3 de jan de 2014

A Beautiful Wedding — Jamie McGuire

Belo Desastre #2.5
Autora: Jamie McGuire
Editora: Atria Books (será publicado pela Verus no Brasil)
ISBN: 9781476759548
Páginas: 160
Nota: 
Extra: Maratona Literária
Anteriores: Belo Desastre, Desastre Iminente
Comprar

Depois de muito pensar, decidi começar 2014 com Jamie McGuire. Para quem não sabe, Belo Desastre é um dos meus livros favoritos de todos os tempos, o maior guilty pleasure da minha vida literária. Autores que conquistam você nessa facilidade toda, merecem a responsabilidade de abrirem o ano com chave de ouro - afinal, eles fizeram isso em junho, podem repetir a proeza em janeiro também. Não é pedir demais, é? 
"I guess the beautiful disaster turned into a beautiful wedding."
Considerando o título, não é spoiller dizer que A Beautiful Wedding é o casamento de Travis e Abby, uma pequena história  para saciar a curiosidade dos fãs que não tiveram direito aos detalhes da segunda viagem a Vegas. O problema é que, na vontade de aumentar uma história que já havia sido finalizada duas vezes, Jamie acabou se perdendo. Foi entregando cada vez mais e mais capítulos inéditos de algo já terminantemente concluído, que a autora fez logo a última coisa que deveria fazer: reescreveu até perder o sentido e irritou os fãs que antes só faziam amá-la.

Deixe-me explicar melhor. Esse livro vai desde o momento em que Abby pede Travis em casamento, logo após o incêndio, até a volta deles no aeroporto. Então, primeira coisa: Jamie McGuire refez cenas e diálogos pela terceira vez. Ler Belo Desastre foi ter muitas borboletas no estômago (por mais que eu tenha achado o acréscimo do casamento exagerado e desnecessário), Desastre Iminente foi rever tudo aquilo com amor, mas sem a emoção da surpresa. Já em A Beautiful Wedding, essa coisa toda está desgastada. Num livro com 160 páginas, a autora não deveria ter perdido tempo repetindo cenas já lidas e relidas pelo público cativo. E percebendo isso, Jamie fez mudanças. As mais infelizes que podia fazer.

Então que A Beautiful Wedding fez tudo parecer uma mentira. Sabe o romantismo, a decisão de casar apenas por ver o quanto a vida é frágil e não quer passar mais um dia sem ter um papel para comprovar o amor? Pois então, balela. Nesse livro, pensamentos que antes nunca foram citados nos outros livros, dominam a cabeça dos protagonistas (que dividem a narrativa). Aparentemente, Abby percebeu que deveria casar com Travis para impedi-lo de ir preso por culpa do incêndio. Ele, por sua vez, ficou todo feliz e emocionado apenas para Abby não desistir de se tornar a Sra. Maddox, mas sua cabeça não conseguia desligar os momentos de terror que vivenciou horas atrás. Em Gossip Girl, essa ideia também foi usada e deu super certo para Chair, mas em A Beautiful Wedding, quando já tínhamos visto Abby e Travis noivarem DUAS vezes, toda essa mudança de perspectiva só pareceu falsa, forçada e nada romântica. 

Se foi decepcionante, não tenha dúvidas disso. Considere que eu era obcecada por Belo Desastre e mesmo assim essa história não me desceu - imagina só como será encarada pelo público que sempre teve um pé atrás com Jamie McGuire. Essa é uma história repetida a exaustão, e o que mais que a autora nos reserva? Um quarto livro com narrativa em terceira pessoa? O ponto de vista de Parker, America, Brazil, Totó? Deu, Jamie, chegou. Agora não sei se esqueço que um dia li esse livro, releio os outros dois para recuperar o sentimento, ou abandono a série de vez. Se você gosta de Travis e Abby, não leia esse livro.
Beijinhos ♥

13 comentários:

  1. Bom, eu acho q esse livro eu não vou ler. HUSHUSA
    Só Belo Desastre e Desastre Eminente mesmo...
    Amei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Joana, tudo bem?
    Belo Desastre também é um dos meus livros favoritos, toda a história de Travis e Abby pode parecer maluca para os outros, mas para mim é encantadora rs Fiquei super animada quando a Jamie anunciou o lançamento deste livro, mas depois que li sua resenha, sinceramente, acho que não vou ler para poupar minha decepção :( Que pena que ela não acertou dessa vez.

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Belo Desastre também é um dos meus livros preferidos. E pelo que você acabou de falar, A Beautiful Wedding é realmente um fiasco... Não garanto que vou resistir à tentação de ler, mas farei o possível para não deixar que esse livro interfira na minha paixão pela história. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Belo Desastre também é um dos meus livros preferidos. E pelo que você acabou de falar, A Beautiful Wedding é realmente um fiasco... Não garanto que vou resistir à tentação de ler, mas farei o possível para não deixar que esse livro interfira na minha paixão pela história. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Não li nenhum dos lançados aqui e confesso que Travis muito me assusta. Li algumas coisas por alto, como quotes e trechinhos postados em resenhas, e tudo o que li me leva a crer que "cachorro louco" caiu como uma luva em Travis hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Começou bem mal 2014, com uma decepçao.
    Tenho curiosidade em ler algum dos livros anteriores, mas já sei que nao preciso ler esse, que todos esperam ser a conclusao, pois lançar mais é somente para ganhar mais dinheiro em cima dos fas.

    ResponderExcluir
  7. Não li o segundo livro justamente por isso...detesto repetições e fico pensando no que tudo isso levaria. Provavelmente terei a mesma opinião que a sua, então evitarei ler para não me decepcionar. mas gostei muito da sua sinceridade e ponto de vista!

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa gostei muito dos dois primeiros livros, mas pra que ficar fazendo livros desses dois personagens acho que já deu né , desnecessário, não vou ler de maneira nenhuma.

    ResponderExcluir
  9. Não gostei muito do tem do livro... ainda não li belo desastre, mas este quero ler!

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Ainda não li Belo desastre, mas ele já está na minha lista de desejados urgentes...rsrs'.
    Por causa do spoiller também não li a resenha *-*
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu to lendo A Beautiful Wedding, e dei uma pausa logo no início, porque fiquei chateada quando li o motivo pelo qual a Abby pediu o Travis em casamento, e ele fingindo toda aquela emoção e tal.

    Eu to empacada, acho que vou terminar só por curiosidade, porque detesto abandonar um livro! Mas vou procurar lembrar de todo aquele sentimento em Belo Desastre e Desastre Iminente que eu tanto amei, são livros que estão lá em cima no meu top de favoritos, é uma pena a autora ter feito besteira nesse quando ela poderia apenas ter escrito sobre a noite de casamento e ter nos dado um baita presente nos mostrando detalhes sobre aquela noite.

    Enfim... ótima resenha!
    E tente reler pra recuperar o sentimento dos anteriores! rs =)

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gente!!! Que babadooooo!!!
    A mulher viajou pelo jeito!!
    Não vou ler mesmo! De jeito nenhum!!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gente!!! Que babadooooo!!!
    A mulher viajou pelo jeito!!
    Não vou ler mesmo! De jeito nenhum!!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!