13 de jun de 2014

Proposta inconveniente — Patricia Cabot


Autora: Patricia Cabot
Editora: Record
ISBN: 9788501095015
Páginas: 350
Nota: 
Comprar

Eu já expliquei a tempos como funciona meu relacionamento cheio de expectativa e frustração com os romances históricos assinados pelo pseudônimo de Meg Cabot, e agora vou contar como funciona quando essas expectativas são alcançadas e o livro se torna algo muito FUCKING INCRÍVEL. Para entender tal efeito do livro na minha pessoa, foque nesse gif (que não é exatamente um gif). Este sou eu agora, eu sou este nesse momento. BUTIRAMPENDAU-IEU!

Proposta inconveniente, O MELHOR ROMANCE HISTÓRICO QUE CABOT JÁ ESCREVEU, conta sobre Payton, que foi criada praticamente em alto mar, pelo pai e irmãos mais velhos. Ela nunca teve muito contato com o mundo feminino, de fitas e anáguas, e por isso, sempre foi muito diferente das outras moças solteiras. Principalmente, muito diferente da srta. Whitby, noiva de Connor Drake, capitão de um dos barcos de seu pai, além de melhor amigo de seus irmãos. Paixão antiga de Payton também.

A sinopse já revela que Payton não é uma mocinha de romance histórico comum. Na verdade, comum é uma palavra que não se aplica à ela. Até seu irmão mais velho, Ross, casar com Georgianne, ela não tinha nenhuma influencia feminina na sua vida. Ela pragueja, usa calças, e quer um navio no seu aniversário de 19 anos. Ela é totalmente afrente da época, acreditando no feminismo, na sua capacidade de exercer função de marinheira, sendo simplesmente brilhante e irônica como toda protagonista, independente do gênero, deveria ser. Mas, né, é ainda melhor se tratando da Londres de 1830.

Esse livro é simplesmente a melhor coisa que Meg já escreveu como Patricia (e olha que sou apaixonada por Retrato do meu coração). O humor está mais afiado que nunca, a protagonista é tão ousada e sarcástica quanto suas personagens de young adults contemporâneos, e os irmãos de Payton tem os diálogos mais incríveis e realisticamente engraçados. Quando Drake está junto, então, nem se fala. Os cinco (seis quando Georgianne está junto) trocam farpas, piadas internas e falam ao mesmo tempo até que todos fiquem confusos. Mas o leitor não, ele não se perde - pois Cabot se encarregou de apenas diverti-lo, não tornar um jogo da copa do mundo com jogadores muito rápidos. 

Admiro meu controle de não ter tocado nesse ponto até dado parágrafo. O elemento que ganhou, que fez diferente, que foi tão one of a kind que deveria ter sido o ponto alto da resenha, repetido desde o primeiro parágrafo. Vamos lá: esse é um romance histórico com *BUTIRAMPENDAU-DAU* piratas. PIRATAS, CARA, PIRATAS! Como a vida no mar é um elemento muito forte, e livros da autora normalmente tem um plot mais policial, dessa vez ela misturou com piratas. Sim, gente, os amigos do Hook. Piratas, saqueadores, caras maus. É TÃO AWESOME, tão único e inusitado. 

Existem muitas coisas que fazem de Proposta inconveniente um livro pra lá de sensacional. Ele é diferente, em meio a tantos clichês que cercam o gênero, ele se destaca sendo extremamente divertido e bem escrito. O romance é maravilhoso e muito bem conduzido, se diferenciando pelo fato de Payton já começar a história apaixonada, e não o comum de só ter sentimentos depois. E, bem além, de lindo e bem humorados, TEM PIRATAS. Encerro meu caso. Você deve ler.
Beijinhos ♥ 

17 comentários:

  1. Até hoje só li um da Patricia Cabot e achei bem mais ou menos, mas tem PIRATAS então entra na lista! Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. tenho curiosidade em ler este livro dela. gosto dos livros da Meg, mas nunca li nenhum dos livros dela escrito como Patricia
    fiquei super empolgada por causa da sua empolgação hahaha
    acho que deu para perceber, mais ou menos, o quanto você gostou do livro! hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro, gosto muito dos livros da Meg (ou Patricia), não conhecia este ainda, mas agora fiquei louca para ler

    ResponderExcluir
  4. Fiquei apaixonada pela personagem! Amei de verdade. Já sou gamada nas obras da autora, mais este realmente parece ser divino. Já fiquei ansiosa só com seus comentários. Muito bom mesmo. Sua resenha me conquistou! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Engraçado o.o Eu jurava que tinha comentado através dos comentários do facebook aqui na resenha! Acho que estou ficando doida hahaha! Bom, vamos de novo! :)

    Eu achei essa resenha DEMAIS! De verdade! Caí na risada quando me identifiquei ali no 5ª parágrafo! Porque sabe...eu ADORO PIRATAS, CARA! Tão legal ver que não sou a única!
    Além disso, eu adoro romances históricos e também os livros da Cabot em geral, o que significa que "Proposta inconveniente" com certeza estará na minha estante! <3
    Parabéns pela resenha! Yo-ho! :D

    ResponderExcluir
  6. PIRATAS!!! Não tem como não ficar animada com um livro da Meg como Patricia, gostei dos que já li, mas alguns são bem melhores que outros... A sua resenha me deixou muito curiosa, só li um livro com piratas, gostei bastante, mas não tem como falar do tema sem lembrar do Jack Sparrow kkk
    Agora vou ficar cantando a musiquinha do gif, é muito viciante!
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa gosto muito de romance histórico, esse parece ser maravilhoso mesmo, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  8. Nossa gosto muito de romance histórico, esse parece mesmo ser maravilhoso, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  9. Amo os livros tanto da Patricia Cabot, com os da Meg Cabot, linda capa, linda estória

    ResponderExcluir
  10. Eu amo tudo que a Patrícia escreve..os livro são envolventes, as histórias são completas e nos prende a cada página..E menina, os piratas foram um tiro certeiro no meu coração tb....Quando li esse livro em ebook, fiquei fascina pela Payton,pois ela é muito decidida. Fiquei feliz ao ver sua opinião coincindindo com a minha.Preciso desesperadamente ter esse livro na minha estante. <3
    Aliás, a capa ficou LINDA..excelente trabalho da Record.Parabéns pela resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Apesar de, há anos, uma tentar me convencer, me "empurrar" sua coleção, as sinopses não me chamam a atenção. As capas são sempre lindíssimas, mas as sinopses, por um motivo ou outro, não me agradam e foi isso o que aconteceu com este livro tbm.

    ResponderExcluir
  12. Amo os livros da Meg como Patricia, já não gosto tanto dos contemporâneos dela... Achei a proposta do livro interessante... Bem diferente de qq outro que eu já li, até mesmo da Meg! Tô louca pra ler *-*

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei o livro,tanto pelo fato da história ser incrível como também por Payton não ser a tipica dama de época cheia de feminilidade,ela é corajosa e forte pois só assim vai conseguir salvar Drake dos Piratas.
    Cabot arrasou nesse livro,quero muito lê-lo em breve :)
    bjoos!

    ResponderExcluir
  14. Preciso deste livro urgente, adoro os livros da Meg e a capa deste é linda além de a historia ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  15. Preciso desse livro, já tinha visto algo sobre ele mas depois dessa resenha me interessei mais ainda.
    Quero muito lê-lo em breve :)

    ResponderExcluir
  16. nunca li nenhum livro da autora, mas morro de vontade pois além de uma capa linda tem aquele jeito de romance histórico que te conquista!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gentee..para começar é romancee que euu amooo' e além do mais envolvidaa por piratas!! essa história deve ser emocionantee..nunk li o livroo..mais dá pra imaginar a cena de você descobrii o seu amor em um navio sendo atacadoo..kkkk..
    espero ter a oportunidade de ler...*--*
    beiijoks

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!