28 de jul de 2014

Cidade do Fogo Celestial — Cassandra Clare

Cidade do Fogo Celestial - Os Instrumentos Mortais #6
SEM SPOILLER
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501092731
Páginas: 532
Nota: Todas as estrelas do céu. Conte.

Quando eu recebi Cidade do Fogo Celestial, a editora tinha mandado um bilhete junto recomendando que o leitor estivesse calmo para virar a próxima página. Se estivesse preparado, que lesse agora. Eu sei que isso é tudo papo de marketing, mas no fundo é um aviso sério. Eu não me sentia preparada para começar o ultimo livro da melhor série de todos os tempos e dar adeus para os personagens que realmente me mostraram o que é ser obcecada por um fandom. Eu adiei, adiei, adiei, achei desculpas e fiz planos. Abri o livro. Palavras me faltam nesse momento.  
O sexto e último volume de Os Instrumentos Mortais veio apenas para finalizar todos os arcos abertos durante essa segunda parte da série. É um livro de encerramento. A grande batalha. A aniquilação humana que Sebastian pretende fazer para conquistar a irmã. Tudo aquilo que esperamos, por tudo aquilo que lemos: chegou ao final. ÉPICAMENTE, se me permite adiantar.  
Eu sabia de muita coisa antes de começar esse livro, tinha visto (SEM QUERER) vários spoillers e comentários com segundas intenções, mas nada me preparou para a beleza do que eu iria encontrar. Cidade do Fogo Celestial é LINDO. Acredito de verdade que temos certo receio de Cassandra por conta de tudo que ela já fez com nossos corações, mas o fato é que ninguém pode tirar o mérito de saber como finalizar uma história dessa mulher. É tudo muito bem amarrado, com monólogos incríveis e diálogos sensacionais. Tão, tão perfeito que até Jace ficaria admirado.
Falando nessa criatura incrível, e nas outras criaturas incríveis que habitam essas páginas, é necessário dizer que todos estão em suas melhores formas. Por bom número de páginas, nem parece um livro de despedida, aqueles em que os autores colocam, intencionalmente, em todos os diálogos, uma sensação de adeus. Não aqui. Temos Jace, Clary, Simon, Izzy, Alec e Magnus como são e realmente foram durante os seis livros inteiros. Sem dúvidas, o melhor sexteto da literatura. E, bem, não podemos deixar de falar de Sebastian. Eu sei que ele é vilão, eu sei que é sádico e cruel, mas gente! Existe uma palavra pra isso e é incompreensão. Sebby é incompreendido, apenas isso. Claro que eu não o amo quando ele faz coisas más com pessoas que não merecem, mas no fundo, no fundo, é impossível odiá-lo. Proteste o quanto quiser, mas você também sabe disso.  
Mas posso dizer qual a melhor parte? O cruzamento com as outras trilogias – seja a finalizada, As Peças Infernais, ou a que está por vir, The Dark Artifices. Qualquer mínima menção que faziam com personagens antigos já me jogava para o chão. Por isso eu acho muito importante ler Princesa Mecânica antes de Cidade do Fogo Celestial. Até ‘das Almas Perdidas, se você ainda não leu. É uma quantidade de feelings inexplicáveis! Até aquele maldito gato me fazia pirar quando o ar de sua graça. E NEM VOU FALAR DO IRMÃO ZACHARIAH POIS ISSO É MUITO DEMAIS PARA MIM, NUM GUENTO. Quanto a TDA, temos os futuros protagonistas, Julian e Emma, ainda crianças, dando bagagem para a história que vão protagonizar na Los Angeles de 2012. ESTOU MUITO MUITO MUITO ANSIOSÍSSIMA – CASSANDRA, PROVIDENCIE ESSE LIVRO DE UMA VEZ!  
Estou me abstendo de muitos comentários por que não sei bem o que falar. Uma resenha é pra passar o que senti com a leitura, e tudo que tenho para transmitir com Cidade do Fogo Celestial são feelings. Muitos, muitos feelings. É um livro de cair no chão, gargalhar com a veia cômica conhecida da autora, chorar porque acabou e porque bla bla bla. É um livro DESTRUIDOR, e foi preciso muito autocontrole para só ter alguns trechos em letras maiúsculas enquanto eu falava a respeito dele. Livro lindo, série maravilhosa, personagens muito incríveis e faltam elogios no mundo. JACE, QUERIDO, VOU CONTINUAR TE AMANDO MESMO QUE NÃO NOS ENCONTREMOS MAIS TÃO CEDO, VIU? NÃO SE PREOCUPE! (Nem você, Magnus. Nem você, Simon. Nem você, Clary. Nem você, Alec. Você também não, Izzy. EU VOU AMAR TODO MUNDO PARA SEMPRE, OK?) 
Definitivamente: MELHOR SÉRIE DE TODAS, RAZIEL! 
Beijinhos ♥

2 comentários:

  1. aaah, li seu post só por causa desses gifs hahaha
    admito que li só o primeiro livro da série e não gostei ;x
    mas sempre que via seus comentários ficava com uma certa curiosidade para ler ele...
    que pena que a série acabou. quem sabe agora eu me empolgue para ler toda ela! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Olá Joana tudo bem?
    Eu estava esperando essa série ser finalizada para poder comprá-la,estou louca para ler \o/ Adorei a sua resenha,super informativa e gostei de saber um pouco mais sobre os outros livros da autora,obriga por informar hehehehe
    Beijinhos!
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!