11 de dez de 2013

16 razões que fazem de Catching Fire um filme pra lá de breathetaking!

Já tem quase um mês que Em Chamas chegou e hypou no Brasil, mas só agora consegui juntar as estruturas para conseguir falar sobre o filme. Sabe aquela música Best Song Ever do One Direction? Estou tentada a parodiar com Best Movie Ever e falar sobre quão genial e sensacional é a adaptação do segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, de como essa maravilha toda foi inesperada e quantos tijolos e cimento precisei pra refazer minhas estruturas. Como organizar ideias não é minha maior habilidade se tratando desses lindos, não tem como fazer uma ~resenha~, e sim citar vários itens que deixam qualquer um no chão. Se esse post não chegar ao fim, saibam que morri relembrando tudo. PS: Conterá eventuais spoillers se você vive em baixo de uma pedra.
1 ♥ O SHIP
COMO NÃO AMAR KATNISS E PEETA, MEU SANTO SNOW? Em Chamas tem o relacionamento forçado - e nem tão fictício assim - dos personagens ainda mais explorado que no filme anterior, com mais momentos fingidos (haha, me engana, Catnip) de nossa protagonista e frases fofas vindo de Peeta. Aliás, convenhamos, "I need you" é o novo "I love you", certo? O que nos leva ao...
2 ♥ Pedido de casamento
Grande coisa que é só para alegrar a Capital! Peeta pede a mão de Katniss em casamento e ficamos bobos de amor por motivos óbvios. Depois tem entrevista com Caeser e NEM VAMOS COMENTAR O QUE MENINO DO PÃO DISSE.
3 ♥ E começaram as revoluções
E como nem tudo são flores e pães, as revoluções começaram. Em Jogos Vorazes, não senti que os produtores tenham se jogado em todo o sentimento distópico que a história permitia, e a submissão que os habitantes de Panem vivem constantemente não passava para quem estava assistindo. Já no segundo filme está tudo lá: a crueldade, o sentimento revolucionário nascendo, o símbolo de tordo... ISSO É PANEM. Obrigada.
4 ♥ A cena no distrito 11
... que me (nos?) fez chorar com um bebezinho. A cena que melhor mostrou o quão opressor e sanguinário é governo. Minhas lágrimas para você, velhinho que morreu sem dó nem piedade.
5 ♥ Gale sendo chicoteado
Não, eu não coloquei aqui por odiar o Gale e gostar de vê-lo apanhar em praça pública, afinal, nem eu sou tão má assim (mas ainda odeio o Gale). A cena em que o oficial de Panem bate no bonitón é outra que enche os olhos de lágrima, e ainda dá mais raiva de Snow. Só não achei muito sentido Katniss não ser reconhecida. Poxa, gente, não é a ~queridinha~ da Capital?
6 ♥  A arena
E quem não estava ansioso para ver a arena ser um relógio mortal? A produção não poupou orçamento para deixar a fotografia do ~ campo de batalha ~ incrível e surpreendente. Claro que o Massacre Quaternário precisava de um cenário muito mais impactante que um mero Jogos Vorazes de todo ano. E é isso que temos! Quem não morreu com o "tic tac, tic tac" de Wiress? Ou então quando Katniss explodiu ~ o céu ~? PFVR, SENTIMENTOS.
7 ♥ As alucinações
Achei sensacional que o filme já começou com Katniss sendo perturbada pelas lembranças dos Jogos, mas nada chegou aos pés do ataque de nossa protagonista durante o massacre. Claro que foi influência da arena, porém ainda pegou muito no psicológico e THAT IS WHAT I'M TALKING ABOUT, produtores! Alguém vê outro Oscar para Jen porque ça minina ♥ 
8 ♥ Haymitch
Haymitch sempre foi um dos personagens mais fortes da saga, e olha ele sendo para lá de sensacional aqui também. Na verdade, Em Chamas deixa o personagem de Woody Harrelson ainda melhor e mais revolucionário. Quero Oscar para ele também!
9 ♥ Johanna
A quem eu quero enganar? Quero Oscar para esse cast inteiro! Mais que qualquer outro personagem, Johanna foi o melhor acréscimo que Em Chamas teve (sorry, Finnick), exatamente o espirito rebelde que mais se precisa nessa hora. Como não amar quem xinga a Capital em rede nacional? 
10 ♥ Effie
Mais do que a mulher excêntrica que não entende que está no Distrito 12 e não na Capital, a Effie que conhecemos em Jogos Vorazes não é mais a mesma. Ela não reclama mais de mogno, dos seus tributos despreparados e sem elegância. A Effie dá vez mexe muito mais com seus sentimentos. Simplesmente não tem como não se emocionar em todas as cenas da personagem, com muito destaque para a da colheita. 
11 ♥ Finnick
Tá, sim, ele também. Ninguém aí aceita mais cubos de açúcar, POIS SÃO TODOS MEUS. Obrigada de nada.
12 ♥ Mags e Finnick
Mais do que apenas Mags, mais do que apenas Finnick, o relacionamento dos dois é coisa mais amorzinho do mundo. Impressionante que Mags não precisou falar uma palavra para tocar nosso coração. Estou engasgada só de lembrar a cena em que ela entra na Névoa... E Finnick não pode salvá-la.
13 ♥ A entrada na arena
Cinna e Katniss se despedem, Cinna é morto, o túnel sobe, Katniss está no massacre - e cai na água. MDS que cena! Garanto que passou alguns minutos que você não respirou e nem percebeu a tempo suficiente de entrar pro livro dos recordes!
14 ♥ O vestido de Tordo
Tá, eu achei o vestido de tordo um tanto decepcionante visto de frente, mas minha nossa! Katniss fazendo cosplay de corvo com os braços abertos para o público da capital foi papel de parede do computador, do celular, capa do facebook... A do twitter é o vestido de noiva, já que né, eu também amei essa criação.
15 ♥ A cena do elevador
Perdi as contas de quantas variações dessa cena vi como icon na timeline do twitter. Não teve cena mais comentada no dia da estreia que a cena do elevador, em que Johanna é Johanna e Katniss surpreende bancando a ciumenta. Parafraseando Haymitch: THANK YOU!
16 ♥ Liberdade poética
Dá para dizer que Em Chamas é a melhor adaptação em muito, muito tempo, mas lembre-se que é uma adaptação e não uma cópia exata do que Suzanne escreveu. A liberdade poética está aí para enriquecer a trama, e isso os produtores abraçaram forte. Não foi genial a entrada da netinha do Snow na história? Ou das alucinações, como falei antes, bem antes da hora? Sim, faltou alguns detalhes, mas o que foi criado pelos roteiristas foi sensacional e muito bem vindo. 
Beijinhos ♥

22 comentários:

  1. Não tem como não gostar desse filme! Não tem mesmo! Em Chamas é meu livro favorito da trilogia e o filme não deixou nadinha a desejar!
    Também queria o Oscar para a Jena Malone e outro para a Jen! As duas realmente mereceram! E finalmente alguém que não gosta do Gale! Não entendo como alguém no mundo consegue preferir o Gale que o Peeta! hahaha
    E a netinha do Snow foi genial! Eu amei tuudo o que essa menininha falava! O Snow deveria estar morrendo de raiva! hahaha
    Só não comento todas as cenas que você falou por aqui, senão meu comentário vai ficar enorme! hahaha Realmente, não tem como deixar esse filme passar em branco <3
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc Andrea, com exceção de não gostar do Gale!!! Amo ele, e acho ele mega importante na trama!!! Mas tbm adoro o Peeta, ele é realmente muito fofo e, bom, já que a Katniss escolheu ele, fico feliz tbm!!! Mas ainda sim prefiro o Gale!!!

      Excluir
  2. Pra lá de Breathtaking mesmo! Eu pensei nessas cenas por dias. Simplesmente não conseguia tirar da cabeça. O Francis e a Jennifer mereciam um Oscar, de fato. E a a cara de babaca do Snow quando a Katniss destroi a arena é impagável. Sensacional <3

    ResponderExcluir
  3. Eu quase pari na hora do chicoteamento do Gale. Tá, que eu já sabia que ia rolar, mas a cena foi muito louca!

    ResponderExcluir
  4. Foi um filme PERFEITO, não tem do que reclamar. Cara, se agrada os leitores, agrada todo mundo, porque se tem alguém que sabe do que tá falando são os leitores. O roteiro, figurino, A CENA DA ENTRADA NA ARENA, tudo lindo, lindo, lindo. Será que A Esperança supera?!

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo com vc Clara, foi um filme perfeito, acho difícil superarem, mas com dois "Lawrences" trabalhando juntos, acho que conseguem kkk

      Excluir
  5. Nem me fale! Como sofri com esse filme... sério, se quase enfartei só com o filme imagine se resolvo encarar os livros? Me prometi não ler os livros... se os filmes já são daquele jeito imagine os livros que contém mais detalhes. Fui ao cinema decidida a ver Thor, chegando lá não resiste e fui pra sala de Em Chamas hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Quase criei um oceano no cinema na cena do distrito 11. :o
    Eu curti a Jena Malone, ela divou demais. *-* KKK Enfim, CF foi perfeito. <3 Mas saudades do Peeta (spoiler) sem perna, saudades. u.u

    ResponderExcluir
  7. Ainda não vi filme e essas cenas me deixaram mais curiosa com tanta beleza e agora estou mais louca pra ver, a fotografia está muito linda, gostei muito da série e estou louca pra ver A Esperança logo.
    As adaptações da série estão demais.

    ResponderExcluir
  8. Amei, foi exatamente como eu achei, perfeito

    ResponderExcluir
  9. Acho que foi o primeiro filme tão fiel ao livro que eu vi. Com certeza minha cena favorita é a do elevador, porque né katniss dando uma de ciumenta? Não é todo dia que vemos isto. A Mags foi umas das que mais me comoveu, chorar na parte de sua morte foi inevitável, além de conseguir passar tantas emoções sem usar uma única palavra. Agora minha maior surpresa mesmo foi a Johana, Oscar por favor, esta mulher merece *---------*

    ResponderExcluir
  10. essas cenas são as melhores do filme, amei o vestido do tordo dela, foi emocionante essa parte.

    ResponderExcluir
  11. Não tem como não amar a trilogia dos Jogos Vorazes! Me tornei fã à partir do momento em que li os livros, e não canso de encher minha paredes com posters da saga. Aliás, adorei a listagem que você fez, mas faltou uma pequena coisinha para ser falada: a frase 'Lembre-se de quem é o inimigo", uma das frases que eu adoro e é falada umas 3 vezes no filme :)

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, acho que foi uma das melhores adaptações que já fizeram de um livro haha
    Eu amei cada cena!

    http://crescendoemflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já li toda a série e adoro! Mas não vi nenhum dos filmes ainda, acredita? Fui deixando pra depois e acabei não vendo. Agora vendo essas imagens e todos os seus comentários empolgados, acho que vou correr pra ver.

    ResponderExcluir
  14. Assisti o filme quase no dia da estréia e simplesmente amei. Um dos melhores filmes do ano. Acho que quem roubou a cena no filme foi, sem dúvidas, a Johanna HHAHAHAHAHAAHAHA ela é demais!

    ResponderExcluir
  15. Amei o filme! E o final me fez ter mais vontade ainda de assistir a continuação!

    ResponderExcluir
  16. adorei o post para o melhor blockbuster do ano.
    todas expectativas atendidas para essa adaptaçao.
    deixaram de fora o começo lento do livro, ainda bem.
    e nao cortaram quase nada de importante.
    único pequeno defeito foi parecer que ela namorava com o Gale, e entao tendo menos cenas romanticas com o Peeta, mas as poucas foram ótimas.
    mas melhor coisa do filme, para mim, sao mesmo os atores coadjuvantes, vários personagens ótimos e muito bem interpretados.
    destaque para minha musa ha mais de 10 anos Jena Malone! ela perfeita para o papel.
    e também gostei muito do excelente ator P.S. Hoffman.

    ResponderExcluir
  17. Johanna foi tipo... muito incrível! haha Adoro aquela mulher!
    A cena do elevador foi mt boa! HUSAHUSASHA
    Amei o filme!

    ResponderExcluir
  18. Assisti os filmes antes de ler os livros, e tenho que dizer, Jogos Vorazes não foi assim tão perfeito quanto o livro, mas agora Em Chamas... foi o filme mais fiel que eu já vi.
    Filme perfeito, atores perfeitos, história perfeita (apesar de ser uma distopia). Concordo que todos os atores merecem um Oscar e principalmente a Jennifer (Katniss) e a Jena (Johanna).
    Jena não apenas deu vida á personagem como conseguiu superar todas as expectativas.
    Amo o Gale (por mim Catnip ficava com ele) mas tenho que admitir, a cena da Katniss e do Peeta na praia... perfeita!!!
    A homenagem á Rue, o senhorzinho do distrito 11, Gale sendo chicoteado, Peeta na entrevista com Caeser, Katniss em seu vestido de casamento, Wiress e seu Tique-Taque, Finnick e seus cubos de açúcar, Johanna em si (pq todas as cenas dela foram perfeitas), Mags, Effie, Haymitch, Cinna, até mesmo o Snow ... quase me matam, de chorar e rir.
    Fiquei completamente estasiada, alucinada e apaixonada quando sai do cinema... e espero que A Esperança seja tão perfeito quanto Em Chamas foi!!!

    ResponderExcluir
  19. Esse filme foi o ápice do ano <33 Bem melhor que Jogos Vorazes em muitos aspectos (pelo menos pra mim). Finn, Mags, Haymitch sendo Haymitch, Johanna diva, Peenis, a arena... foi tudo bastante fiel ao livro, maravilhoso.

    ResponderExcluir
  20. Incrivel!!!!!!!! Eu tô amando +Jogos Vorazes do que Harry Potter.
    Sou fã da Jennifer Lawrence q é muito engraçada e talentosa.
    E Josh Hutcherson q é um fofo e inteligente.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!