20 de set de 2013

Tipo destino por Susane Colasanti

Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão… 

Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632612
Páginas: 288
Nota: 

Vivo falando sobre a dificuldade de ver livros adolescentes-romance-por-romance sendo lançados hoje em dia. É tudo uma questão de febre no mercado editorial e quase sempre estamos lotados do mesmo do mesmo. Vamos listar? Vampiros, lobisomens, anjos, distopias, sick lit, e essa confusão pouco-de-tudo que está agora. Os livros que faziam do clichê seu diferencial? Perdidos em meados de 2007 e 2008. Eu quase sempre os defendo, mas é um pouco complicado quando eles não fazem por merecer. É possível falar sobre high school sendo cativante e original - só preciso de alguém que avise isso para os poucos autores que ainda estão nas livrarias...

Tipo destino é um dos mais famosos livros de Susane Colasanti, autora de Bem mais perto e Esperando por você. Dessa vez a protagonista é Lani, que se apaixona por Jason, namorado da melhor amiga, Erin. Jason também gosta de Lani, mesmo comprometido com outra. Então começa mimimi sobre o valor da amizade, sobre almas gêmeas, sobre interferência do destino, se vale perder amigos de longa data em nome do primeiro amor... Ao seu modo, não é de todo ruim, mas o modo como a autora trata, sem se esforçar para criar diferencial algum, fez o livro ter apenas duas estrelas comigo e ser uma leitura suportável.

A palavra chave aqui é mimimi. Como é narrado em primeira pessoa por Lani, somos obrigados a aguentar suas divagações, listas de prós e contras (que não são imparciais), por quase trezentas páginas. A gente percebeu que ela se colocou numa questão complicada, mas aí é que está: ela SE colocou. Pode ser opinião de quem nunca passou por isso e só observou de longe, contudo são visíveis as decisões erradas que Lani e Jason tomam. Os dois são muito precipitados, não pensam antes de agir, não esclarecem as situações antes de estar uma bagunça medonha. Até os dramas mais alheios, que não tem tanto a ver com o triângulo, são obras dessa imprudência da personagem principal.

Sei que não dá para ir com muita sede ao pote se tratando do gênero (e de Susane), porém, como eu falei, se destacar no clichê não é impossível - vide Stephanie Perkins e Elizabeth Eulberg. Só que para a autora isso não está acontecendo. Eu leio seus livros e continuo com a impressão que foram 200 e algumas páginas vazias, de encheção de linguiça. Não mexe com o leitor, mal desperta algum sentimento além da irritação com Lani, da vontade de fazer a protagonista amadurecer na marra. Não é algo terrível, já que dá pra chegar tranquilamente no final em poucas horas, mas Tipo destino também não é nenhum primor de chick lit YA. Se eu defendo o gênero, deixo esse título de lado.
Beijinhos ♥

20 comentários:

  1. Nossa, estava super animada para ler logo esse livro. Mas confesso que com a sua resenha, me desanimei muito. Li várias resenhas desse livro e despertaram diversas opiniões, bem, vou ter que ler pra saber!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah... O meu pé atrás pela leitura deste livro estava no fato de ele ter uma cara de esotérico, com seu título e esse negócio de mexer com signos. Mas eu o solicitei da mesma forma. Vou ler daqui a um tempo.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pensei que fosse um livro melhor, bem melhor na verdade.
    Eu não me importo tanto com clichês bem contados, mas se não conseguir ser encantador pelo menos, aí não rola. Não sei se quero ler o livro!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. E eu que já não espero muito....
    As tramas dela tem pra dar certo mas comigo fica aquele clima de "e aí, o que você quer com isso?" ou "chato, chato, acabe logo..." aí chega o fim e gosto xD
    Mas só o fim! Puf ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Ganhei esse livro e não estou muito animada para lê-lo... :\

    ResponderExcluir
  6. Esse é um dos livros que nem a capa me interessou! Ler sua resenha me desanimou mais ainda! Essa história realmente já ta batida e protagonista tapada ninguém merece neh!? rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Super interessante a historia,gostei ainda nao li nenhum livro dessa autora mais amei a historia.

    ResponderExcluir
  8. Preciso ler esse livro... hahaha achei ele interessante e gosto da escrita da Susane :) espero que ele me surpreenda!

    Beijocas da Deebs

    ResponderExcluir
  9. Quem não se apaixonou pelo namorado da amiga? Bem eu já tive uma quedinha, mas não levei a diante por respeito a amiga e por gostar muito dela e de nossa amizade. Mas cada caso é um caso. E estou curiosa a respeito deles. Ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  10. Sério que o livro é tão entediante assim?! Que pena, a capa é tão fofa :(

    ResponderExcluir
  11. Eu estou com "Esperando por você" dessa mesma escritora na estante há uns meses, mas ainda não consegui pegar pra ler. E "Tipo Destino" parece ser não muito diferente. Triângulo amoroso, dúvidas e confusões amorosas, etc.
    Primeiro eu vou ler o que eu já tenho e se eu curtir a escrita da Susane, quem sabe eu não dê uma chance a esse?
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  12. esse é um livro que me intriga muita já vi gente que odiou e gente que amou , parece que quando se trata dele ou é 8 ou 80 !

    ResponderExcluir
  13. Até agora só li o "Bem Mais Perto" da autora e, pelo que vi, ela tem uma "tara" por protagonistas chatas de galocha, mimizentas e mimadas ao extremo. Também concordo com você em relação a se destacar em meio aos clichês, mas dessa vez, não rolou. Uma pena!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Triângulos amorosos são legais, ok, mas agora pegar o namorado da amiga?ou querer pega-lo é sacanagem, geralmente não curto esse tipo de história, mesmo antes de conhecer a narrativa, com sua resenha então tenho menos vontade ainda, mas a curiosidade vem primeiro, e quero saber se terei vontade de jogar ele fora ou abandonar a leitura na metade, o que quase nunca acontece comigo

    ResponderExcluir
  15. Só quero ler este livro pra vê se realmente é tão mimimi como falam. Pura curiosidade.

    ResponderExcluir
  16. Esperava mais desse livro depois de ler a sinopse, mas pela resenha já não curti. tbm sinto falta de romances "normais" atuais, achei q este fosse ser uma boa opção, mas parece q não. =/

    ResponderExcluir
  17. Amei o livro, confesso que no começo não me motivou muito, mas depois resolvi mudar a minha opinião sobre ele, a autora relata o que pode acontecer com muitas pessoas e isso é muito bacana, espero poder lê-lo um dia. Bjos.

    ResponderExcluir
  18. Li e achei bem chatinho. Me arrastei para ler e depois de muito sacrifício li, porém não me vejo lendo novamente.

    ResponderExcluir
  19. Muito ruim ler livro que mais nos irrita por personagens burros do que ser uma leitura agradável no qual a gente se identifica com eles.
    Como é um tema que não me chama atenção - triângulo amoroso - então deixo de lado esse livro mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Que decepção. Até achava que esse livro poderia ter algum futuro na minha estante mas pelo jeito nem pensar!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!