14 de jan de 2014

Diário de um banana — Jeff Kinney

Diário de um banana #1
Autor: Jeff Kinney
Editora: Vergara & Riba
ISBN: 9788576831303
Páginas: 222
Nota: 
Extra: Maratona Literária
Comprar

Nunca fui muito fã de livros em formato de diário, e nem de diários no geral se você me perguntar. Só que em alguns casos devemos abrir exceções, correto? Uma delas é quando tem forças maiores empurrando o livro na sua direção, como por exemplo aleatório, uma maratona literária que pede por um livro infantil (e faz você correr pra estante do irmão mais novo). Foi assim que Diário de um banana pulou minha pilha leitura - e sabe que vou até abrir uma exceção cheia de amor para esses diários?!


Nenhum objetivo além de entretimento. É essa é principal ideia de Jeff Kinney ao escrever esse diário pelos olhos de Greg, um garoto de 12 anos vivendo todas as aventuras e desaventuras que o ensino fundamental proporciona: desde a busca pela popularidade até o apenas ser aceito pelos valentões e não receber apelidos queima filme. 

Se essa é uma fórmula batida? Não tenha nem dúvidas. Mas foram poucos os autores que conseguiram colocar o mundo aos 12 anos de idade transcrito de forma tão excelente e bem humorada. Greg é engraçadíssimo, tão genuíno e perspicaz que não tem como não se identificar com algum traço de sua personalidade esperta - independente da idade do leitor. E é essa a sacada, né? Foi fazendo rir - e não pouco - que Jeff colocou no mercado uma das melhores séries infanto-juvenis que não parte pra fantasia. Ironicamente é meio único, né?

Uma coisa que merece destaque é diagramação desse livro. Com direito a capa dura e folhas com linhas - como um diário deve ser -, a história é inteira repleta de ilustrações, desenhos do próprio Greg (a.k.a. Jeff) para contar sua história com mais exatidão. É de ficar babando como esse livro é bem feito, como todo detalhe é levado em consideração e você tem a impressão de estar lendo um diário de verdade, não um livro comum. Talvez por esse não ser um livro comum.

Não é meu gênero favorito, não é o tipo de personagem que cativa meu coração e a história que preenche minha lista de favoritas, mas Diário de um banana foi um passatempo muito, muito legal. É pra quem tem 12 anos ou quem tem o triplo dessa idade, para quem gosta de xeretar o diário alheio ou só ler uma narrativa fluida. É divertido, inteligente, com um trabalho gráfico primoroso. Deu vontade de ler as continuações - todas as mil e uma delas!
  • Falando nisso...
Diário de um Banana: O livro do filme — Jeff Kinney — Comprar

E como leitura complementar, não dá para deixar de citar o livro do filme, que conta todos os detalhes dos bastidores da adaptação cinematográfica. Uma pergunta: por que não sai um livro desses para cada filme inspirado em livro que sai por aí?

Diário de um banana: O livro do filme não deixa passar informação nenhuma da criação - escolha do diretor, do elenco, do cenário... Informações preciosas para quem curte cinema e não sabe muito bem como funciona o backstage, informações preciosas para quem adora essa série e precisa de mais e mais informações.

É legal que esse livro mantem o mesmo trabalho gráfico do Diário de um banana, com a única exceção que a capa não é dura e as folhas são coloridas. As ilustrações do autor continuam lá, assim como o senso de humor característico. Depois de ler esse livro, você fica louco para assistir o filme e não piscar durante segundo nenhum, para perceber todos os detalhes que antes nem repararia. Ou você achava que os cartazes da escola eram aleatórios? EPA, NENÉM!
Beijinhos ♥

2 comentários:

  1. noooossa, esses dias eu vi a série na livraria e me apaixonei pela diagramação. as capas são lindas, e as folhas são incríveis. juro que fiquei com vontade de comprar eles só por causa disso hahaha
    parece ser divertidinho... um bom passatempo...
    e por ser pequeno, dá para ler rapidinho né?

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha me interessado por esses livros, mas ultimamente tenho lido tantas resenhas ótimas da série que não tem como não ficar com vontade. Até porque...na minha última ida ao mercado, vi que tem lá haha entre pão e iogurte, quem sabe eu não coloco na sacola esse livro também?
    Bjs

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!