21 de mai de 2014

O enigma das Estrelas — F.T. Farah

O enigma das estrelas — Clube dos mistérios #1
Autor: F. T. Farah
Editora: Geração Jovem
ISBN: 9788581301747
Páginas: 160
Nota: 
Comprar

As vezes você decide ler um livro só porque não tem muitas páginas. Você não está no clima para uma grande aventura, tem um livro curtinho na estante e, né, your turn. O enigma das estrelas é desses livros com menos de 200 páginas, com fonte grande e espaçamento digno. Desses que você lê em uma hora, sabe? Só que eu fiquei duas semanas com o livro na cabeceira. Pois é, pois é.

Um caso clássico de: esse não é um livro pra mim. Se não fosse pelo tamanho sugestivo e rápido, eu não teria curiosidade em puxar da estante e pular na fila. A história de O enigma das estrelas foca numa aventura de férias: cinco amigos que só se encontram nas férias de inverno, na pequena cidade de Morro do Ferro, decidem acampar pela primeira vez. Mas os problemas são maiores do que cobras ou fazer fogo: não existe uma única alma de Morro do Ferro que não acredite em alienígenas. Os extraterrestres cercam aquela cidade e o lugar em que Jonas, Alfredo, Carmen, Carola e Vitinho se encontram é muito propício para uma visitinha.

Acho que o que me afastou de gostar de O enigma das estrelas é o modo da narrativa, que varia entre todos os cinco amigos, mais seus pais. Você não tem um único ponto de vista impessoal, que foca só num grupo e conta a história de tal. Varia muito rápido: você está na cidade, na outra página estamos no acampamento e na próxima, olá aliens - do you speak portuguese? É uma agilidade muito grande para um livro tão curto, então as chances de se apegar aos personagens já baixam para uma escala mínima.

O livro é infanto juvenil. Em outras palavras: não meu público. E existe um esteriótipo quanto ao modo de falar e agir dos adolescentes com idade desses personagens (14? 15, no máximo?), que deixam os diálogos muito imaturos e forçados. Parece que na tentativa de fazer parecido com a realidade, deixa mais irreal ainda. Ou talvez seja eu que não dê apelidos para todo mundo, não chamo os outros de "AI, AMIGÁ", e por aí vai. Sei lá. Em outras palavras: eu não gostei das conversas, não rolaram sintonia. Principalmente quando era um grupo grande trocando ideias, parecia ser conversa rebatida mais rápido que ping-pong.

Não vou tirar o mérito do autor de criar um enredo interessante. O plano de fundo de O enigma das estrelas é uma ideia bastante original e o desenvolvimento trabalha muito o potencial dos possíveis plots (já que essa série terá 5 livros). Foi uma pena não ter gostado dos personagens e da narrativa, pois foram esses dois elementos que deram o tom negativo no final das contas. Foi pessoal, mas se você gosta de histórias de aliens, essa é bem criativa. Só precisa relevar um monte de coisa característica do gênero infanto juvenil.
Beijinhos ♥

2 comentários:

  1. eu gosto quando os livros são narrados intercaladamente entre os personagens, mas quando são 2 ou no máximo (máximo... máximo mesmo!) 3. já tentei ler livros tipo este, com mais personagens e não dá certo para mim. a história não vinga, não vai pra frente, e pode ser a trama mais divertida do mundo, mas para mim não rola =/
    apesar de não ter mais idade, eu gosto de infantos! normalmente eles me agradam, mas este ai acho que não iria me pegar não :S
    não gosto de tramas com aliens. mais um motivo para mim não querer ler este ;x

    ResponderExcluir
  2. Pela capa já sei que esse livro é bem infanto-juvenil, não chegando nem a ser adolescente.
    Muito leve e "bobinho", assim fica difícil de eu gostar.
    Leria numa tarde nada para fazer, por ser muito curto, mas nada de continuar a série.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!