11 de set de 2013

Will & Will por John Green e David Levithan

Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.

Autor: John Green, David Levithan
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501093882
Páginas: 352
Nota: 

Em época que muito se fala de homossexualidade, faltam livros sobre o tema focando num público jovem. Não vou dizer que não existem (pensando rápido, consigo lembrar de um título), mas não recebem uma publicidade muito grande, não são abordados constantemente e nem discutidos abertamente. Mas estamos em pleno 2013, pfvr, isso é algo que precisa mudar logo. E existe um jeito melhor do que trazer um livro com o tema co-escrito por John Green, um dos autores do momento?

O que você NECESSITA saber antes de começar essa leitura: Will & Will é protagonizado por dois garotos com o mesmo nome e a mesma idade. Will Grayson e Will Grayson. Cada capítulo é narrado por um, sendo que o primeiro usa letras maiúsculas, o segundo escreve só em minúsculas. É confuso? Sim, principalmente se você embarca na leitura sem esperar por isso. Porém, se já estiver ciente, é tranquilo. Os Will tem personalidades um tanto distintas, dá pra ver que não são a mesma pessoa. O da letra minúscula é diagnosticado com depressão, o da letra maiúscula é apenas perdido mesmo.

A história dos dois se cruza num sexshop, em que Will da maiúscula entra "por engano" (uma história cômica e desastrada que só ele poderia se meter) e Will da minúscula tem um encontro as escuras. A partir daí a história dos dois se entrelaça, mesmo não tendo uma interação grande e direta entre ambos. São duas histórias paralelas ligadas por um personagem, Tiny, o melhor amigo de Will da maiúscula (e também a melhor pessoa da história inteira). Na verdade, se fosse um livro protagonizado por Tiny e narrado só pelo mesmo, a essência de Will & Will seria mantida a mesma, fielmente. A única diferença é que não saberíamos o quão verdadeiramente irritante é Will da minúscula.

Em termos de narrativa, esse livro é maravilhoso. Some John Green e David Levithan (por quem eu tinha tenho uma leve implicância, mas me conquistou com Todo dia) e o resultado não poderia ter sido outro. É um senso de humor perverso, situações não exatamente engraçadas, mas que fazem você rir. Em alguns momentos, dá realmente pra sentir os dedos de John naquela frase, naquele diálogo. Lamento se estou subestimando você, Levithan, mas a palavra alemã não é coisa sua, né? Eu sei que não.

Se polêmica pouca é bobagem, Will & Will provavelmente pode ser descrito como um livro fraco. É sutil, nada escancarado. Particularmente, gostei bastante. A escrita é muito inteligente, os autores são sagazes e a trama é muito bem desenvolvida. Eu adorei os personagens secundários e Will da maiúscula, já o da minúscula é tão irritante e confuso que me obrigava a ler parágrafos repetidamente e  ainda parar pra pegar a ideia. No mais, achei que o livro merecia um final melhor e mais completo, contudo a ideia foi boa. Se for ler, lembre de tudo que eu disse antes. É muito bom.
Beijinhos ♥

9 comentários:

  1. Eu ganhei esse livro ontem no meu aniversário e eu simplesmente to com MUITA VONTADE de lê-lo, vai ser minha próxima leitura e eu espero fazer uma resenha tão boa quanto a sua ^^

    Beijos
    www.lisz-tomania.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. ah, parece ser um livro totalmente confuso... pra que colocar 2 personagens com o mesmo nome... me deus! hahahaha
    mesmo assim, tenho curiosidade em ler! tem quilos de gente falando bem do livro e eu estou curiosa :D

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, desde que foi lançado estou de olho nele. Espero que não me confunda com os dois personagens com o mesmo nome.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom, esse livro tá na minha lista de desejados faz tempo!! Pena que não foi a Intrínseca que lançou, pois os preços são melhores (e as capas tb!)...
    Amo a escrita de John Green. Do David Levithan não li nada ainda.
    Gostei bastante da sua resenha, aborda o livro de uma forma diferente. E sempre sincera, adoro seus comentários! :)

    ResponderExcluir
  5. Tenho curiosidade de ler esse livro mas nada muito agravante, apenas uma curiosidade. Agora que li sua resenha, achei um pouco confuso, não sei. Mas ainda assim fiquei com mais vontade de ler!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É muito bom! Ah eu amei *-*
    Esses dois juntos ficou tão legal, tão parecido, mas diferente, tão...tão...tão! xD
    Muito fofa essa trama, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  7. Posso confessar que eu não tinha curiosidade nenhuma sobre esse livro? :( Agora com essa história de maiúscula e minúscula eu fiquei me perguntando como que issaí funciona, mas pela história em si? Nada. Necas. Nothing. Neeeeeh....

    ResponderExcluir
  8. Posso confessar que eu não tenho curiosidade nenhuma por esse livro? :(

    ResponderExcluir
  9. Quero ler por causa do John, não acredito que nada que ele escreva seja menos do que ótimo! rs
    Os personagens são realmente diferentes e a polêmica "nem-tão-polêmica-assim" é um ponto positivo. Aliás, uma abordagem mais sutil é algo que aprecio, não precisa ter sempre um "escândalo" para todos os temas que geram discussão.
    bjs

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!