22 de out de 2013

A bruxa de Near por Victoria Schwab

Autora: Victoria Schwab
Editora: Planeta
ISBN: 9788542201673
Páginas: 240
Nota: 
Comprar

Sabe quando você decide ler algo pelo simples fato do título sugerir que tem um pouco de fantasia e que também não precisa esperar nada além de mais um romance jovem com quê sobrenatural na estante? Pois então, achei de A bruxa de Near fosse assim. Olhe bem para a capa: Ela parece assustadora? Ela parece ter uma atmosfera sombria, ser um livro de época e com lendas macabras? Ai, como não devemos tomar capa como base...

Não se sabe dizer exatamente em que época da história humana A bruxa de Near está localizado, mas o cenário é um tanto antigo. No pequeno vilarejo de Near, tudo é comandado pelos Três Mestres, as mulheres devem cuidar da casa e dos filhos, enquanto seus maridos saem para trabalhar. Lá existe magia e todos sabem sobre isso - não exatamente aceitam, mas reconhecem a existência. Nos arredores da cidade, moram duas irmãs que, há muito tempo, tinham uma conexão especial com os elementos, mas "secaram" e, desde então, são apenas jogadas à escanteio. Near é um vilarejo tão pequeno que pessoas novas dificilmente são permitidas. Estranhos são excluídos e devem permanecer como tal até ganharem a confiança dos moradores (algo nada fácil, aliás). E é nesse pequeno e peculiar lugar, que conhecemos Lexi, sua irmã mais nova - Gwen -, e o estranho.

Divagar sobre Near é uma parte chave para a história. As lendas da cidade e seus costumes são essenciais para o contexto que Schwab criou tão detalhadamente. Os personagens carregam características óbvias de sua cidade natal, do meio que foram criados, e isso deixou a construção do livro muito mais rica. Mas enfim. A bruxa de Near começa quando o "estranho", apelidado de Cole pela protagonista, chega no vilarejo pouco antes das crianças do lugar começarem a desaparecer. Além disso, ter sido abrigado pelas irmãs bruxas também não o ajudou muito na imagem perante os cidadãos. Todo mundo desconfia de Cole por ser um rosto novo e desconhecido, mas Lexi tem suas dúvidas antes de acusá-lo. Ela quer descobrir a exata verdade e encontrar os desaparecidos, tudo para proteger sua irmãzinha antes que ela finalmente ceda e vá brincar com os amiguinhos que a chamam na calada da noite.

O clima do livro é muito sombrio e, ao seu modo, cativante. Schwab soube exatamente onde introduzir pontos fortes no princípio da narrativa para não levar muito tempo até que o leitor estivesse imerso e sedento por mais e mais e resoluções e crianças e lendas de Near. Sedentos pela bruxa de Near. Não se engane achando que esse é um livro sobre uma garota que descobre herança fantástica e começa a fazer oferendas ao sol em troca de harmonia com os animais de estimação. Nada, nada, nada disso. Esse livro é bizarro, um tanto assustador, e me fez pular de susto à qualquer minimo barulho que perturbava o silêncio de quando lia. As crianças sumindo, a insistência de Lexi em procurar provas e todos a ignorando (por ser mulher, jovem e imatura)... É muito, muito instigante.

A única coisa que deixou um pouco a desejar foi o romance principal, instantâneo e forçado. Lexi conhece o estranho, o chama de Cole, vai com a cara mal humorada dele e, piriripimpim, estão apaixonados (desconsideram o piriripimpim como feitiço, pois não). Com o desenrolar, os dois desenvolvem química e se tornam um casal bonitinho, porém o inicio do romance foi um pouco artificial e rápido demais. Talvez seja porque, como é um livro pequeno, a autora não quis perder muito tempo criando uma ligação sentimental sutil para evoluir aos poucos, e então colocou paixão logo no segundo ou terceiro contato. É uma pena, pois tirando esse pequeno detalhe, o livro é óh: incrível.

Se A bruxa de Near poderia ser uma história comum, ela acabou se tornando diferente de tudo que já li. O modo como a autora criou o cenário e deu significado para ele foi espetacular, assim como as histórias que Near guarda, o modo que as irmãs bruxas contavam as lendas completando o que a outra falava, o ritmo para acontecer tantas coisas em tão poucas páginas. A veia sarcástica é afiada, a atmosfera é suficientemente lúgubre, e as crianças sumindo e chamando Gwen para brincar conquistou meu coração amante de livros medonhos. E quer saber ainda qual a melhor parte? Nada de continuação! A bruxa de Near começa ótimo, tem desenrolar ótimo e conclui ótimo também. Eu recomendo.
Beijinhos ♥

6 comentários:

  1. Adorei sua resenha, fiquei ainda mais ansiosa para ler esse livro *__*. Melhor ainda esse ele não tem continuação!

    Beijos e boas leituras!

    livrosobaluzdalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho curiosidade sobre esse livro mas não sei se leria agora. Enfim, nada melhor do que um livro com uma boa conclusão né?

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. acho até a capa bonitinha e sua resenha ficou boa, mas comigo a leitura não ia rolar não =/

    ResponderExcluir
  4. Esse não conhecia, mas vendo a resenha também não animei muito. A trama não chamou muita atenção =/
    Fica como dica mesmo e só...

    ResponderExcluir
  5. adorei a capa quero muito ler o livro adoro esse tipo de narrativa, gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  6. Amiga...Quelivro é esse??
    Estou mais que interessada e realmente surpresa com este livro, confesso que não me chamou a atenção quando ele foi lançado (capa), mas agora ele esta no topo da minha lista de desejados, por muitos detalhes: historias com bruxos, em outra época, mistérios,livro único...
    Ahhh......Quero ler o mais breve possível!!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!