8 de nov de 2013

Once Upon a Time: Despertar por Odette Beane

Autora: Odette Beane
Editora: Planeta
ISBN: 9788542201819
Páginas: 302
Nota: 
Comprar

De um tempo para cá, Once upon a time se tornou uma das minhas séries favoritas, a queridinha de domingo (e sim, eu tenho uma série queridinha para cada dia da semana, exceto sábados). Eu amo cada episódio, adoro a ousadia dos arcos e sempre quero mais e mais. Isso valia para o livro de Odette Beane inspirado no roteiro. Digo, copiado do roteiro.

Once upon a time: Despertar narra todos os acontecimentos da primeira temporada do seriado através dos olhos de Mary Margareth/Snow e Emma, da chegada da "Salvadora" em Storybrooke, seu processo de adaptação à nova realidade como ~mãe~ e a guerra indireta com Regina, além de alguns acontecimentos da Branca de Neve ainda no Reino. Contudo, aí é que tá: nem todos os acontecimentos da história tiveram a presença de uma das duas. Vários flashbacks se perderam nessa adaptação, histórias que representam o melhor de OUAT. Não tem a história maravilhosa do Chapeleiro, de Rumple e Belle, nem de Cinderella. Até a conclusão do livro ficou comprometido, pois não sei se você lembra, mas nenhuma das principais estava na cena que fechou o season one finale. Pelo menos, não na cena que importava.

O livro foi totalmente transcrito do roteiro. De certa forma, ele foi feito para quem quer assistir o seriado, mas está com preguiça de maratonar a primeira temporada. Os capítulos são referentes aos episódios, os diálogos são praticamente os mesmos, e não existe nenhuma diferença capaz de provocar uma reviravolta. Claro que foi baseado na série e não deveria mesmo trazer surpresa para quem acompanha, mas ao menos a escrita da autora poderia prender um pouco mais. Não é nada de tirar o fôlego, e você só termina o livro porque começou. Esse não é um bom motivo para ir até o final da leitura, né?

Se Snow White se mostrou uma personagens super bad ass no seriado, no livro ela é só mais uma pessoa. Assim como Emma. A autora não conseguiu dar a  personalidade forte que elas mereciam, e talvez por ser baseado em um roteiro (que é uma escrita seca e objetiva), os sentimentos também eram passado de forma bem rasa. Ironicamente, não dá para dizer o mesmo de Henry e Regina. O menino parece bem mais atrevido nas palavras de Odette, e nem um pouco sonso como o personagem que a gente conhece (culpa do ator, culpa do ator!!!). E Regina... Bem, Regina é maravilhosa no seriado, no livro, na vida, em tudo. SUA EVIL QUEEN LINDA!

Foi decepcionante. Muito se esperou de Once upon a time: Despertar, sem perceber que as chances de ele ser maravilhoso e surpreender eram pequenas, pois não podia ir muito longe do que já sabíamos. Ainda assim, Odette poderia ter feito por meios e melhorado sua crítica: ampliando os pontos de vista, se aprofundado um pouco mais ou simplesmente dar uma de Edward Kitsis e Adam Horwitz e sair do ponto comum do jeito mais original e encantador possível. Para quem assiste o seriado, é uma leitura dispensável. Para quem não assiste o seriado, é uma leitura insuficiente.
Beijinhos ♥ 

3 comentários:

  1. Já tinha visto outras resenhas sobre o livro e disseram a mesma coisa que você, basicamente que se você vê a série não irá se surpreender nem um pouco. Então não faço muita questão de lê-lo!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. fiquei bem decepcionada quando soube que o livro ia retratar exatamente o que a serie mostra...
    claro, para quem não tem vontade/tempo/paciência para ver a série, um livro assim é ótimo!
    não tenho vontade de ler o livro, até porque gosto de assistir a serie, mas uma pena o livro ser pior que o seriado ;~~

    ResponderExcluir
  3. Essa série realmente vem surpreendendo cada vez mais. É rica em detalhes e apaixonantes. Sempre que posso tento acompanhar os episódios. Adorando por enquanto. Beijos.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!