16 de mai de 2014

Um caso perdido — Colleen Hoover

Um caso perdido — Hopeless #1
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera
ISBN: 9788501403940
Páginas: 381
Nota: 
Comprar

Sou dessas pessoas zúper inteligentes e tal que leem o spin off antes de ler o livro principal por motivos de: não leio a contra capa. Eu me apaixonei pelo trabalho de Colleen Hoover em Métrica e, assim que tive a oportunidade, li Finding Cinderella (que estava de graça no iTunes, sabe), sem nem saber que essa seria uma continuação de Hopeless, outro livro super elogiado da autora. Eu fui perceber isso quando já estava na metade da história, apaixonada demais para deixar de lado e só terminar quando conhecesse os personagens anteriores. Mas agora eu os conheço... e já quero ler Finding Cinderella novamente. Reencontros, entende?

Um caso perdido é a história de Sky e Holder. Ela foi educada em casa e, pela primeira vez, está indo para o colégio, no último ano, já com fama de vadia para todos os colegas. Já ele passou um ano sabático por ter se envolvido em algumas encrencas pesadas e ter sido alvo de muitos boatos e especulações. Ambos não figuram a lista de populares e ser amigos também não os ajuda na escala social, mas quem diz que os dois se importam com isso? Para duas pessoas que nem completaram duas décadas, Sky e Holder já tem muitas doses de traumas para lidar. E, muito provavelmente, vão precisar da ajuda um do outro para seguir em frente.

Em Métrica, a gente viu que a autora sabe usar temas mais complicados para dramatizar seus romances. Nesse livro, a coisa chega num outro nível - muito mais pesado, complexo, doloroso e intenso. Colleen fez uma pequena mistura de temas paralelos, mas pegou um verdadeiro tabu para "engrossar" o enredo. Eu já vi esse tema sendo abordado em new adult, mas nem de longe de uma forma tão forte quanto foi aqui. A autora ousou e ousou bonito. Ou feio, sei lá, porque foi triste.

Sky e Holder tem uma química que transcende as páginas. Desde os primeiros encontros, você começa a shippá-los, pois o casal parece tão mean to be, apesar dos pesares, que é impossível não torcer por eles. Os dois personagens tem uma carga emocional imensa, um passado misterioso e várias particularidades que só surgem no decorrer da história. Suas personalidades, seus passados e lembranças, toda a base necessária para formá-los como protagonistas são elementos soltos aos poucos como cartas na manga de Colleen. Eles entrando em jogo nos minutos calculados para que o leitor se sinta cada vez mais preso e apaixonado por aquelas pessoas. Tão, tão amor.

Também vale destacar o maravilhoso senso de humor da autora. Em toda obra dela que você for ler, vai reparar suas piadas forçadas que acabam por ser engraçadas. São situações cômicas dignas de um sitcom, mas que, nas páginas dos livros, funcionam muito bem. Sky enche diálogos de sarcasmo, pois é seu modo de ligar com constrangimento (essa linda ♥), e Holder entra na brincadeira. A narrativa fica muito mais gostosinha assim, pois rola um equilíbrio do plot tenso com momentos engraçados. 

Vou só abrir um parentese (que na verdade é um parágrafo, mas enfim, será curto) sobre a tradução. Eu li o livro em português e inglês simultaneamente, e alguns trocadilhos simplesmente se perderam na versão em português. Tem a questão do título, que passou de Hopeless para Um caso perdido, que precisava de uma nota de rodapé para explicar o significado original no contexto da trama, além do "I live you" que passou para "eu gamo você". Em inglês ficou mais poético, vamos combinar.
“Live. If you mix the letters up in the words like and love, you get live. You can use that word.”
Eu AMEI esse livro, entrou pro hall de favoritos do ano, sem nem pensar duas vezes. Um caso perdido é lindo, bem escrito, com ótimos personagens e bons momentos de descontração, muito bem equilibrado, com tabus e de uma ousadia cruel. Essa é uma bela história de superação, e eu tenho certeza que todo mundo deve ler, já que é lindo, lindo, lindo (mas eu já disse isso?). E sobre Finding Cinderella? Recomendo fortemente também, pois essas doses de amor nunca são demais ♥
Beijinhos ♥

18 comentários:

  1. ainda não li nada da autora, mas os comentários são tão positivos (para todos os livros) que sinto que preciso ler.
    gosto deste tipo de trama, com problemas pesados e tudo o mais, então acho que vou gostar deste
    essa coisa de ser traduzido para o português e perder um pouco da essência é normal né, mas as vezes as editoras exageram....
    e essa capa é linda, gzuz
    preciso ler logo! *-*

    ResponderExcluir
  2. Fiquei apaixonada pela estória e adoraria poder ler este romance. Sua resenha me encantou. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Joana!
    Estou muito ansiosa para ler esse livro, também comecei a ler Finding Cinderella antes, não resisti a um livro da autora grátis na Amazon... Estou super curiosa sobre o tabu tratado no livro e é uma pena que a tradução tenha tirado , ou piorado, algumas expressões...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero este livro para ontem, cada resenha que leio so me deixa ainda mais ansiosa.
    Infelizmente quando um livro é traduzido realmente se perde muita coisa, so espero que a tradutora não tenha tirado muito do livro e deixado ele sem sentido.
    Este casal parece ser muito fofo junto, fico tentando imaginar quais são seus problemas, que imagino não serem so os da sinopse..que alias acho ela muito bobinha, mas depois de algumas resenhas acho/acredito que o livro seja bem mais profundo do que mostra a sinopse,
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Há pouco tempo soube sobre esse livro e confesso que pela capa título, não dava muita credibilidade a ele. Gostei bastante do enredo, é muito bom quando o livro nos cativa a ponto de não nos deixar largar, não é mesmo? Infelizmente já faz algum tempo que nenhum livro me deixa assim. Mas voltando a história, muito me agrada esse tipo de romance mais “explosivo”, a leitura fica instigante. Outra coisa que me chamou atenção, foi o fato de ser um romance com uma pitada de mistério. Fiquei curiosa a respeito das revelações sobre a Sky.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não esperava nada menos do que isso da autora!
    Esse livro parece extremamente intenso, mas ao mesmo tempo é sensível, tudo na medida certa. Gosto desse senso de humor da autora também. Acho que ajuda a amenizar a gravidade dos temas abordados na trama.
    Estou doida para ler e espero conseguir juntar dinheiro para comprar.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Este é um lançamento que sonho em ler e ter na minha estante.
    Só tenho lido resenhas positivas sobre "Um caso perdido".
    Pelo visto, é ótimo!
    E, o diferencial aqui, é o fato da autora usar de boas tiradas sarcásticas! Adooro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Aff tô louca p ler este livro, já comprei na pré-venda, ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei a série Métrica

    ResponderExcluir
  9. Fiquei mais curiosa pra ler "Um Caso Perdido", só pela sinopse e pela capa eu não estava tão empolgada pra ler, mas depois da sua resenha com certeza vou me apaixonar pela história, já vai entrar pra lista de próximas leituras!!!

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo que venho querendo ler algo do Colleen e não consigo, acho que esse seria um ótimo livro pra começar.

    ResponderExcluir
  13. É uma pena quando a tradução não se encaixa :( por isso eu queria aprender a ler em inglês. Infelizmente ainda não li métrica, mas eu quero muito ler algo da leitora, e ao que parece ela é boa com temas pesados e diferentes. Amei a resenha

    ResponderExcluir
  14. ganhei métrica, que ainda não li, mas me apaixonei por essa estoria, tenho mais vontade de ler esse do que métrica, alem disse sinto que esse livro me persegue para le-lo *0*

    ResponderExcluir
  15. É muito bom quando lemos algo que aborda temas pesados, cruéis, mas que a autora consegue trabalha-los de uma maneira extraordinária. Me parece que a Colleen Hoover é expert nesse assunto. Uma coisa que gosto é essa pitada de humor que sempre surge em livros mais sérios. Afinal, sempre precisamos de alguns momentos de leveza pra baixar um pouco a adrenalina, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Não li nenhum dos livros mencionados, mas gostaria de conhecer este, pois a história não me pareceu ruim.

    ResponderExcluir
  17. Tenho que confessar que deixei esse livro passar batido,pq não fiquei interessada devido à sinopse...mas, depois de um tempo,resolvi procurar resenhas,pois afinal de contas, era um livro da Colleen. Que bom que fiz isso,pq só tenho lido críticas maravilhosas e sua resenha confirma isso. Amei saber que é tão bom quanto métrica e que possui um trama complexa e bem contruída...Parabéns pela resenha,ficou ótima.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!