24 de set de 2014

Dark House — Karina Helle

Dark House — Experimente o terror #1
Autora: Karina Helle
Editora: Única
ISBN: 9788567028392
Páginas: 349
Nota: 
Comprar

"Experimente o terror".
Desculpe, mas achei pretensioso. Sabe, eu tenho sério problemas com esse tipo de chamada, pois eu amo livros de terror, e nunca cheguei a ser tão aterrorizada quanto a tal frase de capa promete. Normalmente, livros desse gênero vem com esse tipo de primeira impressão para fazer com que o leitor já se emocione em passar noites sem dormir, ou então trocar a lâmpada do abajur para algo mais forte, que permita ver se há sombrar embaixo da cama. A questão é: livro nenhum põe terror a esse ponto. E isso é uma pena, porque estou constantemente frustrada.

Mas enfim, tirando o nome presunçoso da série, Dark House é o primeiro volume de uma trilogia (creio eu), que vai focar em Perry Palomina, uma garota de 22 anos que já se meteu em todo tipo de problema quando adolescente. Agora, formada e seguindo sua vida pacata como recepcionista, ela vê uma reviravolta acontecer ao seu redor após publicar uma história de terror que aconteceu com ela, no farol abandonado do tio, no blog de moda da irmã caçula. De repente, todo mundo conhece o nome de Perry e quer mais de sua aventura assustadora no farol que parece ser lar de algumas almas penadas, chamando atenção de Dex, um produtor de web séries que quer transformar a experiência de terror da garota em um show da internet. 

A premissa é muito interessante. Adoro ver histórias que se interligam com internet já que, veja bem, a nossa vida é assim também. Acho muito sem noção quando cruzo com um livro jovem adulto cujos protagonistas não tem nem facebook, o que acaba distanciando da realidade. Em Dark House, é praticamente a vida como conhecemos. Redes sociais tem um peso forte para a trama, e ainda com um pouco de acesso aos bastidores da criação de web séries. Ponto para Karina, ela soube se tornar real.

Já em termos de terror, é muito bom que a questão da web série dê um equilíbrio para que a trama não se tornasse forçada, numa tentativa de passar terror e suspense onde não tem. Karina soube em que investir, como uma senhora bizarra que aparece do nada e diz as coisas mais sem sentido. As lendas sobre o farol, o grande cenário da trama, foram feitas para colocar a pulga atrás da orelha, mas não senti que a autora queria me colocar medo de verdade. É um livro introdutório, a trama recém está sendo iniciada, e o grande susto (se é que ele vem) está apenas sendo moldado. Eu gostei disso, mas me fez criar mais implicância com o nome da série.

Adorei Perry como protagonista. Ela é muito forte e independente, e tem um passado bastante pesado, com direito a drogas e cutting. Do outro lado está Dex, que beira a ser um enigma. O personagem é bastante fechado, introspectivo, e demora a ganhar afeição do leitor. Demorou comigo, pelo menos. Isso me impediu de criar ship logo de cara? Nem um pouco. O romance está lá, mas a autora desenvolveu muito pouco nesse primeiro livro, deixando bem em segundo plano. Queria aumentar as expectativas para a continuação, né Karina? Três sílabas para você: con-se-guiu!

O livro me lembrou bastante Mara Dyer, com aquela sugestão de loucura mesclada a sobrenatural, só que sem a forçação de barra para parecer assustador. É um livro bem equilibrado, que mistura diversão com momentos mais sombrios e alguns personagens verdadeiramente bizarros. Tem reviravolta, tem gancho, e estou muito ansiosa pela continuação. Que ótimo que a editora Única não é de demorar, né? NÉ?
Beijinhos ♥

7 comentários:

  1. aaah, eu também me frustro constantemente.... faz muito tempo que nenhum livro me tira o sono
    acho que a parte romântica da trama me agradará bem mais do que a parte assustadora dela hahaha
    não sei, não li a sinopse dele, mas não vi nada de tão emocionante assim...
    a trama é diferente sim, fiquei curiosa para ler sim, mas não me deixou DOIDA sabe? kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse, mais vi que a série é imensaaaa, odeio aguardar continuações =/

    ResponderExcluir
  3. Quero experimentar o terror sim '-'
    Que capa mais lindaaaa....
    Adoreei...s2

    ResponderExcluir
  4. "dark house" parece ser bom... fiquei curiosa p/ conhece-lo. achei interessante tb, pq a autora soube dosar fantasia/realidade.

    ResponderExcluir
  5. Adorando conhecer a história deste livro.Pela resenha que você colocou aqui já deu pra ter um gostinho do que me aguarda. Amei. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Desde que vi a capa e a premissa desse livro fiquei louca pra lê-lo.. Gostei muito de sua resneha, pq vc me instigou mais ainda... vejo que será recheado de suspense.. Prciso sabr como se desenrolará essa história...

    bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!