma longa base para analisar o seriado e, agora, o diário. Por esta eu afirmo: é muito fiel. São detalhes pequenos, mas todos retratados de alguma forma para essa história atual e moderna.

Falando nisso, é incrível ver o trabalho em trazer a história para nosso dia a dia. Não basta acontecer no século XXI, O diário secreto de Lizzie Bennet retrata o exato mundo como a gente conhece, com uma influência absurda das novas mídias e tecnologias. E assim como no livro original, nessa versão a mocinha ainda é afrente de seu tempo. Lizzie é descolada, moderna, determinada - e tudo de um jeito muito dias atuais. AI MEU DEUS ISSO É MUITO GENIAL!!!

Como eu já tinha assistido a web série e não estava com tempo sobrando para ler o livro e rever os episódios simultaneamente, acabei deixando para assistir só umas passagens especiais depois de terminar o livro. Digo para você: é uma experiência maravilhosa. Coisas que são apenas citadas na web serie são retratadas com exatidão no livro, e vice versa, tornando a leitura absurdamente mais enriquecedora. São meios que se completam perfeitamente e, fica dica, deveria ser mais adotado. Quero web série de tudo, bjs


Maravilhoso. Excelente. Sensacional. Incrível. Genial. Eu continuaria, mas daqui a pouco o blogger vai acusar que já repeti palavras demais e devo parar. Mas o que posso fazer se O diário secreto de Lizzie Bennet é digno de tanto amor? Um dos melhores livros de 2014 e, ainda, uma das melhores coisas já criadas na Terra. E encerro minha sessão de elogios pedindo agora o Diário secreto de Emma.


Sorteio?

A intenção era que o sorteio fosse ao ar no sábado para encerrar a semana repleta de resenhas com chave de ouro, mas quem diz que eu dediquei meu tempo para o rafflecopter quando podia dormir? Mas ok, é segunda e vamos lá. Você quer ganhar o Diário secreto de Lizzie. ENTÃO VEM!

Regras:

  • É necessário endereço de entrega no Brasil;
  • Todas as informações requisitadas serão conferidas, e quem não estiver seguindo todas as regras será desclassificado;
  • O sorteio será feito pelo Rafflecopter e o resultado será divulgado no blog, em até 3 dias após o término da promoção, no dia 10/12;
  • O ganhador tem um prazo de 72 horas após a divulgação do resultado para entrar em contato com o blog e enviar o endereço;
  • O prêmio será enviado para o ganhador no prazo de 30 dias;
  • Não nos responsabilizamos por extravios cometidos pelos Correios.  
Beijinhos e boa sorte 

12 comentários:

  1. Nossa o livro parece ser realmente muito bom...Estou louca para ler.
    Beijos e Participando..
    Sabrina Caparros
    sabrina.caparros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Vi alguns "episódios" da websérie e me apaixonei. Aliás, sou doida pelas obras da Jane Austen. Não tenho ideia de como essa "releitura moderna" foi parar nas páginas de um livro, mas que parece ter dado certo, isso é fato.
    Adorei e pretendo ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Joana!
    Eu amo Orgulho e Preconceito e nunca tinha ouvido falar dessa web série até ver a sinopse desse livro (sim, eu estava meio desconectada desse mundo hahaha).
    Pelo que parece, e por todos os elogios que vc teceu sobre o livro e sobre a série, com certeza vou amar! Vou procurar assistir o mais rápido possível e quando conseguir esse livro, com certeza vou devorá-lo.
    Ótima resenha! Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Eu também só vi o filme, e estou louca para ler o livro original e agora este livro *-*
    Você não a primeira e se desmanchar em elogios sobre o livro, então não vejo a hora de poder ler ele também :)
    E pensar que quando vi pela primeira vez a capa nem achei graça rs
    Beijos!
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amo qualquer história que tenha relação com Orgulho e Preconceito, sou apaixonada mesmo por Mr. Darcy, comecei a ver a web série e espero que seja tão boa quanto o filme <3
    Eu quero o livro tbm!
    aline_malaman15@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada pelos livros da Jane Austen, principalmente Orgulho e preconceito, quando soube que iam lançar esse livro pirei! Enquanto ou lia o livro eu ficava pensando o quão diferente era os costumes de antigamente, e agora com esse livro vou poder ler como eles se comportam na atualidade.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. AI COMO EU AMO
    Eu amo demaais (coloque mais 'a' aí) Orgulho e Preconceito. Já li e reli o livro, já vi e revi o filme com a Keira (ainda não vi a mini-série da BBC, tenho preguiça), e sou completamente apaixonada pelo Mr. Darcy, pela Lizzie e pelo romance entre os dois. A websérie é genial, também assisti, e PRECISO ler esse livro (mas tô precisando fazer tantas coisas esses dias, ver filme e ler livro... Cadê dinheiro?) <3 Vou participar do sorteio e torcer pra ganhar!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Acho a capa desse livro uma fofura, muito linda mesmo. Não li Orgulho e Preconceito, mas tenho muita vontade. Fiquei curiosa pra conhecer essa historia, vi muito comentário positivo sobre esse livro, quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Estou curiosa para ler esse livro, pois achei diferente a ideia que a autora teve uma criatividade imensa em fazer um a releitur do livro Orgulho e preconceito (esmo eu sabendo pouco sobre esse livro) gostei,espero ler em breve!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Joana!
    Confesso que não assisti a série, mas a sua resenha me deixou com muita vontade de conhecer esta história.
    Pelo visto, o livro é maravilhoso e os autores estão de parabéns por construir um enredo diferenciado!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Joana. Ainda não li Orgulho e Preconceito apesar da minha ansiedade para ler - com leitores é assim né, sempre algum livro é adiado - e essa resenha, o livro parece ser muito bom!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!