8 de jun de 2014

Desejos — Alexandra Bullen


Desejos #1
Autora: Alexandra Bullen
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501086938
Páginas: 320
Nota: 
Comprar

Mesmo com a capa legal e a sinopse guilty pleasure, Alexandra Bullen não tem arrecadado muitos corações com seu debut, Desejos. Eu acompanho esse livro desde que vi num blog gringo, com uma capa pra lá de maravilhosa, e desde então não vi muita gente declarando amor eterno e esse tipo de coisa, tanto nos ~states~ quanto aqui. Todo mundo marca com mediano, como três estrelas, como mais um na fila de tantos. Um tanto desanimador para um livro sobre vestidos que realizam desejos, né?

Quem narra essa história é Olivia, que acabou de mudar com os pais para uma cidade nova, para tentar seguir com a vida após a morte da irmã gêmea, Violet. Para ir a um evento da empresa em que a mãe trabalha, ela compra um vestido em uma boutique de peças sob medida. É o vestido mais lindo que ela já viu. Parece mágico, inclusive. Tão mágico que, quando estava usando, Olivia diz que tudo o que queria era ter a irmã de volta, uma borboleta sai voando e *tcharam* o fantasma de Violet está ali.

Mesmo com uma cara de filme da Disney, a premissa de partida tem doses de sofrimento pela perda de Violet na vida de Olivia. As duas eram inseparáveis, estavam sempre juntas, e de repente, não mais. É esse feeling que dá um jeito mais sério ao livro, partindo do infanto juvenil para realmente ter chances de tocar o leitor pelo drama familiar. Seria o diferencial da obra, que poderia, então, fugir do lugar-comum.

Só que tirando isso, Desejos não se destaca muito no quesito infanto juvenil meets young adult. O clichê de high school é exatamente isso: um clichê. Fazendo uma check list, temos todos os itens básicos para um livro basicão do gênero. Garota nova: check. Que gosta do cara popular: check. Que namora a queen b: check. Que se separam: check. Que dá uma abertura para a garota nova chegar: check. Assim como a queen b, que aceita a garota nova como amiga: check. Insira vestidos que realizam desejos e um fantasma da irmã morta (que é descolada: check) e terá a história de Desejos. 

Olivia tem seus momentos, mas está longe de ser a protagonista perfeita. Nem se você apertar bem os olhos e enxergar só com um fiozinho de luz, ela continua não sendo a protagonista perfeita. Junto de Violet, elas formam uma dupla de gêmeas bem estereotipadas na ficção. Uma é introvertida, a outra é extrovertida. Uma é quieta, a outra é totalmente descolada. Então, por motivos que nem preciso destacar mais, a gente se afeiçoa mais à Violet, que dá os toques de animação e diversão para a história. Se dependesse de Olivia, teríamos um monte de mimimi para, as vezes, ela tomar a frente e sustentar a história de forma dinâmica e interessante por algumas páginas.

Eu gostei em certas partes, mas na maior parte do tempo foi como se eu tivesse sentado na frente da televisão e colocado na Disney (provavelmente o filme seria estrelado pela Debby Ryan e Chloe Bridges faria a senhorita popular). Desejos é um livro muito rápido, tem uma narrativa muito tranquila, mas é muito apegado a atitudes comuns e clichês para que realmente se torne algo diferente e especial. Como é uma duologia, imagino que no próximo livro, Bullen coloque uma nova protagonista e ouse um pouco mais. Vá que role?
Beijinhos 

2 comentários:

  1. já li muitas resenhas deste livro e confesso que não tenho curiosidade em ler ele não.
    acho a trama dele tão bobinha... sinto que não vou gostar!
    mas ao mesmo tempo acho essa capa um amor e morro de vontade de ter ela na estante hahaha
    quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  2. acabei de escrever um comentario enorme e ele sumiu rs, eu sou sortuda rs.
    Mas vamos lá novamente. O livro não chega a chamar minha atenção, e tenho visto muita divulgação em cima do livro mas a classificação é sempre mediana ou baixa, então acho que passo, mas quem sabe se estiver baratinho no sub eu compre uma hora, beijos.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!