26 de dez de 2013

Princesa Mecânica por Cassandra Clare

As peças infernais #3
Com spoillers dos anteriores
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501092700
Páginas: 430
Nota: 
Anteriores: Anjo mecânico, Príncipe Mecânico
Comprar

É possível dar o prêmio de melhor e de pior autora do mundo para a mesma pessoa? Pois, se for, ninguém merece mais que Cassandra Clare. Ninguém merece menos que Cassandra também. Se eu tenho uma autora favorita no mundo, é essa mulher. Se tem alguém que enche meu coração de amor e tristeza ao mesmo tempo, é essa mulher. Se tem alguém que enlouquece, que apaixona, que surpreende... É essa mulher. E esse é meu coração destroçado para falar de Princesa Mecânica, livro que encerra a trilogia As Peças Infernais. Alguém pode me trazer mais lenços?
- Você sabe aquela sensação - disse ela -, quando você está lendo um livro, e percebe que vai acontecer uma tragédia? Você sente o frio e a escuridão se aproximando, vê a rede se fechando em torno das personagens que vivem e respiram nas páginas. Mas está preso à história como se fosse arrastado por uma carruagem, e não consegue largar nem mudar o percurso?
Página 61


Depois de ter todas as estruturas destruídas com Príncipe Mecânico, não aguentei muito tempo para comprar Clockwork Princess e terminar essa história maravilhosa. Então quero que você entenda que todos os sentimentos que estou sentindo ao escrever essa resenha, são feridas desde setembro - mas de forma alguma cicatrizadas. 

Em Princesa Mecânica, temos todos os arcos de fechando. E, você sabe, não são poucos. É nesse livro que descobrimos o que Tessa é e qual sua importância para o Magistrado. Temos Will lidando com a chegada de Cecily, a ~ quebra da maldição ~, o noivado de seu parabatai e a amada. E ainda no trio protagonista, temos a doença de Jem cada vez mais forte. E se não bastasse tudo isso, o Instituto de Londres está sob observação e Charlotte ameaça perder o cargo. Ok, desgraça pouca é bobagem, né?

É engraçado como Cassandra evoluiu nessa série. Por melhor que tenha sido, Anjo Mecânico não foi tudo isso. Não não teve aquela emoção de tirar o fôlego, ele não me fez arrancar os cabelos como com Cidade dos Ossos. Naquele livro, Will era só um babaca com uma boa genética. Jem era o só o cara doce que vive as sombras do melhor amigo egocêntrico. Tessa era só uma incógnita no meio de Caçadores de Sombra. E em tão pouco tempo, com um número de páginas não muito extenso, essa se tornou uma das trilogias - se não A trilogia - mais sensacional que já passou nas minhas mãos.

Não é um simples aperto no coração. Garanto que Cassie gargalha toda vez que um autor mata um personagem queridinho e acha que está abalando. Ela não faz isso, ela vai mais baixo. Cassandra tortura, provoca, machuca. E é muito relevante para tudo isso que os personagens tenham uma profundidade emocional muito elevada. Não é qualquer personagem que aguentaria tantas bombas simultâneas, precisa muito mais um psicológico forte e inabalável. Pois aí é que está: tudo ali precisa abalar. Se Tessa, Jem ou Will fossem rasos, As peças infernais jamais chegaria em você, não tocaria seus sentimentos e levaria tudo ao chão como faz com qualquer alma que abra esses livros. É tão genial como a personalidade de cada pessoa ali é desenvolvida, que só posso reverenciar essa autora.

Uma coisa muito importante aqui é que você leia Princesa Mecânica com atenção nos detalhes. Muita atenção nos detalhes. Separe bem o que você leu em Instrumentos Morais e o que leu em Peças Infernais, não confunda. Existe uma reviravolta tão gigantesca e inesperada (mais que qualquer outra coisa que a autora já fez nessa vida, e você sabe que não foram poucas e pequenas) que pode mudar TMI aos seus olhos. Tem personagem lá que ganha outro sentido, e não é Magnus ou Church. Tem uma frase em Cidade das Almas Perdidas que faz o mundo cair - e se você não tiver lido Princesa Mecânica, garanto que ela passou batida. MEU SANTO RAZIEL.

Tudo que eu digo é que você aproveite cada página, cada linha, cada palavra. São as últimas. As Peças Infernais é genial em todos os sentidos possíveis, mexe com todos os sentimentos que você nem sabia ter, reparte e une seu coração mais vezes do que é fácil contar. Princesa Mecânica é um livro envolvente, inteligente, maravilhoso, incrível e doloroso. Você vai amar e sofrer tanto que se arrependerá de ter lido. Mas vai se arrepender ainda mais se não ler.
Beijinhos ♥

17 comentários:

  1. Você colocou no resenha tudo que senti lendo esse livro maravilhoso, sim Cassandra se superou, é minha série preferida, queria ser a Tessa por vários motivos.
    Milhões de estrelas pra essa pessoa.

    ResponderExcluir
  2. que nota é essa? me assustei hahahahaha
    acho engraçado essa relação de amor e ódio que as pessoas sentem com a autora, e minha relação com ela é de extremo ódio, e não sinto vontade em ler esta serie ai, apesar de ler muita gente falando bem ;x

    ResponderExcluir
  3. Ri com sua nota HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Eu sou uma apaixonada, loka, por Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais, mas ainda tenho as duas séries incompletas por falta de tempo. Em as Peças Infernais parei em O Anjo Mecânico e to super chateada com algumas coisas que andei lendo na rede. Soltaram vários spoilers de A Princesa Mecânica. Essa mania de as pessoas saírem falando indiscriminadamente sobre fatos importantes me irrita e chego ao ponto de ter medo de ler resenhas achando que vai ter spoiler.

    ResponderExcluir
  4. Bom né, depois dessa nota inédita e a declaração de amor e ódio pela autora só me resta ler essa série que está tão conhecida, é meio difícil não conhecê-la, em todo site e na boca das pessoas é uma das mais comentadas, só me falta o dinheiro né, por que com tantos livros bons escolher o primeiro fica difícil, mas como disse acho que essa nota vai fazer com que essa trilogia pule alguns títulos da minha lista, você conseguiu me convencer a lê-la e creio que não vá me arrepender <3

    ResponderExcluir
  5. Por coincidência, essa semana chegou meu exemplar de Princesa Mecânica e não vejo a hora de ler, principalmente depois de ler a sua opinião. Eu também gosto demais da série e no primeiro livro fiquei meio perdida, estava com dificuldade de me situar entre todos aqueles personagens novos, mas depois amei muito e que bom que muito provavelmente minhas expectativas serão até superadas nesse final da trilogia. Agora que ele já está aqui comigo, vou ler logo, logo! Ontem terminei de ler Cidade das Almas Perdidas e realmente a frase passou batida, como você disse, porque não percebi nada que fizesse o mundo cair.

    ResponderExcluir
  6. Achei que meu pc tinha dado bug quando vi essa nota, ashuashuashua. Ainda não li essa série, mas depois dos seus elogios e da sua nota imensas, não tem como não ficar com vontade de ler. É legal saber que a autora evoluiu ao longo da série. Gostei da misturas de emoções que o livro provocou em você, isso só mostra o quanto esse livro é bom. Li a resenha um pouco por cima pra não ver muito spoiler, mas realmente gostei do que li e em 2014 vou tentar lê-los. Tentar tomar cuidado para não ler nenhum spoiler por aí :p
    Beijos!

    temponaoperdido.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Meio assustada com essa nota! HAHAHAHA
    Eu ainda não li essa série, mas depois dessa nota né? Quem sabe... haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Super concordo com a sua nota Jo, ainda mais quando se trata da Cassandra, né? o livro é super bacana (apesar de não ter tido a oportunidade de lê-lo), já vi muitas resenhas e o enredo é absolutamente ótimo e com essa resenha incrível que você fez me motivou ainda mais, porque eu quero muito ler essa série. ♥

    ResponderExcluir
  9. Não tinha ouvido falar desse livro. Mas confesso que depois que li a resenha fiquei curiosa.
    Mais um para adicionar a lista. hahaha
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Eu também não tinha ouvido falar desse livro. Mas a resenha está ótima e me instigou a minha curiosidade...Incluído na lista de 2014.

    Bjs

    http://rascunhosdeguardanapo.blogspot.com.br/#_=_

    ResponderExcluir
  11. Você sabe bem como eu me empolgo em comentários dos meus livros favoritos, mas por conta da emoção, só direi que as lágrimas estão presas aqui só de lembrar dos acontecimentos desse livro. Cassandra me destruiu a cada página, seja de felicidade, emoção ou dor. E não satisfeita, no epilogo simplesmente sambou nos restos do meu coração.

    Mas confesso que me irritei um pouco em alguns momentos, achei que ficou meio enrolado, muitos caps e povs quase desnecessários. Tudo bem que sem eles não conheceríamos bem alguns personagens, mas ficou cansativo, ainda mais com toda aquela emoção, só queria que acabasse logo pra eu parar de chorar USAHUSAHUSHUSUHAS

    Enfim, As Peças Infernais é sem dúvida A trilogia, e irei sofrer sempre que for mencionada HUSAUHHUSAUHSHU

    xx

    ResponderExcluir
  12. Otima sua nota! Haha, sua resenha só serviu pra me deixar ainda mais curiosa em relação a essa trilogia! QUERO AGORA! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Acho incrível como a Cassandra conseguiu me surpreender e se desenvolver como autora nessa trilogia. Considero esses 3 livros melhores do que os de TMI por tantos motivos, mas o epílogo não deu pra mim (preferi ignorá-lo, embora tenha sido lindo. Até determinado momento). hahaha Acho que de todo ser humano que leu As Peças Infernais, eu sou a única que não gosta do Jem (nunca consegui entender essa paixão ardente que o povo sente por ele) e me senti traída pela Clare. Senti que a Tessa não teve que fazer escolha nenhuma e isso me decepcionou, porque eu esperava muito (muito!!!!) que ela se decidisse (não importava por quem). A autora visualizou uma saída, tecnicamente, fácil e a tomou.
    Entretanto, essa é uma questão particular e eu não posso tirar os créditos dessa história ma-ra-vi-lho-sa que quebrou meu coração tantas vezes e de tantas formas.
    Odeio a Cassandra por isso.
    (não de verdade)
    hahahaha

    Beeijos =*

    ResponderExcluir
  14. Acho incrível como a Cassandra conseguiu me surpreender e se desenvolver como autora nessa trilogia. Considero esses 3 livros melhores do que os de TMI por tantos motivos, mas o epílogo não deu pra mim (preferi ignorá-lo, embora tenha sido lindo. Até determinado momento). hahaha Acho que de todo ser humano que leu As Peças Infernais, eu sou a única que não gosta do Jem (nunca consegui entender essa paixão ardente que o povo sente por ele) e me senti traída pela Clare. Senti que a Tessa não teve que fazer escolha nenhuma e isso me decepcionou, porque eu esperava muito (muito!!!!) que ela se decidisse (não importava por quem). A autora visualizou uma saída, tecnicamente, fácil e a tomou.
    Entretanto, essa é uma questão particular e eu não posso tirar os créditos dessa história ma-ra-vi-lho-sa que quebrou meu coração tantas vezes e de tantas formas.
    Odeio a Cassandra por isso.
    (não de verdade)
    hahahaha

    Beeijos =*

    ResponderExcluir
  15. Sua resenha conseguiu me deixar ainda mais curiosa em relação a essa trilogia!

    ResponderExcluir
  16. Quantas estrelas! Hahahaha
    Ainda não li nada da Cassandra Clare porque as opiniões que eu já ouvi sobre a série Instrumentos Mortais são bem divididas. Mas, a série As peças infernais me chamaram atenção e depois dessa resenha vou resolver dar uma chance e comprar o primeiro (quando tiver em promoção) pra ver se eu gosto. Finalmente uma resenha que me convenceu a realmente investir em uma série depois de tanto tempo fugindo delas!

    ResponderExcluir
  17. Minha amiga tem toda a coleção da Cassandra, depois dessa resenha eu vou correndo pedir emprestado. Eu tinha visto o filme de Instrumentos Mortais e por isso desanimei e acabei não lendo o livro (mesmo sabendo que o livro normalmente é melhor que o filme), minha amiga insistia mas eu falava: "Quem sabe na próxima?" Eu tinha uma pilha de livros pra ler e não queria colocar Instrumentos Mortais na frente, mas agora quero muito devorar a coleção inteira!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!