21 de jan de 2014

Feitiço — Sarah Pinborough

Feitiço — Encantadas #2
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
ISBN: 9788567028057
Páginas: 248
Nota: 
Anteriores: Veneno
Comprar

Ainda acho que um dia eu ficarei traumatizada por ter estragado os contos de fadas da minha infância com versões bizarras (e curiosamente divertidas) que gente estranha adaptou para a maioridade. Tudo começa com Once upon a time (e não é um trocadilho, embora sirva) e Branca de Neve ladra, Charming pobre que pega o lugar do irmão gêmeo, até tornar Peter Pan um dos mais cruéis vilões de todos os tempos. E se já não basta esse seriado destruidor de fantasias que figura meus favoritos, entra também a série Encantadas, de Sarah Pinborough, que deixa tudo mais sinistro ainda. Bizarrice pouca é bobagem, né? Garanto que a autora tem uma coleção de almofadas com essa frase bordada.  


No segundo capítulo da trilogia, Feitiço, o foco vai para Cinderela – com personagens de Veneno se cruzando, já que é tudo um reino só. E então, para ler esse livro, esqueça tudo que você lembra da garota borralheira que dormia no pé do fogão e era escravizada pela madrasta má e suas meio irmãs mimadas. Sim, Cinderela tem uma madrasta que a faz trabalhar, que dá o que tem de melhor para a própria filha (a que continua solteira), mas isso é o básico dos básicos que Sarah decidiu seguir. Todo o recheio da história – que é bem complexo para um livro tão pequeno – é pura ousadia. E sem a alegria.  

Uma coisa que reparei ser do feitio da autora é deixar todos os personagens detestáveis. Pelo menos em uma parte da história você se irrita com alguém – seja protagonista, seja vilão. Por incrível que pareça, a única pessoa que conseguiu ser interessante em tempo integral foi a meio irmã de Cinderela, Rute, que não é chata, irritante e insuportável como sua versão da Disney. Por outro lado, quem é egoísta ao extremo é nossa suposta princesa. Ai, como Cinderela é chata. E bem safadjénha também, se me permite.   

A história também segue por um rumo bem inesperado. Sarah não faz o que o público espera dela, e esses não são contos de fadas com amor no coração e mensagem bonitinha de acreditar nos seus sonhos. E por essa razão não podemos tirar o mérito da autora pela criatividade constante. Pode não ser aquilo que você queria ler – de certa forma, eu fico bem decepcionada por ter essas histórias e personagens arruinados – mas continua sendo um desenvolvimento bastante único e bem feito.  

Vale mencionar novamente o trabalho gráfico absolutamente incrível desse livro. Não tem detalhe na diagramação que não seja de babar, a dedicação da editora em fazer esses livros parecerem contos de fada, por mais que a história fuja disso, é bem visível. E, apesar dos apesares, Feitiço é um bom livro. Bonito, bem escrito, totalmente surpreendente... Apenas não é um livro que eu gostaria de reler. E nem um livro que eu doaria para crianças. 
Beijinhos ♥ 

3 comentários:

  1. Oi, Joana!
    Li só Veneno, da saga, não achei o livro lá essas coisas, achei que a autora se perdeu em muitas partes.
    Realmente, OUAT está acabando com a minha infância. T_T
    Acho que não vou pedir Feitiço para a editora, porque, pela sua resenha, os "erros" do primeiro livro parecem continuar no segundo.
    Beijos!
    Ananda
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
  2. ainda não comecei a ler esta serie, mas tenho muita vontade!
    estou adorando essa modinha de autores relançarem contos modificados, principalmente quando são mais macabros hahaha
    OUAT é demais, mas acabei parando de assistir por falta de tempo e nem lembro mais em que episódio eu parei =/
    que pena que você não gostou tanto assim do livro. espero não me decepcionar :)

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei de ler Veneno e Feitiço, tive as mesmas impressões que vc, exceto que eu releria no futuro haha
    Estou ansiosa para o último!
    Bjs

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!