26 de mar de 2014

Casa de segredos — Chris Columbus e Ned Vizzini

Casa de Segredos #1
Autores: Chris Columbus e Ned Vizzini
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501400031
Páginas: 350
Nota: 
Comprar

Se a editora não tivesse feito uma ação promocional com Casa de Segredos e enviado sem solicitação, eu imagino que esse seria um livro que eu deixaria passar em toda compra que fizesse. Imagino não, tenho certeza disso. "Não é o tipo de livro que leio", pensaria eu, e talvez ignorasse até numa promoção por R$9,90 no Submarino. Então anote aí porque não vou repetir isso tão cedo: dou o braço a torcer. Julgar Casa de segredos pela capa sem nem ver o nome dos escritores foi um ledo engano. Fui surpreendida. Nível muito.

Na verdade, se for ver quem escreveu, o potencial de Casa de Segredos já começa a gritar - e buzinar e brilhar e ter sirene irritante de tão alta. Se você não reconheceu o nome de Chris Columbus é porque provavelmente não presta atenção nos créditos de filmes, pois tenho certeza que você já viu um número considerável de seus produções: os três primeiros Harry Potter, os dois Percy Jackson, Uma noite no museu, Histórias Cruzadas e por aí vai. Já Ned Vizzini foi escritor de It's kind of a funny story (que tem Emma Roberts no elenco e por esse motivo você já assistiu), produtor executivo de Believe, a nova série que comentei semana passada, e *tchararam* roteirista ocasional de Teen Wolf. Com esse currículo, você já fica sabendo que se existe uma dupla capaz de dirigir e produzir uma história dessas, são eles. 

Mas vamos ao que interessa: o plot! Casa de segredos narra uma aventura fantástica protagonizada pelos três irmãos Walker: Cordelia, Brendan e Eleanor. Depois de um incidente envolvendo seu pai e um bisturi, a família precisa se mudar para uma casa menor e acaba encontrando a Mansão Kristoff por um preço bastante abaixo do mercado. É uma oferta que não podem recusar, mesmo sem saber que os Walker e os Kristoff tem um passado secular. Um passado complicado secular.

Vamos dizer que esse livro é uma mistura de Jumanji com fórmula do Rick Riordan. Em outras palavras: dá certo. Preciso comentar que eu estava numa ressaca literária daquelas, que vai e volta mais rapidamente que resfriado em maio, e Casa de Segredos foi aquele livro que abri e não queria desgrudar. Os autores conseguiram me prender logo nas primeiras páginas, e todo final de capítulo puxava rapidamente para o próximo, no maior estilo só-mais-um-só-mais-um-ops-amanheceu. Os três irmãos são inteligentes, perspicazes e divertidos, então quando presos numa aventura, formam uma ótima equipe. Eles lidam muito bem com as coisas que aparecem, o que proporciona aquele efeito infinito de quero-mais. Se num minuto temos apenas uma criatura estranha a espreita, no outro já é o caos e você está mais preso que os Walker. E é um caos bem grande, e vou parar por aqui antes de largar spoiller.

Vale citar que o equilíbrio na história é muito bem feito. Aventura pede por vários elementos auxiliares, como doses de comédia e um cadinho de romance, tudo muito bem medido para que não tire o foco dos acontecimentos principais. Logo, Cordelia, Brendan e Eleanor sustentam seus postos, coordenam boas cenas de ação, dão o sentimentalismo suficiente para manter um draminha, e empolgam o leitor na simples compreensão de o que tal coisa quer dizer. É uma obra que funciona, sabe?

Casa de segredos foi uma surpresa muito ótima na estante e com certeza é um livro para quem gosta e também que nem dá muito crédito para aventuras. É bem escrito, com bons personagens, tramas convincentes e uma brecha muito intrigante para a continuação - que já foi lançada nos EUA. Infelizmente, Ned Vizzini se suicidou no final do ano passado, então se esta for uma trilogia, não sei se lhe recomendo permanecer até o final. A principio, esse primeiro livro é muito awesome. Só posso dizer isso.
Beijinhos ♥

Um comentário:

  1. é, eu não tinha reparado n nome dos autores. se tivesse, vários filmes (principalmente do Chris) eu iria ter lembrado.
    a capa é bonitinha, mas também acho que se tivesse visto em uma promoção, até mesmo menos que 9,90, provavelmente eu não teria me interessado...
    como não amar este tipo de capítulo né?
    mas será que vai ter continuação mesmo?
    apesar de ter amado sua resenha, não sei se o livro iria me prender tanto quanto prendeu você =s

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!