12 de abr de 2014

Poder — Sarah Pinborough

Poder — Encantadas #3
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Unica
ISBN: 9788567028149
Páginas: 224
Nota: 
Anteriores: Veneno, Feitiço
Comprar

Quando eu era menor, tinha ~aulas~ de leitura no colégio. Meus professores sempre incentivaram o hábito e costumávamos reservar horários durante as aulas para ler. Então, no auge dos meus sete anos, eu me sentia o máximo por ler livros grandes. Você sabe, versões estendidas de contos de fadas que deviam ter algo como 100 páginas. Eu sentava, abria, e pouco tempo depois tinha devorado algo muito mais legal e complexo que meus coleguinhas que liam livros de 10 páginas (SIM, eu era competitiva). Agora, com 17 anos na cara, continua fazendo a mesma coisa: sento, abro o livro e pouco tempo depois, devorei uma versão muito mais madura de conto de fadas. Velhos hábitos custam a morrer, né? 

Poder é o terceiro volume da série Encantadas que, OMG, não é trilogia! Dessa vez, a autora resolveu misturar várias histórias para compor sua trama, e temos uma miscelânea de personagens e lendas se cruzando nessas duzentas e poucas páginas. Tudo começa com o Príncipe partindo numa aventura ao lado do Caçador, a fim de encontrar um suposto reino que há boatos de ter sido amaldiçoado há 100 anos (e se você acha que estamos falando da Bela Adormecida, parabéns, você está certo). Nesse caminho, eles encontram Chapeuzinho Vermelho. E não para por aí: tem a Bela e a Fera muito mais presentes do que imaginávamos (e a melhor adaptação de lenda que Sarah já escreveu), além de Rumplelstinski (?) e mais. De verdade, esse livro tem muita coisa - principalmente considerando quão pequeno é e como as coisas correm.

Ao seu modo, Poder foi meu favorito de Sarah até agora. Foi menos polêmico, mas não menos ousado. A autora apostou na originalidade ao reescrever seus contos e misturar de modos inimagináveis, surpreendendo por manter a história como fantástica, sem romancear, mas também sem mudar algo tão predefinido (até agora não superei as personalidades insuportáveis de Cinderela e Branca, então minha resignação vem daí). Sarah não fez nada que deixasse você extremamente perplexo, apenas acontecimentos atrevidos e, apesar dos apesares, criativos.

Eu tenho um ligeiro incomodo com a falta de nome para o Caçador e o Príncipe. É sempre isso: o Caçador, o Príncipe, o Príncipe, o Caçador. Ao longo desses três livros já deu para perceber que os personagens se cruzam bastante, mas você não sabe se são os mesmos que você já conhecia. Existe vários reinos, afinal de contas. Garanto que existe mais de um príncipe com fieis caçadores. Dá pra apelidá-los, não? O Príncipe-que-se-apaixona-por-todo-mundo, por exemplo?

Como é um livro ágil, fácil e muito curto, você lê Poder e nem sente. Apego? O que é isso? Abriu, leu, terminou, hm... Sarah teve seus momentos durante a narrativa, mas nada que deixasse o livro marcante ou contasse muitos pontos para a série no geral. Sinto que o melhor da saga ficou nesse livro e não vá evoluir muito nas continuações, mas isso não quer dizer que vou abandoná-la, ok?
Beijinhos ♥

2 comentários:

  1. também era dessas pessoas competitivas ai hahaha
    enquanto meus amigos de escola escolhiam as leituras mais fininhas para apresentar nas aulas de leitura, eu escolhia os mais grossos mesmo! hahaha
    ainda não li nenhum dos livros da autora porque estou com um certo pé atras. vi algumas resenhas bem negativas que me desanimaram =/
    mas adoro contos de fadas, e estou adorando essa modinha de relançar eles. quero ler estes da Sarah, mas acho que vou esperar a febre passar...

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei se ler resenha me deixa feliz ou triste...feliz por encontrar ótimas de livros em que a histórias me interessa e triste por querer começar a ler já mas não ter o livro em mãos. =/
    Parabéns pela resenha. Quero muito acompanhar essa série, adoro contos de fadas!
    Bjs!!! =D

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!