12 de jun de 2014

Duelo ao luar — Andrea Cremer


Duelo ao luar — Nightshade #3
Autora: Andrea Cremer
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403216
Páginas: 448
Nota: 
Anteriores: Sob a luz da lua, Lua de sangue 
Comprar

Acho que, como segundos livros não costumam ser sensacionais, somos naturalmente preparados para não diminuir as expectativas no meio de uma trilogia. Não foi tudo isso? Não empolgou pra ler logo o último volume? Ok, tudo bem, foi só mais um na pilha. Você continua na vibe para o terceiro livro simplesmente porque aquele primeiro foi maravilhoso, incrível, uma das melhores leituras do ano. Contudo, alguém sabe me dizer onde foi parar a Andrea Cremer que escreveu Sob a luz da lua?

Em Duelo ao luar, último volume de Nightshade, a autora nos apresenta a batalha que vem articulando desde o primeiro livro. Além disso, Calla precisa escolher de uma vez que lado do triângulo amoroso vai pender: Shay ou Ren. É um livro de conclusão, cercado de tramas costumeiras de finalização, só que não daquele jeito cativante que eu sei que Cremer tem potencial de escrever.

Na verdade, eu acredito que a autora tenha se perdido lá no final do primeiro livro. Foi lá que ela mostrou que não seria a mais ousada, não faria nada original demais e seguiria a linha características dos sobrenaturais adolescentes (que estavam em overdose na época).  Foi naquele final, naquele ato rebelde de Calla, que Andrea decidiu o rumo que tomaria até o final. Não foi nenhuma surpresa o desenvolvimento dessa série, pois os plots só seguiam para onde deveriam e os personagens se mantiveram totalmente as mesmas pessoas. Ninguém evoluiu, ninguém mudou, just the same.

E nessa onda de simplesmente deixar a maré levar, o final acabou sendo repleto de conveniências para poupar os personagens de tomarem decisões grandes. Foi certo descaso com alguns personagens, e o que pode ter sido tomado como "nossa, que ousadia, nunca esperava isso" foi só uma forma de não precisar que Calla tomasse as rédias da própria vida e fizesse escolhas que poderiam desagradar os fãs da série. Foi nessa tentativa de ganhar pelo choque, que a autora perdeu a credibilidade. Assim como Calla, que não é aquela garota badass que foi pintada lá no inicio.

Quando eu decidi para qual ship torcia, eu já estava de saco cheio de Calla. Acabei deixando minha empatia para os personagens secundários, que fizeram o brilho da história. As tiradas engraçadas, irônicas, as doses de amor da narrativa: tudo obra dos guardiões da equipe de batalha. Eles são muito excelentes, e achei bonitinho que a autora se esforçou em dar um final para eles também. Um final decente, digo. Diferente de alguém que eu amava, digo.

Nightshade é uma trilogia que decaiu muito e em pouco se assemelha o modo como começou e como terminou. Sob a luz da lua é ótimo e eu realmente recomendo, só que as continuações só vão perdendo a graça, o brilho e o charme. A autora tem seu mérito por segurar o leitor durante 450 páginas em que o enredo tem vários elementos chatinhos, pois é um livro muito bem escrito. Apenas não muito bem desenvolvido. 
Beijinhos ♥ 

2 comentários:

  1. desde que vi sobre o primeiro já tinha ficado desinteressada. agora, menos ainda!
    ultimamente ando fugindo de séries. a decepção anda grande... :(
    esta ai parece ser totalmente sem graça ;x

    ResponderExcluir
  2. Oi, Joana!
    Eu não conhecia e nem sabia que fazia parte de uma trilogia.
    A capa é belíssima.
    Mas, lobisomens?
    Talvez ... rsrsss...

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!