7 de mai de 2014

Nove noites e um sonho de verão — Lesley Livingston

Nove noites e um sonho de outono — Nove noites #1
Autora: Lesley Livingston
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582350225
Páginas: 320
Nota: 
Comprar

Existe o "julgar um livro pela capa" e o "ler um livro pela capa". Não se engane, são dois conceitos diferentes. O primeiro você cria expectativas de acordo com a arte, o outro você nem se importa se a história seja boa ou ruim - a capa (linda de morrer) compensa qualquer coisa que o autor faça. Nove noites e um sonho de outono é desses - olhar para ele já faz o conteúdo parecer mais bonito também.

Não sei vocês, mas sempre tive a grande impressão que fadas são os únicos seres fantásticos que não conseguem ~emplacar~ livros nas listas de best sellers. A overdose sobrenatural já deu uma trégua no mercado editorial, e ainda não encontramos aquele livro sobre as amigas da Tinkerbell. Acaba que nem se cria mais confiança acerca da "espécie" e, também não sei vocês, não espero que algum autor consiga fazer uma grande história usando fadas. Não funciona e não arranca OMG, mas dá para passar um tempo agradável. Com nove noites e um sonho de outono, me refiro.

A história começa no teatro. Kelley é uma atriz iniciante que está trabalhando num teatro caindo aos pedaços em Nova York. Sua sorte foi conseguir o papel principal de Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare, quando a atriz que faria Titânia sofre um acidente, jogando o papel para a substituta. Simultaneamente, o mundo fantástico que ela foi introduzida na peça, começa a parecer muito mais real que nas páginas de um roteiro. O solstício de inverno abriu um portal com outro mundo e Kelley parece ser um tanto mais importante do que se espera, por assim dizer.

É difícil falar sobre fadas pois não existe um esteriótipo conclusivo. Vampiros bebem sangue, lobisomens são peludos, fadas... tem asas? Elas são boas ou más? Elas tem poderes especiais como as madrinhas da Disney? É um campo tão amplo que a autora não pode simplesmente dizer que tais criaturas existem, ela precisa formá-las - e aí mora a dificuldade. 

Nove noites me seduziu por começar num teatro. Eu gosto desse cenário, e foi um bom ponto de partida para logo misturar fantasia. Isso serviu para levar a história para frente, até a parte de fadas e portais estar fundamentada o suficiente para andar com as próprias pernas. O pano de fundo para a mitologia que Lesley criou foi bem diferente e original, e gostei bastante. A história de solstício, portais, um pouco de herança fantástica e reinados mágicos foi bem sustentada e deu o brilho que o livro precisava.

Quanto ao romance, é óbvio que está lá. Kelley conhece Sonny no parque, e depois começa a vê-lo em todo lugar. Na internet, a gente chama isso de stalker, mas no livro é ~inicio de romance~. Enfim. A química dos personagens vai se desenvolvendo conforme a história progredia e chega o momento em que simplesmente rola. É bonito, é fofo, fiquem juntos para sempre. 

É difícil dizer se é o melhor livro de fadas que já li já que todos ficaram nessa média: mais que bons, longe de ótimos. Nove noites e um sonho de verão tem um bom cenário, a protagonista é cética e irônica, a narrativa flui e a mitologia convence o que pode. Sem falar que a capa é linda e maravilhosa e tudo isso. Contudo, sou obrigada a reclamar do final. Lesley poderia muito bem ter amor no coração e avançar duas horas do seu ponto final. Concluir de verdade, sabe? I don't think so.
Beijinhos ♥

4 comentários:

  1. Não conhecia o livro mas já comecei amando a capa! Nunca li nada do gênero de fadas mas acho que me arriscaria nesse!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro mas já comecei amando a capa! Nunca li nada do gênero de fadas mas acho que me arriscaria nesse!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. sofro desses dois mal: julgo um livro pela capa e leio um livro (na maioria das vezes) pela capa!
    nunca tinha reparado, mas realmente, fadas não ganham mutio crédito né...
    estou interessada por este livro por se tratar de fadas. se são boas? se são ruins? não me importa!
    nunca li nenhuma trama com esses serezinhos bonitinhos, então quero conferir nove noites e um sonho de verão pra ontem! *-*

    ResponderExcluir
  4. Nossa não tinha ouvido falar deste livro e amo livro com fadas, e acho que devia ter mais #soacho rs,
    se teve divulgação do livro perdi, pois não vi nada mesmo.
    Parece ser bom e a capa é fofa, faz parte de uma serie? ou o final vc achou que ficou meio vago..fiquei na duvida, pois se tiver continuação tudo bem, mas se não acho ruim quando é um final..sem final rs.
    beijos.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!