5 de mai de 2014

Desde o primeiro instante — Mhairi McFarlane

Autora: Mhairi McFarlane
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634203
Páginas: 464
Nota: 
Comprar

Sabe aqueles dias que você acorda querendo uma comédia romântica com cara da Katherine Heigl? Pois então, eu comecei meu feriadão de páscoa assim. Abria um livro, largava. Lia a contra capa de outro, devolvia na estante. Eu queria um romance bobinho e fim, sem trocas ou semelhanças. Foi assim que ignorei o tamanho a la tijolo de Desde o primeiro instante e devorei em pouquíssimo tempo. É aquela coisa de que, quando você quer tal livro, você deve lê-lo. Independente dos dependentes.

Não é nada diferente do que sessão da tarde de dia dos namorados. Ou aqueles filmes que os americanos estreiam em 14 de fevereiro, independente de ser terça feira ou domingo. A história de Desde o primeiro instante é a amizade de Rachel e Ben nos tempos de faculdade, em que eram inseparáveis e confidentes. Dez anos depois, em que não mantiveram contato, eles se reencontram - e é como se aquela ligação não tivesse passado uma década desligada. Rachel e Ben podem retomar seu relacionamento de onde pararam... Exceto que ele está casado. E feliz. Poxa vida, Rachel.

Dois tipos de evolução de romance dão certo de primeira: quando os personagens começam se odiando, ou então quando têm uma amizade muito forte. É aquela carga emocional que um encontrão na esquina da padaria não consegue alcançar. Essa química inicial, mesmo que a coisa toda nunca tenha sido colorida, que dá movimento ao ship e que vicia o leitor. Rachel e Ben combinam, completam as frases um do outro, compartilham piadas internas e vivenciaram ótimos momentos na faculdade. Os flashbacks eram totalmente as melhores partes da narrativa.

Rachel terminou seu noivado muito recentemente, o que para um chick lit com protagonista na faixa dos trinta é motivo de mimimi. Dá pra relevar? Achei que sim, pois logo que reencontra Ben, já coloca seu antigo noivo para fora do jogo (afinal, quem é que fica noiva com um "foda-se, tem que acontecer uma hora mesmo, né?" e ainda tem esperanças de casamento feliz? Vamos aceitar, né.). O problema é que a esposa de Ben parece um doce, simpática com ele, com Rachel, com todos... É uma questão bem pertinente para um livro grande desses. Muito espaço para reviravoltas - embora tudo pareça estabilizado (assim como o casamento do nosso mocinho).

Variei muito durante a leitura. O prólogo me conquistou e parecia que já tinha comprado cinco estrelas brilhantes para por lá em cima. Por volta da página 350/400, eu tinha uma resenha completa de duas estrelas no meu cérebro. Ao seu modo, e dentro do seu gênero, Mhairi consegue caminhar para vários lados ao longo das 460 páginas, e o "diferente de tudo que você já viu", escrito na orelha, coloca mais de dez pulgas atrás da sua orelha. Não dá para confiar, não dá para se apegar, nenhuma perspectiva de conseguir uma máquina do tempo e voltar aos tempos de faculdade.

Deve se considerar que eu adorei o livro por ser exatamente o tipo que eu queria e esperava. Ele me surpreendeu, mexeu comigo, mas conseguiu ser um passatempo muito ótimo e com borboletas indo para o estômago cada vez que retrocedia (?) dez anos. Desde o primeiro instante é pra todo mundo que já cansou de assistir filmes água com açúcar por repetidas vezes e queria tentar algo novo. E não, não é Julia Roberts no Casamento do meu melhor amigo.
Beijinhos ♥

2 comentários:

  1. Sei como é essa sensação, as vezes queremos só um livro simples pra passar a tarde com todos aqueles clichês. As vezes me dá essa vontade também. Não conhecia o livro mas parece ser bem legal, tem mesmo cara de filme da sessão da tarde haha.

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. aiaiai, adooooro livros assim hahaha
    sábado eu vi ele na livraria, me assustei com o tamanho, pois não esperava ser tão grande assim! :O
    apesar dos pesares, parece ser ótimo, e me arrependi agora de não ter comprado ele =/

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!