25 de nov de 2013

Amber House por Kelly Moore, Tucker Reed, Larkin Reed

Amber House #1
Autores: Kelly Moore, Tucker Reed, Larkin Reed
Editora: Jangada
ISBN: 9788564850408
Páginas: 352
Nota: 
Comprar

Existem livros com cenários e cenários com livros. Livros com cenário são quando a trama acontece em A, mas poderia ser em B ou T. Cenários com livros são quando a trama nunca aconteceria se fosse em qualquer outro lugar, em que os personagens não teriam graça nenhuma, muito menos suas vidas pacatas, se não estivessem naquele exato lugar. Mais que um plano de fundo, o cenário é tão relevante quanto qualquer personagem. Amber House é mais primordial que a protagonista.

Nesse livro somos apresentados a Sarah, arrastada cinco quilômetros pela mãe para o enterro da avó que nunca conheceu. A maior surpresa é chegar lá e se deparar com Amber House, uma enorme mansão com séculos de existência, que guarda mais segredos e lendas que um livro de mitos. Sarah e seu irmãozinho, Sammy, querem explorar a casa e descobrir todos seus mistérios, mas isso não é muito fácil quando sua mãe, Annie, nutre um ódio profundo - e inexplicado - pelo lugar. Também não é muito fácil quando as gerações passadas (e enterradas) passam para fazer uma visitinha...

Dá para dizer que Amber House é diferente de tudo que já li. As autoras conseguiram unir fantasmas, dobras temporais e mistério num único lugar e mixar os elementos de uma forma muito cativante e curiosa. É ousado o modo que o livro anda, que as coisas são apresentadas. O grande problema é que são três pessoas escrevendo a mesma coisa. São três (seis?) mãos na mesma história. Acho que foi esse fator que deixou a narrativa confusa. Tem que ter muita atenção para não deixar passar os detalhes, pois cada linha é crucial. As autoras enrolam, enrolam, fazem uma grande reviravolta em poucas palavras e a trama vai. E isso não é uma ou duas vezes. As revelações sobre Amber House e seus segredos aparecem quando você menos imagina, e se não estiver ligado, as coisas não vão ter muito sentido logo após. É muito rápido como os plots são inclusos ou revelados e as explicações também não são muito grandes. Então, primeira coisa: atenção. Muita.

Sarah é uma protagonista ok. Ela não deixa a desejar, mas também não desperta aquele sentimento de "quero ser como você quando eu crescer". Ela tem uma curiosidade natural quanto a Amber House, doses saudáveis de sarcasmo e rebeldia, e uma inocência renovadora quando se trata de triângulo amoroso. Ela é tão ZZZZZ nessa situação que você nem dá bola para a jogada clichêzona que as autoras resolveram fazer. Dividida entre o garoto bonzinho e amiguinho e o boy magya podre de rico que talvez nem seja tão legal assim? OI, MALHAÇÃO! Todavia, se vamos adotar um personagem como amorzinho da vida, é o irmão de Sarah, Sammy. Que criança mais carismática, gente! Ele era um doce, companheiro para toda hora e que também tinha suas doses de bizarrice quando falava com alguém que Sarah não conseguia ver. Como eu disse: um amorzinho ♥

Ser conquistada pela capa é algo muito fácil de acontecer se tratando de Amber House. Ele dá uma ótima primeira impressão, e a história anda bem até chegar em pontos de exímia significância, onde deixa a desejar. Faltou que as autoras deixassem claro o dom de Sarah e a influência da casa nisso tudo, mas tirando por esse grande ~detalhe~, é um livro muito bom. Tenho uma ressalva gigante com o final, não sei se faltou dedicação da minha parte ou ele realmente não tem muita lógica, todavia, Kelly, Tucker e Larkin fizeram muito bem seu papel de garantir o leitor da continuação.
Beijinhos ♥

22 comentários:

  1. Olá Joana,
    É fato que a capa me atraiu muito mas logo que vi que o livro era escrito por mais de dois autores perdi completamente o interesse. Nada contra com o trabalho, mas os livro escritos com mais de dois escritores sempre me decepcionam. A capa é linda ! Você mostrou pontos que valem a pena ler o livro mas não tenho o interesse.

    Beijos,
    miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O negócio é que eu não leio livros com fantasmas, então nem continuei na resenha. Mas concordo com você: tem livros em que os cenários em que eles se passam são primordiais. Nárnia, por exemplo. Eu sou apaixonada por aquele lugar, de uma forma que não dá pra explicar. A capa desse livro é linda, gente.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem interessante este romance. Curto muito esse negócio de fantasmas e casas cheias de segredos e mistérios. Gostaria muito de ler este romance. ele já me conquistou pela capa, chama bastante atenção. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei. A protagonista parece bem conectada com a casa e seus mistérios... ligação entre presente e passado...
    faz tempo que não leio estórias de fantasmas... e curto mto!!

    ResponderExcluir
  5. Gosto do sobrenatural! Acho que vou dar uma conferida nesse também e acrescentá-lo a minha (nada pequena) lista de desejos! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tem autoras que tem uma trama tão boa e querem colocar um casalzinho para ter mais vendagem e acabam fazendo merda

    ResponderExcluir
  7. A capa é realmente linda!! Apesar dessa enrolada que as autoras dão no livro acho que vai valer super a pena ler. Fiquei curiosa pra saber o que essa Amber House tem de tão sinistro!
    Gosto desse clima de mistério, suspense e acho que esse livro vai ter um pouco disso.
    Ótima dica!!

    ResponderExcluir
  8. GTostei muito da ideia desse livro. Não sabia que o foco principal seria esse mistério na casa e me lembrou um pouco de um filme/livro beeem antigo, "Terror em Amityville", só que esse era macabro ao extremo ... não que eu não seja romântica, mas acho que tem hora pra tudo e nesse caso eu acho que seria bem bacana se a história focasse mesmo no mistério, mas como é uma série, a esperança é que isso seja mais bem desenvolvido nos próximos livros e que o foco não se perca. Mas no geral eu gostei muito da premissa e esse vou querer ler. A capa é linda!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia esse livro e também nunca tive a experiência de ler um livro escrito por mais de um autor. Acho que deve ser muito confuso para quem não está acostumado e toda atenção ainda assim não é suficiente. Não sei se me aventuraria, mas a história parece ser bem bacana.

    ResponderExcluir
  10. livro muito lindo,capa maravilhosa ,tudo de bom

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros que são escritos por mais de um autor ao mesmo tempo, pois cada um coloca um pouquinho de si no enredo. 'Amber House' é um livro que eu não conhecia no primeiro momento, mas tenho que admitir que a resenha me surpreendeu, até porque bem ali no meinho você mencionou que é um livro bem diferente dos que já leu. Estou curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  12. Nunca li esse livro e nem ouvi falar :///
    Mas parece ser uma história bem empolgante, gostei!!! haha

    ResponderExcluir
  13. Nunca li um livro com três autores, fiquei curiosa, mas acho que isso pode realmente confundir, levando em conta que autores tem ritmos diferentes de escrita. A capa realmente é atraente, desperta a curiosidade, e finalmente o triângulo amoroso, tão importante numa história pra mim s2

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante dessa sua resenha.
    Deixou bem claro, para mim, que a história é ótima mas o desenvolvimento dela é meio complicado. Eu, que leio no trabalho, teria que ter muita paciência com esse livro, para não ficar confuso.

    ResponderExcluir
  15. Nunca li uma resenha desse livro, e confesso que a sua me motivou bastante a querer lê-lo, o gênero tem tudo haver comigo e a capa é encantadora. Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Nunca ouvi falar desse livro e lendo a resenha não fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  17. Estou curiosa pra ler esse livro desde que vi na bienal, por que gosto de livros com esse tema mas ter que prestar a atenção já complica um pouco nesse momento que não estou tão ligada e deixo passar muita coisa, ,bom quem sabe mas pra frente.
    A capa é bem bonita.

    ResponderExcluir
  18. Confesso que esse livro não tinha me chamado muito a atenção, acho que nem a sinopse tinha lido... mas lendo sua resenha achei bem interessante. Adoro tramas que envolvem voltar para uma cidade do passado, mansões com história de gerações, só não estou tão certa quanto aos fantasmas! O que mais me chamou atenção na sua resenha foram os personagens, já simpatizei com eles! E o que me desmotivou um pouco foi que faz parte de uma série... eu adoro séries, mas acho que esse tema não combina muito com série, imagino que seria melhor um livro único. Não sei se compraria...

    ResponderExcluir
  19. Desanimei de ler livro por causa do triângulo amoroso citado na resenha

    ResponderExcluir
  20. adoro viajar nos livros, amei a resenha e fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  21. Nossa você precisa estar totalmente focada pra ler esse livro (ou então reler cada trecho a cada viajada da mente), gosto de livros assim e concordo na ideia de que cenários são fundamentais para uma boa história. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!