4 de ago de 2014

O códex dos Caçadores de Sombras — Cassandra Clare e Joshua Lewis

Autores: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403957
Páginas: 288
Nota: 
Comprar

Livros extras não são minhas primeiras opções de leitura. E, por livros extras, me refiro àqueles títulos que foram lançados apenas com informações adicionais, para nos fazer comprar e ler simplesmente porque é-mais-um-na-fila-do-pão. Normalmente não me deixo seduzir por tais lançamentos, só que né, esse tinha o nome da Cassandra Clare na capa. Eu leria até uma lista de supermercado desde que tivesse a assinatura da melhorescritoradetodosostempos, aka, Cassie.

Codex dos Caçadores de Sombra foi minha escolha para finalizar meu relacionamento com os shadowhunters. Enquanto novas trilogias não são lançadas, digo. Depois de terminar Cidade do Fogo Celestial e ter o coração esmigalhado, destruído, estilhaçado, etc, eu queria me jogar no bônus. O mesmo livro que a gente já tinha visto Clary e cia ler quando foi introduzida no mundo que os mundanos não veem. Agora é a nossa vez de nos sentirmos caçadores de sombra... Já posso treinar pra Ascensão e casar com um Herondale? POR FAVOR?
De qualquer maneira, por mais que Cassandra seja maravilhosa e tudo mais, o problema dos livros bônus se repetiu nesse também. Das duas, uma: livros extras são contos (o modo mais aceitável) ou então lembram livros didáticos. Codex meio que se encaixa nesse segundo caso. Todo o livro se resume num guia que abrange todos TODOS os assuntos que envolvem os shadowhunters. Explicações, informações, história... É legal, mas nada novo o suficiente para se tornar instigante. Sendo sincera, as únicas partes históricas que me deixavam pulando eram as que citavam Henry Bradwell como inventor, já que é, TID!!!!!

Mas Joana, se é só isso, por que você gostou ao ponto de quatro estrelas? Porque não é só isso, meu caro amigo leitor. Tem mais que isso – e é aí que mora o amor. Sabe de quem é o Codex que você está lendo? É da Clary! Sabe quem é o professor nephlim da Clary? O Jace! E quem é que pegou o livro para dar pitaco e dividir sua opinião? O Simon! Esses três lindos, que representam toda a essência de Os Instrumentos Mortais, são como personagens nesse livro também. Eles escrevem notas de rodapé, respondem exercícios de memorização e batem diálogos nas margens do livro. Isso totalmente fez o diferencial da obra, pois estavam todas as características especiais da escrita de Cassandra: o senso de humor, a ironia, os comentários dignos de Simon, e né, CLACE! Tudo isso num guia! Pode até ser que saber todos os tipos de demônios menores seja irrelevante (cá entre nós: é mesmo), mas ver essa interação dos três? Satisfaz a leitura!

Quase 300 páginas. Maior parte disso se prende em descrever atos da Clave, criaturas sobrenaturais, blablabla de Caçador de Sombras e tudo mais, porém o pouco que foge disso deixa o livro muito incrível. Tive a impressão de ver na minha frente Luke praguejando e resmungando quando Clary leu a parte de lobisomens para ele. Entende o que eu quero dizer? É belezura, meus amigos. E nem estou me referindo às ilustrações feitas pela protagonista, com os traços de Cassandra Jean que todo o fandom já conhece. Imagino que você também, pois esse livro foi feito por e para o fandom. Obrigada, Cassandra.

Beijinhos ♥ 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!