9 de out de 2013

Os adoráveis por Sarra Manning

Autora: Sarra Manning
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631950
Páginas: 384
Nota: 
Comprar

Sabe como eu sempre reclamo que livros YA livre de subgêneros sobrenaturais ou sci-fi são raridades no mercado? E que quando lançam quase sempre frustram minhas expectativas? Essa é uma discussão infinita que nunca vou cansar de repetir, embora sempre existam títulos que me farão dar o braço a torcer. Os adoráveis, lançamento recente da Novo Conceito, é um desses. Mas também, cá entre nós, não dá para esperar nada menos que muito amor vindo de Sarra Manning.

Sabendo que os blogs vão dominar o mundo logo logo, a autora já começa num cenário muito atual. A protagonista é Jeane, uma adolescente que abraçou a esquisitice da vida e tem um blog de life style muito conhecido no mundo todo. Intercalando a narrativa, está Michael Lee, o garoto de ouro da escola: popular, simpático, com notas altas e astro do time. Ambos se odeiam. Jeane acha que Michael é a pessoa mais sem personalidade e medíocre do mundo, enquanto ele tem certeza que ela é uma maluca esnobe que se veste muito mal. Porém, quando o namorado de Jeane se apaixona pela namorada de Michael, os dois ficam ligados por um par de ex(es?) e são obrigados a conversar, mesmo que seja só para trocação de farpa mútua.

Quando resenhei a série Fashionistas, de Manning, comentei na incrível capacidade da autora de encher os personagens de defeitos e mesmo assim, ser encantadora. Ela não se esforça para que tudo pareça perfeito, para que Jeane seja apenas uma blogueira bem sucedida e cheia de opinião e Michal apenas o menino dos olhos azuis (mesmo que sejam escuros) de todos ao redor. A perfeição é superestimada e a autora se agarra nisso. Ela criou um casal independente, cheio de química e de personalidade. Jeane não precisa de Michael para sobreviver e vice versa. O fato de Os adoráveis ser realista, de ter personagens tão humanos quanto nós, vivendo experiências tão incríveis e frustrantes quanto nós, deixa tudo melhor e mais encantador.

Já tem algumas semanas que terminei o livro, mas ainda estou na busca do botão que me transformará em Jeane. Eu amei, amei a protagonista. Ela é, por falta de palavra melhor, exótica. Jeane acredita em si e nas próprias ideias, é excessivamente geniosa, quer carregar o mundo na mão e tem uma legião de leitores que a ajudam nesta causa. Ao mesmo tempo, ela é frágil, ela ainda é só uma garota de 17 anos vivendo sozinha em Londres e ganhando 10 mil libras por conferências em Nova York. Entende o que eu quero dizer? A protagonista é inteligente, é diferente, mas ela ainda é só uma garota cheia de defeitos e qualidades. A autora nos faz gostar dela mesmo que ela seja hipócrita algumas vezes e muito egoísta e manipuladora em outras. Ela é REAL! E muito, muito obrigada, Sarra, por não cair no esteriótipo de personagens principais de livros YA devem ser mocinhas bonitinhas, magrinhas e educadinhas.

É óbvio que amei esse livro. Amei cada linha, cada página, cada cenário, personagem e diálogo. A autora criou um romance meigo, ao mesmo tempo que colocou altas doses de assuntos contemporâneos e fez um ótimo estudo sobre século XXI e geração Y (o que rendeu várias tags e comentários inteligentes durante discussões). Além da capa, não exitem defeitos nesse livro, Manning me conquistou outra vez com suas doses de realidades extremamente cativantes. Se você não ler, está perdendo. SÉRIO.
Beijinhos ♥

5 comentários:

  1. Uau!!! Esses lançamentos da Novo Conceito parece que foram um acerto!!! Um após o outro sendo super elogiados e aplaudidos pela maioria das pessoas!!! Que bom para editora! Que bom para nós!!!

    Pela capa e sinopse desse livro eu não comprei a ideia e nem me apaixonei, mas pela sua resenha eu to em vias de correr para o submarino ou saraiva e encomendar o meu com urgencia urgentissima!!!

    ResponderExcluir
  2. aaah, parece ser um livro ótimo mesmo *-*
    nunca li nada da autora, mas estou bem curiosa para ler este :D:D
    só pela capa já tá para perceber que a personagem é meio... exótica hahaha

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha me deixou com mais vontade de ler! Tinha visto a sinopse no skoob e me interessei, agora ainda mais. Eu nunca gostei totalmente de livros românticos, mas sempre dou uma chance a eles. Essa coisa de tudo muito perfeito me incomoda, por isso gostei da proposta desse livro, os personagens com mais "cara de reais"!

    ResponderExcluir
  4. É um livro bem fofo esse, pelo visto faz jus ao nome. Queria conferir, sei lá se vou.
    Vale a pena ler pelo que já vi de resenhas por aí, com essa foi só mais uma afirmando isso.
    NC trazendo livros bem legais nesses últimos meses né? Gostando de ver (e queria gostar de ler também!)

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha! Desde o lançamento, tô curiosa com este livro. Gosto de livros de leitura fácil e atual e que ainda trazem algo para acrescentar!! Adorei esta capa =)
    Espero ler em breve...

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!