27 de jun de 2014

Desafio — C. J. Redwine


Desafio - Desafio #1
Autora: C. J. Redwine
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634395
Páginas: 368
Nota: 
Comprar

Eu vi esse livro na FNAC na mesma semana que a editora Novo Conceito divulgou que tinha comprado os direitos. Eu estava empolgadíssima, mas deixei para ler a versão nacional que, olha só, eu acreditava que sairia rápido. E foi passando, passando... Quantos meses entre setembro e hoje? O que não passava era minha empolgação com essa história que se assemelha a tanto com as outras mil distopias que se encontram no mercado. Mas vamos combinar: como não ficar curioso com uma capa incrível dessas?

Depois da morte de seu pai, Rachel ficou sob tutela de Logan, aprendiz de seu pai e antigo amor de sua vida. Porém ter Logan como protetor é só uma questão de tempo, pois ela tem certeza que o pai ainda está vivo. A chance de encontrá-lo é quando o detestável Comandante, o poder mór do vilarejo em que vivem, a manda atrás de um pacote que estava em responsabilidade de seu pai. Um pacote que é de exímia importante para o Comandante, que conquistou esse posto por ser o único capaz de manter o vilarejo protegido de um monstro que cospe fogo.

Por mais que tivesse altas expectativas, eu ainda tinha certo pé atrás com a história. Distopias tendem a se tornarem mais do mesmo, sabe? Principalmente agora, com toda essa oferta no mercado. É muito bom poder dizer, então, que Desafio é uma agradável surpresa. Esse livro é muito bom mesmo. O feeling distópico fechou muito bem com a insinuação fantástica e lembrança à ficção científica. Por incrível que pareça, dentre tantos, Desafio se destacou no meio.

Rachel é uma ótima protagonista: decidida, forte, corajosa, certa de seus objetivos e sem medo de sangue. Boa, garota! E Logan também não fica para trás na sagacidade. Ele é inteligente, criativo, determinado e, olhem só, não é perfeito. O personagem chega a ser controverso as vezes e não carrega o estigma de herói, que precisa salvar a menina toda santa vez. Acho que foi isso que deixou o casal tão interessante. Será que shippei?

A narrativa de Redwine também é muito gostosa. Eu li o livro inteiro antes de dormir, já que a simples ideia de deixá-lo de lado era inadmissível. A autora soube conduzir muito bem seu enredo, amarrar pontas e criar cliffhangers no meio da história que poderiam muito bem render finais maravilhosos. Na verdade, isso é algo que vale citar: o desenvolvimento vai muito além do esperado, a autora realmente avança na história. Coisas que poderiam servir como finais, para puxar o leitor na continuação, estavam no meio da história, ocasionando mais plots e mais reviravoltas. Não de um jeito corrido, mas de uma forma realmente empolgante e inesperada.

Redwine pontuou muito bem em seu livro de estreia. Considerando que distopias são repletas de lugares comuns hoje em dia, Desafio consegue se destacar sendo clichê e única ao mesmo tempo. Este é um livro de bons personagens, de amadurecimento, muito bem escrito, desenvolvido e ambientado. Sem falar que a autora teve o mérito de criar um dos vilões mais odiosos dos últimos tempos. Eu recomendo de verdade - e espero que não demore mais dez meses para que a continuação seja lançada em terras tupiniquins.
Beijinhos ♥

4 comentários:

  1. Oi, td bom?

    Não conhecia o livro, mas ao contrário de vc, não achei a capa bonita hehe
    Já a sua resenha me deu vontade de conferir ;)

    Beijos
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  2. Acho que você é a primeira pessoa que dá 5 estrelas para o livro, a maioria do que eu vi deu 4. Desde do lançamento estou de olho no livro, é meu gênero preferido. Ainda bem que a editora não mudou a capa, e espero que a editora lance a toda trilogia aqui no Brasil. é um livro que eu quero ler futuramente

    ResponderExcluir
  3. Quando vi os lançamentos da editora, logo me apaixonei pela capa de 'Desafio'! E fico mais feliz em saber que não é só uma capa bonita, mas que tem história e bons personagens! Gosto de livros com protagonistas fortes e sem todo aquele mimimi U_U

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto alguns comentários sobre este livro, gostei muito da resenha, ele já esta na minha lista de leituras

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!