26 de ago de 2013

Unika - A chama da vida por E. J. Allibis

Unika #1
Unika - A Chama da Vida é uma trilogia fantástica sobre anjos. A saga começa quando a vida de três jovens da pacata cidade de Maple Town é tomada por eventos inexplicáveis. Eve, Zack e Jo estão prestes a descobrir que um deles é um anjo e o guardião da Chama da Vida, uma das duas Entidades Fundamentais que governam o Universo. Mas qual dos três é o anjo? Qual é a sua verdadeira história? Por que seu coração carrega a Chama da Vida? O leitor acompanhará uma aventura sem igual por Sefira, o vale onde vivem os anjos, pelo Adlivun, a épica batalha entre o Bem e o Mal.

Autor: E. J. Allibis
Editora: Universo dos Livros
ISBN: 9788579303227
Páginas: 464
Nota: 

É um tanto irônico que gostemos tanto de reclamar sobre padrões, mas estranhamos quando algo não sai como deveria ser. Não entendeu? Explico: Quando existe uma febre literária, todos os livros que a seguem são parecidos de certa forma. A gente critica isso. Mas quando o livro se mostra original e inesperado, corre o risco de não agradar. Você estava esperava algo específico, afinal de contas. Unika, uma trilogia sobre anjos, é assim. Diferente das histórias angelicais que acostumamos. Contudo, também não é exatamente algo único (com perdão do trocadilho). 

Pegue a lista de autores sobre anjos na sua estante. E. J. Allibis não se deixa comparar com nenhum deles. Na verdade, se tem alguém que me lembrou, foi Rick Riordan. Basicamente, A Chama do Vida é uma aventura fantástica em que um grupo de adolescentes - Jo, Unika, Eve e Zack - precisa salvar o mundo de ser dominado pelas forças do mal, isso com um prazo nas costas e alguns enigmas que precisam solucionar. Algumas semelhanças, concorda?

Não dá pra contar muito mais da sinopse porque qualquer pouco é spoiller. O livro é dividido em três partes, e a primeira, que faz a apresentação geral do contexto, oscila entre passado e futuro (ou presente?) de modo que uma só faça sentido com a outra no final. É um tanto enrolado - embora com pontas bem amarradas - demora um pouco pra desenvolver, mas consegue deixar o leitor curioso. Foi um pouco previsível, mas considero esse inicio a melhor parte da história, já que conseguiu preparar bem o terreno. Foi também, em termos de narrativa, a parte de melhor fluidez. 

Eu não gostei dos protagonistas. Não dos principais (Jo e Unika), pelo menos. Nenhum tem instinto de sobrevivência aflorado, desperta aquele sentimento de que "quando crescer, quero ser igual a ele" (vamos ignorar que eu seja mais velha). São apenas garotos com força de origem sobrenatural lutando por uma causa que jogaram para eles a fim de evitar que a humanidade seja dizimada. E, também, como obviamente eles tem uma influência angelical, são criaturas boazinhas, altruístas, esse blablabla que quase sempre é bem cansativo. A única personagem por quem torci mais foi Eve, que achei esperta o suficiente pra sustentar a história. Mas só também.

Não posso dizer que gostei de Unika, que foi uma leitura maravilhosa e que desejo loucamente ler a continuação. Por mais que a ponta solta no final seja bastante tentadora, não é o tipo de série que está fazendo minha cabeça agora. Tem romance, tem aventura, tem fantasia com boas explicações, mas não é nada demais. Na verdade, é bem fraquinho. A vantagem é que a narrativa vai rápido e li inteiro no mesmo dia, só que o enredo não leva muito mérito por isso.
Beijinhos ♥

2 comentários:

  1. Inovação não é garantia nenhuma de qualidade, como você bem disse. Assim como um clichê não é necessariamente algo ruim, desde que bem contado. Acho que tem outras coisas mais importantes do que a originalidade do tema, como os personagens e a narrativa. E pelo visto este livro não conseguir usar a inovação a seu favor, por ter outros "defeitos" pesando mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Não tenho vontades de ler, mas a maioria das coisas que vejo dele são boas... A história até que é legal.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!