18 de set de 2013

Olho por olho por Siobhan Vivian e Jenny Han

Olho por olho #1
Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Autora: Siobhan Vivian e Jenny Han
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632780
Páginas: 320
Nota: 

Sou uma das poucas pessoas que não se deixou encantar pelos livros solos (?) de Siobhan Vivian e Jenny Han. Vi muitos elogios para ambas autoras, mas na hora de tirar a prova, acabei achando medianos, até mesmo fraquinhos. Então, qual o resultado de somar duas autoras razoáveis em meio a um cenário clichê e trama mexicana? Garanto que não é o que você está esperando. Pode ser que você tenha lido a sinopse antes e saiba o que esperar ligeiramente, mas eu embarquei na história apenas por amor a capa. Ser surpreendida foi um enorme bônus feliz.

Olho por olho é o primeiro volume de uma trilogia sobre vingança. Não Revenge, não a nova novela das seis. Dessa vez as protagonistas são jovens, ainda estão no ensino médio, mas tem uma boa carga emocional e não querem deixar barato pra quem se mete com elas. Então conhecemos Mary, Kat e Lillia. A primeira sofreu tanto bullying durante a infância que trocou de colégio e cidade. Já uma amiga de Kat virou as costas para ela e passou os próximos anos atormentando sua vida. E a perfeitinha e popular Lillia está com problemas no seu circulo de amigos, sem saber em quem confiar. Com nada além de a escola em comum, a vida das três garotas se cruzam e um pacto de vingança surge. 

O livro me prendeu rapidamente. O ritmo do inicio é frenético, os capítulos de narrativa intercalada deixam aquela coisa que quero mais e mais, extremamente instigante. Como o motivo das vinganças são, normalmente, coisas que aconteceram no passado, tem aquela curiosidade básica de saber quem fez o que com quem. Dessa parte vale destacar Mary, a que tem a história mais comovente - e que mais demora pra ser revelada por completo. O bullying que sofreu por estar acima do peso foi tanto que ela não suportou ficar na mesma cidade, e só depois de anos (e de emagrecer muito) que ela tem coragem de voltar pra jogar sua nova cintura na cara do valentão, em grande estilo. As autoras conseguem passar essa sede de retaliação pro leitor, é sensacional.

Então é uma trilogia. Eu só fui saber quando vi a capa da continuação na divulgação dos futuros lançamentos da editora na Bienal. Depois disso, vi que ainda tem um terceiro volume. Cá entre nós, achei desnecessário. Não é como se cada livro focasse na vingança de uma só personagem. Nada disso. Nesse primeiro livro dá tempo de todas as três colocarem seus planos em ação. Siobhan e Vivian poderiam ter usado mais cem páginas para concluir tudo, não deixar uma ponta qualquer que nos prenda com a continuação. Acho que esse foi o maior ponto fraco do livro. A trama é boa, o desenvolvimento é ótimo, contudo falta fechar. Que mania imbecil e capitalista é essa de transformar tudo em trilogia? 

Basicamente, Olho por olho é um livro muito bom. Eu não esperava muito, acabei me surpreendendo com uma trama muito bem feita, bem conduzida e fundamentada. As protagonistas tem personalidades bem próprias e distintas, dá pra ver que as ideias se completam e que são garotas diferentes. A falta da quarta estrela pode ser por não ter sentido algo de realmente especial, ou apenas pelo incomodo que tive no final. Todavia, é muito bom e vale a pena.
Beijinhos ♥

26 comentários:

  1. Olho por Olho seria o proximo livro que eu ia ler. Mas sabendo que é uma trilogia acho que vou esperar um pouco. O que acha?

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Juliana. Pode ser trilogia, mas ainda é muito boa e vale a pena :D Bjs

      Excluir
  2. Desde o lançamento fiquei com -aquela vontade - de ler esse livro. Nem foi pela capa, porque não achei nada demais por ela. Mas sim pela sinopse, achei fascinante a história e a publicidade que a NC investiu nesse livro me chamou bastante a atenção. É a primeira resenha que leio desse livro, confesso que perdi o encanto um pouquinho, mas ainda estou super curiosa para ler-lo!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. estou muito curiosa para ler ele! achei a trama meio parecida com PLL, tem algo a ver ou é coisa da minha cabeça? hahaha
    também odeio quando transformam tudo em trilogia, serie e 100 continuações diferentes para um livro só --'
    mas o que mais me desanima mesmo é que, em algum lugar pela internet, eu li que as continuações serão meio sobrenaturais... será que confere essa informação? se for verdade, odiarei as autoras eternamente!! --'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rayme! Não, esquema é bem diferente de PLL, acho que não dá pra comparar muito os casos. |SPOILLER| Mas quanto a essa informação, hm, confere. Só que se for como esse livro, será bem sutil, é tranquilo e não incomoda. Comigo, ao menos. hahaha Bjs

      Excluir
  4. Eu to louco pra ler esse livro, mas ando sem dinheiro ultimamente!!! Sua resenha deu um up a mais na minha vontade, a ponto de se descabelar, afinal, quem não quer uma capa linda da NC na estante?

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  5. Não esperava tanto do livro. Na verdade achei que fosse só mais uma história de vingança adolescente. Mas achei bem legal a construção dos personagens, por serem bem diferentes e com personalidades sólidas. A narrativa parece boa também!
    Mudei de ideia depois da resenha e pretendo ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa, que capa mais PLL é essa heim? Lembrou daquele série de cara....
    Gosto dos livros da Siobhan e quando vi esse lançamento já fiquei querendo conferir. Parece ser uma boa trama, gostei do que vi.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! O livro não tinha me chamado muito a atenção no início, mas com a divulgação até que fui me interessando, mas não dava muita coisa por ele... Não li nenhum dos livros da Siobhan lançados aqui, mas pelas resenhas que tinha lido não me interessei muito, e nunca tinha ouvido falar da Jenny Han.
    Curti bastante a história, mas concordo que tudo vira trilogia agora e isso me dá um pouco de preguiça pra ler certos livros, ainda mais que odeio ficar esperando pela continuação :P

    ResponderExcluir
  8. Sério que é bom? Nossa eu achava que era mais uma história tipo meninas malvadas...
    Apesar que uma vingança de vez em quando vai beem! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Esse negócio de querer se vingar não é mole não. Tem que tomar muito cuidado pra não virar contra você depois. Fiquei curiosa com a história delas.

    ResponderExcluir
  10. Super interessante a historia,gostei ainda nao li nenhum livro dessa autora mais amei a historia.

    ResponderExcluir
  11. Já vi várias resenha desse livro e me interessei bastante pela leitura,já conheço a escrita da autora e acho que vou gostar. Espero!

    Beijocas da Deebs

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca dei muito valor a esse livro apesar das resenhas falando bem dele, mas vou acabar me rendendo aos encantos dele

    ResponderExcluir
  13. Esse livro, infelizmente, nunca me chamou muito atenção. A sinopse deixou claro que os motivos para a vingança do livro eram bem bobinhos e eu não curto muito esse tipo de leitura adolescente. Em termos de vingança, prefiro livros mais densos. A resenha está de parabéns, reforçou algumas conclusões que eu tinha tirado do livro sem nem ao menos ter lido.

    ResponderExcluir
  14. amei a capa e o titulo do livro . e apenas isso já deixa bem claro do que o livro vai se tratar . adoro quando isso acontece -de tudo estar interligado desde a capa ,o titulo até a história !

    ResponderExcluir
  15. Também não entendo essa mania de tudo ser transformado em uma trilogia e/ou série. Chega a ficar irritante. Mas em relação à trama, gostei bastante, pois vi que as protagonistas não são aquelas moscas-mortas, que deixam todo mundo pisar em cima, e não fazem nada. Aqui, elas se vingam, e confesso que gosto disso. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Só eu que não gostei muito da capa? Mas amei a sinopse, no entanto não conheço uotros trabalhos das autoras, então não sei bem o que esperar dessa leitura, e a mania dos autores de transformar tudo em trilogia esta acabando comigo, não aguento mais, as vezes é necessário, mas na maioria é broxante, fala sério né, concordo com sua opinião, não custa nada deixar a história um pouquinho maior

    ResponderExcluir
  17. Leio o nome desse livro e completo com "dente por dente" shausahusahusa mas enfim
    adoro livro sobre vinganças e tudo mais!
    Então eu to louquinha pra ler!
    Amei a resenha, beijoos!

    ResponderExcluir
  18. Estou louca pra ler este livro, me chamou bastante atenção. @brubspaz

    ResponderExcluir
  19. Já vi várias resenhas deste livro, e cada vez fico mais curiosa e ansiosa para ler. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  20. Me incomoda bastante isso de muitas histórias que davam para ser em só livro acabarem sendo lançados como série/trilogia. Parece coisa capitalista mesmo.
    Nem começo série se eu não tiver todos os livros.
    Quanto a esse livro:
    gosto de vingança como tema principal, mas não sei se iria gostar por se tratarem de adolescentes, e por mais que tenham sofrido, acho que autoras costumam exagerar no drama e me soa muito falso. (quem não teve adolescência complicada?)
    o bom que a leitura é instigante alternando os narradores.

    ResponderExcluir
  21. Ouço falar bastante bem dessa autora, me interessei na leitura de alguns livros dela, mas não li ainda. Deste, não gostei mto do tema, acho que não vou ler.

    ResponderExcluir
  22. Li várias resenha sobre o livro, e confesso que estou super curiosa para lê-lo, o enredo me pareceu ótimo, e a sua resenha também. Bjos.

    ResponderExcluir
  23. Estou doida para lr esse livro, mas ainda não tive oportunidade. Porém devo ler em breve.

    ResponderExcluir
  24. Já coloquei na minha lista de desejos, não sei por que mas essa história me lembro um pouco com Pretty Little Liars, seja pelo bullying, pelas personagens com perfis distintos, vinganças e tudo o mais que pode acontecer no ensino médio.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!