31 de mar de 2014

Enders — Lissa Price

Enders - Starters #2
Com spoiller do anterior
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633602
Páginas: 288
Nota: 
Livros anteriores: Starters
Comprar

As vezes eu acho que um primeiro livro bom demais é um problema. Começar a série com o pé direito trás, logo atrás, o esquerdo, certo? Você até pode tentar repetir o passo e continuar certeiro, mas isso não é garantido nem aqui, muito menos num universo distópico, tão virados e revirados ultimamente. Então eu pergunto: qual a lei do Conselho de Escritores de Distopias que proíbe livros únicos? Liberdade poética, cadê você, sua linda?

Em Enders, temos o resultado de tudo que aconteceu em Starters. Callie descobriu o plano d'O Velho e o verdadeiro motivo por trás da hierarquia Starters-Enders. Agora ela precisa combatê-la - e a Prime destruída não quer dizer liberdade ou, muito menos, paz. Sem querer ela se tornou pivô de toda essa intriga política e parece que tem uma seta gigante e brilhante apontando para sua cabeça... e de todos os outros Starters com quem ela se importa.

Vamos ser sinceros: Enders não tem um enredo próprio e conciso - é só a continuação de um plot muito bom que teve seu ápice em Starters. Quando tudo era novidade e Callie se mostrava a personagem forte e curiosa que fazia dos rins, coração para salvar o irmão, estava tudo bem. Quando Callie descobre que seu papel é muito importante nisso tudo e as pessoas vão morrer por culpa dela, o mimimi começa. É como se a autora tivesse percebido que deveria fazê-la lutar para sobreviver, mas não fez a própria protagonista acreditar nisso. Callie se tornou muito fraca nessa continuação, e levou todo o livro junto.

Para quem não recorda dos acontecimentos prévios, a autora conseguiu muito bem situar o leitor em que momento da trama paramos - e por isso lhe sou grata -, contudo, vários personagens que antes eram importantíssimos, são jogados de escanteio com a chegada do filho do Velho, Hyden - o novo interesse amoroso de Callie: sim ou claro? E por aí vamos lembrar do melhor amigo, Michael, que parece ter um vínculo desgastado com a protagonista, uma amizade por obrigação ou costume, não por sentimentos. Outro personagem que voltou de Starters foi o irmão, Tyler, o grande causador dessa confusão toda. Para alguém que deu inicio a tudo, Lissa esqueceu de mexer. Pouco vemos Tyler interagindo, apenas sendo alvo das ameaças para com Callie.

Acaba que Enders dá a impressão de um livro que a autora foi obrigada a escrever pra encerrar a história, mesma que exista um gancho imenso para a continuação que ninguém sabe se existirá. Por vezes a narrativa passa a sensação de dejavu, de reviravoltas com elementos extremamente semelhantes aos acontecimentos de Starters. E vamos combinar, nem de longe esse é um livro ao nível do antecessor. Starters foi ótimo, Enders foi três estrelas apenas por consideração ao que se passou.
Beijinhos ♥ 

Um comentário:

  1. tenho um pouco de curiosidade em ler Starters só por causa do sucesso todo que o livro fez, mas não sei se vou gostar
    também não intendo essa mania, não só de autores distópicos, mas de qualquer outro, em escrever livros em sequencia assim sem a menos necessidade --'
    fazer o que né...
    pretendo ler Starters, mas não sei se iria querer ler esta continuação não...

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!