10 de set de 2014

Os segredos de Colin Bridgerton — Julia Quinn

Os segredos de Colin Bridgerton — Os Bridgertons #4
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413076
Páginas: 336
Nota: 

Ai, a Julia Quinn... E os Bridgertons... Dupla maravilhosa, não? Ou então mulher maravilhosa, que criou essa família que proporciona livros ainda mais maravilhosos. Desde que comecei a ler romances históricos, a única autora que eu acompanhei incansavelmente e nunca perdeu a mão foi, até agora, essa aqui. E vamos ser sinceros: eu não acho que, um dia, ela vá me decepcionar. Pelo menos, não quando estamos falando da família mais animada e casamenteira da Londres Vitoriana.

No quarto livro da série, reencontramos Colin. Ah, doce Colin, que sempre foi o mais bem humorado dentre os irmãos e arrancava suspiros antes mesmo de ser protagonista. Dessa vez, então, nem se fala. Nós nos apaixonamos por ele assim como Penelope, solteirona de 28 anos que, como não casou, já se decidiu em passar o resto da vida soltando suspiros discretos pelo irmão mais velho da melhor amiga.

É tão clichê e previsível quanto romances históricos devem ser. Veja bem: não “podem ser”, não “conseguem ser”, DEVEM ser. Faz parte da fórmula básica do gênero, pois se eu for surpreendida e houver uma grande reviravolta, pode ser que o final pré-estipulado não saia, e eu definitivamente não quero isso. A graça desse estilo literário é que você começa a shippar o casal principal desde a primeira linha, ou até mesmo antes (quando estamos falando de séries), e tem muito tempo para desenvolver empatia e torcer pela felicidade deles.

O casal é incrível! Na página cinco, você já escolheu o nome dos cinco filhos de Penelope e Colin. E dos animais de estimação também. Já tínhamos visto Penelope antes, durante a coluna de Lady Whistledown, sempre tendo seus vestidos coloridos criticados por parecerem frutas cítricas. Contudo, ainda não tínhamos a conhecido como a personagem simpática, doce, inteligente... Uma típica garota de Quinn. Foi bem notável gostar dela logo de cara, pois eu não cultivava uma imagem muito positiva de sua família - mas acredito que isso tenha sido só mais uma habilidade da autora: ela sugere que devemos gostar de Penelope, gostamos de Penelope, mesmo com sua chata mãe. E quanto a Colin, como não amar? Ele tem todas aquelas características galantes já conhecidas dos seus irmãos mais velhos, porém é mais divertido, aventureiro e criativo. Pacote completo: verdade.

Não digo que seja a melhor parte do livro, mas foi incrivelmente divertido ver o cerco fechar para Lady Whistledown. A colunista favorita da alta sociedade londrina finalmente foi revelada, e estou muito contente por ter sido surpreendida (esse tipo de surpresa vale, ok?). Eu tinha teorias, personagens para ficar de olho, mas Julia Quinn tinha uma ideia melhor. Foi muito bem desenvolvido e argumentado, e tem todo o mérito que merece.

Meus dedos estão coçando para que eu escreva que esse é o melhor romance dos Bridgertons até agora, mas estou com muita culpa para colocar essas palavras numa frase convicta e clara. Logo, para bom entendedor, meia palavra basta. É muito bem escrito, muito shipável, muito mozinho, tudo aquilo que a gente mais ama e Julia Quinn sabe fazer de melhor. Os segredos de Colin Bridgerton é oh: incrível. Assim como todos os Bridgertons.
Em tempo: A história se cruza com Just like heaven, primeiro volume da quadrilogia Smythe-Smith, mais uma série da Julia que a gente vai amar e será publicada no Brasil em breve. Preciso dizer que todas as referências aos outros personagens me deixavam com os olhos brilhando?

Beijinhos 

4 comentários:

  1. OMG! necessito começar a ler está série logo!!! ;~~
    parece ser ótima, linda demais! *-*
    cada resenha que você escreve eu fico mais curiosa ainda para ler ;~~
    e é impressão minha ou nas outras resenhas você também falou que era o melhor livro da série? hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só sua impressão, cof cof. SOU MÓ IMPRESSIONÁVEL, VERDADE

      Excluir
  2. Amo romances históricos, essa série é ótima, estou super ansiosa pra ler esse quarto livro!

    ResponderExcluir
  3. Gente do céu, não vejo a hora de pegar o meu exemplar e descobrir de uma vez por todas quem é a misteriosa fofoqueira de plantão!!!
    Eu amo esta série e estes Bridgertons maravilhosos!!!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!