24 de mar de 2014

Eleanor & Park — Rainbow Rowell

Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801255
Páginas: 328
Nota: 
Comprar

Vamos falar sobre o livro que está movendo a blogosfera nessas últimas semanas: Eleanor & Park. Desde que chegou em terras tupiniquins, o título, que foi um dos maiores sucessos de 2013, só fez arrecadar leitores apaixonados. Todo mundo quer ler Eleanor & Park, todo mundo quer conhecer essa história e ser intoxicado pelas palavras marcantes de Rowell. E mais importante que querer tudo isso, é que se deve fazê-lo. Já adianto no primeiro parágrafo dessa resenha que essa experiência de leitura deveria abranger todo bookaholic na Terra, é um livro tão bom que necessita ser lido.

A parte mais impressionante de Eleanor & Park é a facilidade com que a autora consegue falar no ensino médio e ainda nos apresentar uma história sem clichês, sem superficialidade, tão profunda e cheia de dramas que quase não condiz com a capa meiguinha. Conhecemos Park, que senta quieto em seu banco no ônibus para ler gibis e escutar música punk no walkman. Conhecemos Eleanor, a garota nova, ruiva e com curvas a mais. Problemas a mais também. E então a história começa: silenciosa e intensa, assim como o relacionamento dos nossos protagonistas.

O que dá força ao livro é, sem dúvidas, Eleanor. O maior problema de Park é não conseguir aprender a dirigir com cambio manual. Já Eleanor tem o lar destruído e sem chances de melhora. Seu pai abandonou a família e, okay, ela já superou isso. O que atormenta seus dias é Richie, o padrasto violento, e a submissão da mãe que não consegue - e parece não querer - fugir. Logo, mesmo tendo o romance como plot principal, é a carga emocional dos personagens que dá forma ao desenvolvimento. É isso que dá o diferencial da obra de Rowell e provavelmente foi isso que deu os vários prêmios que a autora ganhou no ano anterior.

A parte mais perturbadora da história é que a vida de Eleanor parece um poço cheio d'água sem chance nenhuma de ver a superfície. Você está se afogando no drama e na tristeza que é sua realidade e né, sabe como isso funciona: mais dor, mais amor. O leitor acaba sendo cativado pela esperança de que as coisas melhorem, de que Richie seja atropelado por um caminhão bi-trem ou comido por canibais maias. Pode ser que Park seja um sopro de ar fresco nessa atmosfera sombria, como de fato é, porém a vida é mais que isso - principalmente a qual estamos falando. Os momentos a dois são meigos, doces e singelos, porém quando a narradora da vez é Eleanor, sempre há a sombra dos problemas em casa pairando no ar.

Rowell é dona de uma delicadeza para contar a história que deixa tudo mais poético. O tema é pesado, o drama é forte, mas o livro ainda parece doce e genuíno. O casal dominava as páginas com seus diálogos apaixonados, com seus pensamentos dependentes e tudo que manda o figurino, porém era na fragilidade do relacionamento que a autora se sustentava. (Talvez somente) quando estão juntos, Eleanor e Park parecem jovens tão normais quanto eu e você, com todas essas inseguranças e descobertas e impetuosidade. E vai que a realidade dessa parte abraça a realidade dos outros enredos e você fica imaginando quantas garotas passam a realidade de Eleanor todo santo dia, e quantas delas tem um Park para se apoiar - mesmo que não revele tudo que acontece em casa.

É difícil falar de Eleanor & Park porque esse é livro difícil de pensar também. Ele é um misto de emoções que fica complicado de descrever - se por um lado eu imagino a obra como genuína, por outro já acho intensa e uma coisa contradiz a outra e por aí vai (tanto que esse monte de 'e' ao invés de vírgula é uma reflexão do atropelo de ideias que é minha mente). A única certeza que tenho é que este é um livro que você deveria ler, comentar e propagar. Que você deveria amar, encher de tags e mandar foto no snapchat prozamigo lerem também. No mínimo dos mínimos, você deveria conhecer... Afinal, o resto já vem no pacote.
Beijinhos ♥

12 comentários:

  1. Oi Joana!
    A sua é a primeira resenha que eu leio do livro e se antes eu queria ler, agora ele está na lista de prioridades. Amei a sua resenha me deixou com vontade de correr para a livraria para acompanhar essa história que parece ser tão linda...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, td bom?

    Como você mesma disse, quero e muito ler esse livro! Minha experiência com Fangirl foi um pouco decepcionante, mas continuo animada para ler Eleanor & Park.

    Beijos
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. acho que não existe ninguém (que goste de ler) que não esteja curioso para conhecer este livro, né? se é que já não conheceu hahaha
    eu estou atrasada nete ponto.
    não vi nenhuma (nenhuma!) resenha negativa dele... todos estão super elogiando ele, e ele realmente parece ser uma história linda, incrível e tocante.
    arruma ali: "Todo mundo que ler" :D

    ResponderExcluir
  4. OI Joana!

    Também fiquei impressionada como a autora conseguiu equilibrar doçura e delicadeza com os temas fortes que o livro aborda. Uma leitura singela e inesquecível, certamente! :)

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros
    @BrincandoLivros

    ResponderExcluir
  5. Eu já posso sentir todo o drama do livro apenas pela sua resenha.
    Sei que vai ser daquele tipo de livro que irei sofrer juntamente com a personagem.
    Da primeira vez que vi a capa pensei que era mais um livro fofinho e cheio de clichê, tanto que nem procurei ver resenha ou se quer a sinopse, mas após ler sua resenha eu agora vejo esta obra com novos olhos e um sentimento que me empurra para lê-lo.
    Com toda certeza Eleanor & Park precisa entrar na minha estante.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse livro parece ser ótimo, cada resenha que leio dele fico ainda mais ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  7. Uau, sua resenha me contagiou de tal forma que eu estou doidinha pra ler esse livro!!!
    Acho que também vou ama-lo, pois, só pela descrição do enredo, já deu pra perceber que o livro tem bastante conteúdo interessante e envolvente e não fica preso a clichês virando apenas um romance água com açúcar.
    Adorei!!!! =D
    E parabéns pela resenha!!! ^^
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Deus, 20 e poucos dias ainda pro sorteio do livro Eleanor e Park!!! Que ansiedade!!!

    ResponderExcluir
  9. A primeira vez que ouvi falar desse livro, fiquei totalmente encantada, e depois que li uma resenha fiquei mais ainda!!
    O livro aborda temas que fazem com que a leitura não fique cansativa e que o leitor acabe se envolvendo. Ele com certeza está entre os meus desejados, e com a sua resenha eu
    não tenho mais dúvidas!

    ResponderExcluir
  10. Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro. Confesso que imaginava que essa história era mais leve, mas pelo jeito, me enganei completamente. É muito legal quando percebemos claramente a química que rola entre os protagonistas, e isso é o que não falta aqui. Fiquei bem curioso pra conhecer de perto a realidade desse casal.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. A cada resenha que leio sobre esse livro, a minha vontade de ler aumenta ainda mais! E essa expectativa na verdade me preocupa um pouco, mas vou me segurar para quando eu conhecer E&P, poder me apaixonar por eles!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é tão ><, ja li varias resenhas sobre ele e nenhum fala mal dele dude, ate porque impossivel isso né!! Nao vejo a hora de poder ler esse livro ♥

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!