31 de jan de 2014

Dente por dente — Siobhan Vivian e Jenny Han

Dente por dente — Olho por olho #2
Com spoiller do anterior
Autoras: Jenny Han, Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633404
Páginas: 512
Nota: 
Anterior: Olho por olho 
Comprar

Por culpa de Revenge ou simplesmente uma alma vingativa, sempre tive uma quedinha por histórias de aqui-se-dá-aqui-se-paga. Elas tem um atrativo muito grande, e colocar esse plot no high school chamou minha atenção de primeira. Mas foi uma surpresa que Olho por Olho não terminou no ponto final e resolveu se estender por uma trilogia inteira. Mais surpresa ainda foi pegar Dente por Dente e fazer levantamento de peso com ele, dado seu tamanho maior que tijolo. Desculpa, mas nem dois cérebros no processo criativo faria uma história dessas dar certo em mil e algumas páginas. Ops, alguém se perdeu.

Se em Olho por Olho tínhamos três garotas fortes e decididas tentando se vingar das três pessoas que mais complicaram sua vida (uns mais que outros), em Dente por Dente, temos essas mesmas três garotas (dessa vez nem tão fortes e determinadas) ainda buscando fazer seus inimigos se arrependerem, dando destaque para Reeve, que prejudicou a vida de Mary de forma tão drástica. E para vingar-se completamente dele, elas planejam partir seu coração, colocando Lillia na jogada. Se até aqui já tinha sido suficientemente clichê, com direito a feeling Carrie, a Estranha, dessa vez as autoras se superaram. Tem modo mais comum de se vingar que partir o coração do alvo? Seduzindo, se apegando e largando? Pfvr, não tenho dedos para contar quantas vezes já vi isso por aí.

O maior erro desse livro foi seu tamanho exagerado. A história poderia facilmente ser contada em 300 e poucas páginas, como seu antecessor, mas nããão!, as autoras decidiram que preencheriam 510 páginas com a mais clássica embromação. O que é um erro por vários lados, afinal um livro desse tamanho a) assusta, b) enrola e c) tem muitas mais chances de se perder, como obviamente aconteceu. Então pergunto: qual foi a necessidade disso? Parem de trilogiar tudo que tem um mínimo gancho desnecessário, pelo amor!

O pequeno mistério sobrenatural que foi jogado no primeiro livro deveria então tomar forma em Dente por dente, mas é claro que isso não acontece. Começa que um plot mágico é totalmente dispensável para uma história que tinha tudo para ter os dois (ou seis) pés no chão. É óbvio que as autoras usaram dessa ideia para preencher mais suas incontáveis páginas sem objetivo, mas não é nem isso que fazem dessa vez. O assunto é pouquíssimo abordado e, ainda quando é, é de uma forma tão rasa que não acrescenta nem um palito para o contexto. Vale dizer que o aspecto fantástico da história foi mais forte em Olho por olho, então imagine só quão zzzZZZ é por aqui.

Em termos de protagonista, eu queria destacar que Lillia e Kat são ótimas. As duas tem personalidade, se jogam nas missões vingativas ao mesmo tempo que têm sua própria vida com seus próprios problemas para descansar depois de um longo dia de armações. O mesmo não se pode dizer de Mary, que jogou fora toda a simpatia que conquistou no primeiro livro, sendo apenas chata em Dente por dente. Existe Síndrome de Estocolmo para quem se apaixona por ser sequestrador, não? Qual é a variação disso para quem se apaixona pelo bullie? Falta de amor próprio?

De certa forma, eu adorei Dente por dente por culpa de Lillia, Kat e, acredite se quiser, Reeve. Por outro lado, eu achei muito ruim por conta do infinito mimimi de Mary, a péssima abordagem sobrenatural e alguns plots sem pé nem cabeça que as autoras colocaram sabe-se Deus lá porquê. Então esse é um livro de opostos, que conquista por um lado e irrita por outro. De qualquer forma, as 510 páginas com conteúdo de 250 passam ligeiro, a narrativa é bem fluida e tem vários capítulos curtinhos que deixam tudo mais rápido. Adorava quando esses capítulos eram da Mary.
Beijinhos ♥

3 comentários:

  1. Oi!
    Eu até gostei de Dente por Dente, mas uma das coisas que mais me incomodou foi o timing no final. Acho que ficaria muito melhor se as autoras fizessem a revelação do final e deixassem o resto para o próximo livro - já que vai ter outro mesmo...
    Anyway, só quero ver o que vai acontecer no último livro dessa trilogia. Talvez melhore, ou talvez piore de vez. *apenas medo*

    ;*
    Nathália.

    ResponderExcluir
  2. também sou desas que acredita nesse aqui-se-dá-aqui-se-paga e fiquei super curiosa para ler Olho por Olho. não sei se fui com muita sede ao pote, mas acabei levando um belo de um tapa na cara. odeio e não fiquei com a minima vontade de ler a continuação --'
    aaah, claro, sabia que isso iria acontecer. era muita página para pouca história!
    se esse já foi esta enrolação toda, imagine o terceiro livro!!!
    não quero ler. não quero mesmo ler! obrigada , mas este eu passo...

    ResponderExcluir
  3. Olá Joana...Tudo bem??
    Tenho os dois livros na minha estante, mas ainda não li nenhum pois estou um pouco desanimada para esta leitura devido a quantidade de resenhas negativas que li...Mas espero poder conferir em breve...
    Beijos!!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!