18 de fev de 2014

Top 10 Tuesday: Razões pelas quais eu amo ser leitora e blogueira literária

Top Ten Tuesday é um meme literário criado e organizado pelo The Broke and the Bookish, que consiste em montar um Top 10 baseado em um tema previamente estabelecido. E pois é, eu amo Top 10. 
 Tema da semana: Razões pelas quais eu amo ser leitora e blogueira literária


  1. Eu estou aqui, estou lá e daqui a cinco minutos estou acolá. E eu pergunto: tem coisa melhor do que pular de um lugar para outro no mundo e ainda estar sã e salvo na segurança de sabe-se-lá onde você está lendo?
  2. Não sou o tipo aventureiro de pessoa, mas quando leio, enfrento qualquer coisa, de tempestades químicas a vilões sanguinários. E sabe o que é mais incrível? Nem sinto medo! (mentira, mas não vamos comentar sobre isso)
  3. Gosto de ser do tipo inteligente. Você pode até tentar convencer a você e aos outros que não, que isso é superficialidade, mas veja bem, é legal abraçar um tipo de cultura. Não estou dizendo que por esse motivo você é mais especial que outras pessoas que não leem, apenas que é bastante incrível poder dizer que você lê mais que a média nacional. E me chamem de exibicionista agora, vai.
  4. "Eu já li sobre isso em algum lugar" é a frase que mais gosto de usar no dia a dia. 
  5. Citar autores no meio de conversas banais está junto do item acima. Ou vai dizer que você nunca tentou encaixar aquele quote que grudou na sua cabeça num diálogo qualquer? Pfvr, fale da geração Y e vou largar Oscar Wilde para você. Oscar Wilde que encontrei num livro da Sarra Manning. É um ciclo infinito, não?
  6. Eu me tornei mais crítica e minhas redações melhoraram gritantemente. E só Deus sabe o quanto isso era um problema na minha vida. Reclamar por conversar demais? Por não prestar atenção? Que nada, meus professores reclamavam para os meus pais dos meus textos sem lógica. Então meu quase 900 na redação do ENEM tá mandando beijinho no ombro, viu?
  7. Eu conheci pessoas. Eu criei ligações com pessoas. Eu dividi o sentimento com pessoas. Eu surtei (de um jeito bom e cheio de feels) com pessoas. E eu nunca encontraria essas pessoas se não fosse por falar sobre livros.
  8. Ser blogueira literária é poder falar e ser ouvida. E, melhor que isso, ser correspondida. É poder dizer que amou aquele livro genial e garantir que mais outra pessoa leia e se encante também. Ou então admitir que aquela história que todo mundo ama, não cativou e o porquê disso. É estabelecer um laço, mesmo que distante, com qualquer um que tenha gostos parecidos com o meu. E claro que ainda estou conhecendo pessoas e fazendo amizades novas como o item 7. Tudo interligado, veja bem.
  9. Receber recados "Sabe aquele livro que você indicou? Li e amei" e genéricos são mais maravilhosos que estante cheia. É o sentimento mais lindo do mundo!
  10. Porque ler é ótimo. Porque um livro é mais companheiro que um cachorro. Porque um livro mexe com você de formas inexplicáveis. Porque livros mudam a sua vida, mudam o seu mundo e mudam suas palavras. Porque livros colocam clichês e fantasias e magias ao seu redor. Porque, e deixe-me citar Odette Beane, "as histórias servem para nos ajudar a compreender nosso próprio mundo". E é por isso que eu amo ler. E falar sobre isso com vocês.

Beijinhos ♥ 

3 comentários:

  1. aaah, quem não adora top 10? hehe
    o legal de ler é isso mesmo, você enfrenta até os bichos/pessoas mais malvadas que existem no mundo kkkkk
    ah, eu gosto de me exibir falando que leio mais que a média nacional. sorry!
    ontem mesmo a professora pediu: quem leu um livro este ano. vário levantaram a mãe. quem leu mais de 5 livros este ano. uns gato pingados levantaram a mão. quem leu mais de 10 livro levanta a mão. só eu õ/. quem leu mais que 15 levanta a mão. só eu de novo õ/
    quanto a isso eu gosto de me exibir sim :D
    isso que é o mais legal em ser blogueira: indicar livros, surtar com pessoas que vc só conhece online por causa do lançamento de determinado livro.... é bom demais ♥
    e este sentimento, os seus seguidores também têm. não é só quem é blogueira não :D
    adorei o top 10! ;)

    ResponderExcluir
  2. Quando eu vi esse Top eu precisava ler porque... Eu também sou blogueira então precisava ver se os seus motivos por amar este mundo também eram os mesmo que os meus e devo dizer que você não me decepcionou. É tão bom está em um mundo onde você pode ter cultura envolvida, aprendizado, conhecendo novos mundos, novos personagens, autores e conhecer novas pessoas que podem se transformar em grandes amigas(os)?
    Até hoje eu me pergunto como existe alguém que não gosta de ler. Ler é perfeito para fugir deste mundo de violência e também onde você pode criar um lugar perfeito para vocês mesma viver por algumas horas, onde você pode ser o que quiser.
    Adorei seu top.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  3. Ler e escrever resenhas também mudou muito nas minha redações e nos meus trabalhos escolares. Agora que esbarrei com a faculdade, DU-VI-DO que me daria tão bem se não tivesse os dois. Também é legal ver a reação das pessoas quando você fala que passou o domingo lendo ou quando solta uma quote de efeito.

    Mas mesmo com tudo isso, meu amor pela leitura ainda vem de poder conhecer várias histórias, ser varias pessoas e ir as vários lugares, sem deixar de ser eu ou o conforto do meu lar (ou desconforto do busão, mas dai abafa né).

    Muito legal o tema! :)

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!